Declarando a Palavra contra a ansiedade


Olá amada terminamos nosso estudo sobre Filipenses (clique aqui para saber mais) semana passada e quanta coisa incrível pudemos aprender durante esta jornada. Já estou aqui pensando,orando e preparando nosso próximo estudo mas enquanto ele não chega quero compartilhar algo que Deus falou poderosamente ao meu coração ontem através de uma palavra da pastora Thais Benevente.

Como vocês sabem em Outubro do ano passado fui acometida de um desequilíbrio no labirinto causado por estresse e ansiedade. Foram meses de uma batalha dura (para saber detalhes clique aqui) e as crises de ansiedade se manifestaram de maneira muito intensas.

De lá para cá ainda luto com períodos oscilantes de ansiedade sendo que hoje já consigo lidar melhor com elas. Então o que quero dividir com você é justamente o que Deus trouxe ontem ao meu coração quando eu estava lutando para não me deixar levar pela ansiedade.

Encontrando alento e segurança para o coração ansioso no Salmo 91

Acredito que o Salmo 91 é um dos mais conhecidos. A maioria das pessoas sabe até recitar seus primeiros versos sem nem precisar consultar a Bíblia. Eu também já o conhecia, mas ontem uma nova perspectiva dele me foi apresentada. Vou dividir com você cada uma delas:

  • Versos 1-2
Se eu habitar no esconderijo do Altíssimo poderei confiar que estarei segura. A ansiedade traz uma sensação constante de perigo iminente e uma aflição que não sabemos como lidar sendo assim posso declarar: "Tu és o meu refúgio e a minha fortaleza, o meu Deus, em quem confio". Enquanto declaro audivelmente a Palavra de Deus vou colocando em minha mente verdades eternas que irão se contrapor as mentiras da ansiedade.
  • Verso 5-6
Que realidade maravilhosa o Senhor traz aqui. Quem passa por crises de ansiedade ou síndrome do pânico sabe que basta começar o cair da tarde que as batalhas travadas em nossa mente tendem a aumentar. E causa o pavor tão grande que literalmente nos paralisa. Então podemos declarar com fé: "Você não temerá o pavor da noite" se eu fiz do Altíssimo a minha habitação posso adentrar a noite com a mesma confiança de um dia ensolarado de verão. A noite deixa de ser um problema e podemos voltar a apreciá-la como algo feito pelas habilidosas mãos do Criador para nosso repouso.

E quando as "flechas que voam de dia"? Elas são aqueles pensamentos que vem para invadir nossa mente quando menos esperamos e traz pensamentos que nos querem apavorar. Dizem que não somos capazes, que estamos sozinhas, que não vamos conseguir, que algo ruim pode acontecer com nossa família enfim elas são os dardos inflamados do maligno (Ef. 6.16)

E para vencê-las recitamos que não temeremos as flechas que voam de dia pois estamos armadas com o escudo da fé e habitando no esconderijo do Altíssimo.
  • Versos 7-8
A Palavra do Senhor é uma arma poderosa contra pensamentos ansiosos ela nos reveste de fé, por isso é importante estarmos com ela guardada em nossa coração e mente para fazermos uso dela sempre que necessário. 
Quando a ansiedade vem enganar nossa mente querendo nos convencer que coisas ruins estão para acontecer podemos recitar confiantes: "Mil poderão cair ao [meu] lado, dez mil à [minha] direita, mas nada [me] atingirá."

Os versos seguintes continuam sendo um bálsamo para nosso coração e devemos recitá-los audivelmente assim que percebermos um comportamento ansioso. Eu enfatizo o dizer audivelmente pois assim conseguímos de maneira mais efetiva ouvir as palavras que saem da nossa boca e recitá-las promove mais e mais fé em nosso coração acalmando nossa mente.

Espero tê-la ajudado caso você lute com a ansiedade e que também possa levar essa mensagem a outras mulheres que vivem esta mesma luta. Deus abençoe sua vida e se desejar pode me deixar um recadinho aqui nos comentários que vou ficar super feliz em ler. Beijos no coração

Comentários

Postagens relacionadas