Como estudar a Bíblia?


Se existe algo que todas nós precisamos fazer é aprender a passar mais tempo com a Palavra de Deus. Ela é a nossa fonte de alimento, a carta de amor de Deus para nós, nosso manual de vida e sobrevivência. 

O que acontece muitas vezes é que muitas de nós não sabe como estudar a Bíblia; sempre recebo perguntas do tipo; “Como faço para estudar a Bíblia?”, “Por onde devo começar a estudar a Bíblia?” ou ainda “Quanto tempo por dia devo estudar a Bíblia?” 

Por isso resolvi trazer 5 dicas para te ajudar a começar seu estudo das Escrituras, claro que estas dicas não encerram o assunto existem outros meios para fazer seu estudo prático da Palavra de Deus porém meu intuito aqui é ajudar você, que deseja começar, mas ainda não sabe como. Vamos lá? 

1. Comece com uma oração - a Bíblia não é um livro comum. As palavras nela contida são vivas e tem poder para transformar, curar e libertar. Então antes de começar seu estudo das Escrituras ore e peça a Deus que através do seu Santo Espírito você receba direção e entendimento das verdades que irá ler. 

2. Planeje seu tempo de estudo – procure reservar um espaço em sua casa, de preferência um local tranquilo, para ser seu espaço de estudo. Separe materiais que pode precisar como lápis, caderno para notas e um dicionário bíblico ou concordância (se não tiver em casa existem várias opções gratuitas online). Decida quanto tempo por dia vai dedicar ao estudo da Bíblia, este tempo é particular de cada um, pode ser todos os dias meia hora ou duas vezes na semana ou ainda apenas nos finais de semana. Isso vai variar de acordo com a rotina e agenda de cada um. O importante é estudar. 

3. Escolha o que vai estudar – Existem infinitas possibilidades para estudar a Bíblia. Você pode estudar um livro (se você está começando o Evangelho de João é um bom início), um personagem (Davi, Abraão, Paulo etc.), ou pode escolher um tema para guiar seu estudo (graça, perdão, fé etc.). Ao escolher o tema do seu estudo tente criar um cronograma de tempo para delimitar por quantos dias estudará sobre o que escolheu isso ajudará a manter o foco para não acontecer de mudar de caminho à medida que os dias avançam e acabar não se aprofundando no que escolheu. 

4. Mantenha um diário - ter um caderno simples, apenas para o propósito de estudo da Palavra vai ser muito útil à medida que avançar nos estudos, nele você pode registrar perguntas que surgem à medida que estuda para buscar responde-las depois, pode anotar coisas que Deus revelará ao seu coração e outras descobertas que for fazendo. Esse diário se tornará seu tesouro e ficará surpresa quando depois de algum tempo reler suas primeiras anotações. 

5. Tenha calma – estudar a Bíblia é diferente do seu tempo devocional e leitura bíblica. O estudo leva tempo e deve ser feito sem pressa, buscando conhecer cada vez mais a fundo sobre o tema escolhido. Não compare seu tempo de estudo ou nível de estudo com o de outras pessoas, cada uma de nós tem um ritmo próprio e uma necessidade particular e Deus conhece cada uma de nós individualmente e nos concederá crescimento na medida certa. 

Espero que estas dicas possam te ajudar a começar sua maravilhosa jornada de descoberta das preciosidades contidas na Palavra de Deus. Se desejar baixe aqui alguns modelos de guia para conduzir seus estudos eles podem ser um bom motivador inicial em sua jornada. Que Deus abençoe sua vida. 

Comentários

Postar um comentário

O que você pensa é importante para nós. Deixe aqui seu comentário.

Postagens relacionadas