Modelos de Estudo bíblico para imprimir


Recebo muitas perguntas sobre como podemos fazer estudos da Bíblia. Na verdade muitas de nós tem uma dificuldade para saber o que realmente devem estudar e como fazê-lo.

Hoje quero dividir com você 3 modelos de estudos bíblicos que vão ajudar você a começar sua linda jornada através dos livros das Escrituras e perceber quantos tesouros Deus deixou ali para sua vida.

O primeiro modelo é bem conhecido nos Estados Unidos e utiliza a sigla S.O.A.P que irão guiar você durante o seu estudo.

Nesse estudo você irá escrever na letra S (scripture - escrituras) a passagem ou versículo que Deus falou ao seu coração. Isto pode ser feito quando você está fazendo sua leitura bíblica ou até mesmo usando um livro devocional. Você deve registrar o versículo na primeira parte.

Na letra O (Observation - observação) você irá escrever o que mais chamou sua atenção na passagem escolhida, o que Deus falou ao seu coração enquanto estava lendo, o que você aprendeu.

Na letra A (application -aplicação) é hora de registrar como colocar a passagem em ação na sua vida. Que mudanças essa passagem está sugerindo que você faça ou que ações são necessárias.

E para concluir temos a letra P (prayer - oração) que será o momento onde você clamará a Deus em oração sobre o que leu e aprendeu, pedindo a Deus que a ajude a entender cada dia mais as Escrituras e a aplica-las em sua vida.




Este segundo modelo é um modelo indutivo, que conduz você a buscar revelações nas Escrituras (existe um método de estudo indutivo que é um pouco mais profundo que este onde são feitas marcações na Bíblia).

Este esboço permite que você encontre um caminho para meditar nas Escrituras através de três questionamentos: observação, interpretação e aplicação.

Para usar este modelo de estudo, durante sua leitura bíblica anote as respostas as questões abaixo que irá lhe permitir uma melhor compreensão da passagem que você está lendo.


Este último modelo é o mais simples e talvez o mais fácil para começar, já que existem mais perguntas específicas para que você vá respondendo a medida que faz sua leitura bíblica. Tente não deixar nenhuma pergunta sem resposta isso fará com que você busque sempre uma compreensão mais profunda do que está lendo.


Os estudos estão em PDF tamanho A4 e você poderá ir imprimindo de acordo com sua necessidade podendo até alternar entre os estudos. Eles podem ser colocados em um fichário para que assim você vá acompanhando seu crescimento na Palavra de Deus.

Espero que tenha gostado e que seja benção em sua vida. Até a próxima!

Comentários

  1. Qual leitura você indica pra começar os estudos?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se você ainda não tem o hábito de estudar a Bíblia é bom começar por um dos Evangelhos ou escolher Salmos ou Provérbios. Deus abençoe.

      Excluir
  2. muito bom seu canal , tem mais ou menos uma semana q achei, não paro de ouvir rsrs vou imprimir a folha de estudos c certeza . Deus abençoe

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que alegria saber disto 💕💕 Que Deus abençoe sua vida e bons estudos 😘

      Excluir

Postar um comentário

O que você pensa é importante para nós. Deixe aqui seu comentário.

Postagens relacionadas