Top 5 Problemas no casamento


Se você é casada, não importa há quanto tempo, deve saber que uma das coisas que irão existir durante sua vida a dois são os problemas. Mas calma, isso não é tão ruim como pode parecer.

Pense bem, dois indivíduos, você e seu cônjuge, que tiveram criações diferentes, educação diferente, muitas vezes até foram criados em Estados ou países diferentes passam a morar juntos após o casamento. Então sejamos honestas, não tem como não surgirem problemas ao longo do caminho.

O que a maioria dos casais precisa aprender é a lidar com estes problemas não permitindo que destruam o relacionamento. E acredite não é tão difícil como muitos pensam se pelo menos um dos cônjuges (que tal você) se dispuser a investir em seu relacionamento e atravessar os problemas que virão.

Listei aqui os cinco problemas mais citados pelos casais, mas é claro que a lista não se resume a estes problemas. Porém acredito que se você conseguir lidar com estes cinco estará ganhando confiança e força para enfrentar os outros que porventura apareçam. Então vamos a lista (os problemas mencionados não aparecem em ordem do maior para o menor mas estão listados de forma aleatória podendo variar de colocação de acordo com cada casal).

Top 1 - Convivência com os parentes

Muitos casais já começam a enfrentar este problema assim que voltam da lua-de-mel. A interferência da sogra, dos cunhados, do sogro enfim sempre tem aquela pessoa que não compreendeu bem que agora vocês estão formando uma nova família e que serão os responsáveis por tomar suas próprias decisões e aprender com os próprios erros muitas vezes.

Como lidar com isso - A questão aqui não é tão difícil, mas requer que o marido ou a esposa do parente que está interferindo tome a posição. Por exemplo, se a esposa tem sofrido com contantes interferências por parte de sua sogra, quem deve chamá-la para uma conversa e criar os limites é o marido. E vice-versa. O que não pode acontecer é deixar que este parente continue a influenciar de modo negativo a união de vocês.

Top 2 - Comunicação

Existe uma diferença grande entre falar e se comunicar. Normalmente um dos cônjuges acredita que está tudo bem no casamento por acreditar que eles possuem um bom nível de comunicação, mas na verdade o que possuem é um nível de "barulho", alo do tipo muita falação e pouca comunicação.  A comunicação exige muito mais que um simples falar, é um envolvimento de corpo e alma. É colocar-se no lugar do outro, ouvir sem julgar ou se defender. Ter a liberdade para expressar o que está em seu coração.

Como lidar com isso - Este problema na maioria das vezes está mais relacionado aos homens que não são tão relacionais como as mulheres, claro que isto não significa que não existam mulheres com problemas para estabelecer a comunicação no casamento. A melhor forma para lidar com problemas relacionados a falta de comunicação é começar a se comunicar, isto mesmo, é treinando que se aprende. Criem momentos específicos, longe de qualquer aparelho eletrônico que possa desviar a atenção um do outro e comecem a se comunicar. Podem começar com temas simples como falarem sobre como foi o dia de cada um e depois irem aprofundando para questões mais profundas. Mas tudo se resolve com treino.

Top 3 - Decisões financeiras

Se existe um ponto que infelizmente acaba levando muitos casais ao divórcio são as questões financeiras. É um ponto extremamente delicado e que também está muito relacionado a como cada um foi educado ou não financeiramente antes do casamento. O que normalmente encontro são casais onde um é conservador e o outro mais ousado em relação a investimentos, um é gastador e o outro controlado, um é do tipo gaste hoje para poder gastar novamente amanhã e o outro é poupe hoje se quiser ter amanhã. Enfim o casamento normalmente irá unir dois perfis financeiros diferentes e se isso não for bem resolvido pode acabar com seu casamento.

Como lidar com isso - A melhor forma para lidar com o dinheiro no casamento é a transparência. Nada de gastar escondido ou poupar escondido. É preciso criar uma planilha financeira para o casal e juntos começarem a administrar as contas do lar. Isso é fácil? Não. Muita tensão vai ser gerada principalmente se já são casados há algum tempo e  nunca lidaram abertamente sobre os problemas de dinheiro. Se necessário busquem auxilio de um especialista em finanças ou até cursos gratuitos sobre gestão financeira no lar, mas acredite em mim fazer de conta que o problema não existe não fará com que ele desapareça.

Semana que vem estaremos abordando os dois últimos problemas, mas enquanto isso deixe aqui nos comentários qual seria o problema que você acredita que deveria estar na lista. Quem sabe ele não aparece semana que vem?

Comentários

Postagens relacionadas