quinta-feira, 4 de junho de 2020

Estudo bíblico - Rute - semana 02


estudo bíblico de rute

Olá amadas, depois da pausa da semana passada por conta do nosso devocional Fruto do Espírito, estamos de volta para continuarmos aprendendo sobre a vida de Rute.

Se você está chegando agora e ainda não baixou seu diário gratuito, clique aqui para saber mais e garantir o seu. Se perdeu o estudo da semana 01 clique aqui.

Só para te lembrar que o objetivo do nosso estudo é que cada uma de nós busque um tempo de estudo na Palavra e descubra por si só verdades que deus revelar ao coração. Por isso, sempre faço a sugestão que você leia meu resumo apenas depois de concluir o seu estudo pessoal, certo?

Então vamos para as minhas descobertas do capítulo 02.

Rute era uma mulher de iniciativa. Logo no verso 2 vemos Rute não se acomodar a situação mais uma vez e mesmo como estrangeira em um lugar novo, ela se dispõe a agir. Ela tinha disponibilidade em servir e estava disposta a não deixar que as circunstâncias lhe ditassem o que fazer.

Aprendemos aqui que Deus supre nossas necessidades enquanto realizamos nossas tarefas diárias.

No verso 3 contemplamos o agir invisível de Deus que guiou os passos de Rute para colher espigas exatamente no campo de Boaz.

O nome Boaz significa rapidez, sua linhagem remonta a Perez filho de Judá. É interessante observar que Boaz era um homem bem-sucedido e que apesar dos anos de fome que a terra de Israel sofreu parece que ele continuou a ser suprido por Deus. outra característica de Boaz que me chamou a atenção foi a forma como ele se dirige aos ceifeiros que trabalhavam para ele: "O Senhor esteja com vocês!" Isto demonstra que mesmo Boaz estando em um tempo de grande distanciamento de deus por parte dos israelitas, ele se manteve fiel em sua fé.

Isto nos ensina que não importa como as pessoas ao nosso redor estão se comportando em relação a Deus, a responsabilidade de como eu irei me comportar é exclusivamente minha.

Agora quero destacar 3 coisas que Rute encontra em Boaz:
  • companhia - fique com minhas servas (v.8)
  • proteção - ordenei que ninguém te toque (v.9)
  • refrigério (v.9) - quando tiver sede
Isto tipifica o que cada uma de nós como filhas amadas podemos encontrar em Jesus que é o nosso resgatador.

A humildade de Rute ao receber o favor de Boaz a deixa surpresa visto que ela sabia suas condições de estrangeira na terra. Da mesma forma ficamos perplexas com o amor de Jesus derramado em nossos corações.
 
E para concluir o que chamou minha atenção neste capítulo de Rute foi a maneira que ele termina: "E continuou morando com sua sogra". A fidelidade de Rute para com Noemi não foi fingida, ela não abandonou a sogra quando viu uma oportunidade de acabar sendo contratada para trabalhar nos campos de Boaz. É fato que seria muito mais fácil cuidar apenas de si mesma, do que ter que alimentar e cuidar de sua sogra, porém o coração de Rute estava comprometido em honrar sua sogra e isto a levou muito mais alto do que se tivesse tentado seguir sozinha.

Agora me conte nos cometários um pouco de suas descobertas, quero saber o que Deus falou ao seu coração. 

E para completar seu estudo desta semana uma ilustração para colorir com o verso que marcou meu coração

Deus abençoe seu final de semana e nos vemos por aqui amanhã!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que você pensa é importante para nós. Deixe aqui seu comentário.

Postagens relacionadas