Filipenses para Mulheres - estudo Bíblico - Parte I


Olá amadas, prontas para começarmos mais um estudo bíblico por aqui? Dessa vez estou fazendo a leitura da carta aos Filipenses e gostaria de compartilhar com você algumas coisas que Deus tem trazido ao meu coração e claro lhe incentivar a fazer seu próprio estudo e buscar suas próprias descobertas de acordo com o que Deus falar ao seu coração. 

Antes de começar: 
Prontas para começar? 

7 pontos importantes para minha vida – Filipenses 1.3-11 

O apóstolo Paulo começa a escrever a razão de sua gratidão a Deus pela vida dos Filipenses e que certamente são motivos que devemos cultivar em nossa vida para que sejamos também motivos de alegria não apenas para nossos líderes terrenos, mas principalmente que consigamos colocar um sorriso no rosto de Deus. Estes pontos mencionados pelo apóstolo são sete pontos que darão início ao nosso estudo de hoje. 

1. Cooperação ao Evangelho - (v.5) 

Como mulheres que desejam glorificar a Deus, temos um chamado, uma convocação do Senhor para levarmos sua Palavra a toda criatura e nos tornarmos cooperadoras do Evangelho. Infelizmente muitas mulheres colocam uma infinidade de desculpas para não cumprirem sua parte nesta cooperação. As alegações vão desde “isso é função do pastor” até “não tenho talento para isso”. 

O que é necessário entender é o que significa cooperar com o Evangelho. No texto estudado a palavra original grega usada foi Koinonia que significa comunhão, amor a Deus e ao próximo. Dessa forma quando nos tornamos cristãs fomos também chamadas a cooperação ao evangelho compreendendo a plenitude do viver as boas novas do significado da vida, morte e ressurreição de Jesus. E a levarmos essa cooperação na prática do nosso viver diário. 

2. Estou em obras - (v.6) 

Esse é um dos versículos que aprecio muitíssimo. Ele me lembra que não sou uma obra acabada, mas a cada dia Deus tem me lapidado e trabalhado em mim e através de mim até o dia que estarei com Cristo.  
você também é assim minha amada irmã, por isso não devemos nos cobrar em excesso pois certamente nos tornaremos carrascos de nós mesmos e assim estaremos cooperando com o inimigo e não com Deus.  

O Senhor está trabalhando em sua personalidade, seu caráter e até em seu temperamento fazendo com que cada característica sua, que Ele mesmo lhe concedeu, sejam usadas para glorificação do nome dEle. Lembre-se Ele começou uma boa obra e à medida que você se aproxima dEle esta obra vai ficando cada vez melhor. 

3. Participante da graça de Deus - (v.7) 

Que fato maravilhoso de se conhecer e tomar posse. Somos participantes da graça de Deus. Graça - favor imerecido que Deus nos concede. Neste ponto Paulo declara aos filipenses que sua cooperação no Evangelho mesmo nas situações mais adversas o faz também participantes dos benefícios, ou seja, da graça. 

4. Aumentar em amor, conhecimento e percepção - (v.9) 

Como mulheres cristãs devemos estar em constante crescimento em Deus. Nosso amor por Ele vai tornando-se a cada dia mais sólido, vamos construindo nosso relacionamento com Ele e crescendo no conhecimento acerca de quem Ele é e do que espera de nós. Mas esses fatos tem um propósito que nos leva ao tópico 5 

5. Discernir o que é melhor - (v.10) 

O discernimento é uma capacidade que todas nós devemos cultivar. Quando nos dispomos a crescer em amor, conhecimento e percepção das coisas de Deus certamente estaremos aguçando nosso discernimento para o melhor. 

Como mulheres sábias precisamos discernir que muitas vezes coisas boas que fazemos estão ocupando o lugar de coisas melhores por isso precisamos estar atentas pois nem sempre o que nos está impedindo de evoluir em Cristo são coisas más, porém as coisas boas que estão atrapalhando as coisas melhores. 

“O bom é inimigo do melhor. Podemos estar tão ocupados com coisas boas que não temos tempo para coisas melhores, mais importantes e mais significativas.” - Ralph F Wilson 

O que nos leva ao objetivo que está no tópico 6 

6. Ser pura e irrepreensível e cheia de frutos da justiça - (v.10 - 11) 

Falamos um pouco sobre isto em nosso estudo de Tito 2. A nossa pureza foi conquistada em Jesus e deve ser guardada por nós de forma a levarmos nossa vida mantendo esse padrão descrito na Palavra pelo auxílio do Espírito Santo. 
Essas ações nos levarão aos frutos da justiça, ou seja, de um caráter justo que reflete o caminho de Deus. Aqueles que convivem com você devem ser capazes de atestar que suas ações são guiadas e moldadas pela palavra mediante o poder do Espírito Santo, especialmente os de sua casa. 

7. Para glória de Deus - (v. 11) 

Esse é o propósito das nossas vidas, quando buscamos nos aproximar mais de Cristo, viver uma vida de santidade tudo isso deve ter uma única razão. 
Não é mostrar como somos espirituais, ou como somos superiores se estes são seus objetivos eles estão longe do que aprendemos anteriormente. Todo nosso esforço na busca de melhorarmos como mulheres deve estar totalmente ligado ao fato de que nosso maior desejo é a glória de Deus.  

Algumas questões para sua reflexão: 

  1. Que tipo de cooperação posso oferecer ao Evangelho no momento? Tenho dado desculpas para não cooperar? Por quê? 
  2. No verso 6 qual a base da confiança de Paulo? 
  3. O que isso me ensina sobre mim mesma? 
  4. Existe algo bom me impedindo de desfrutar algo melhor? O que são essas coisas e como posso fazer para substituí-las?

Espero muito que tenham gostado dessa primeira parte do nosso estudo. Achou que ficou muito grande? Gostaria de outro formato? Alguma dúvida? Deixe aqui nos comentários que ficarei feliz em conhecer sua opinião. Deus abençoe sua vida.

Comentários

  1. Eu não consigo baixar clicando na imagem. Você sabe me dizer porque?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amada esse estudo deve ser baixado clicando na frase: Se desejar baixar o estudo em PDF clique aqui - no final do texto. Deus abençoe

      Excluir

Postar um comentário

O que você pensa é importante para nós. Deixe aqui seu comentário.

Postagens relacionadas