Valorizando a maternidade - Estudo Bíblico para Mulheres


Chegamos a segunda parte do nosso estudo (se não fez a primeira parte clique aqui) e a cada semana vamos avançando cada vez mais em direção a não apenas nos tornarmos mulheres segundo o coração de Deus, mas também atrairmos e ensinarmos outras mulheres a fazerem o mesmo. 

Continuando nosso caminho pelos detalhes do que a Palavra nos ensina em Tito 2. 4 e o foco de hoje é a maternidade e mesmo que você ainda não seja mãe não deixe de fazer este estudo ele será precioso para quando a maternidade chegar em sua vida ou até mesmo para que possa ajudar outras mulheres que já estão na maternidade. 

Pronta para começar? 

Valorizando a maternidade - “...amarem os seus filhos.” Tito 2.4 


Como já aprendemos anteriormente (se não viu o estudo da semana passada clique aqui) Paulo está orientando as mulheres mais velas a treinarem as mulheres mais novas. 

Mas será que uma mãe precisa ser treinada a amar os seus filhos? 

Bem olhemos um pouco mais de perto o significado de treinamento: é um processo pelo qual a pessoa progride em direção a um padrão esperado pela prática e instrução. Portanto nós treinamos para algo que ainda não dominamos. 
Você pode acreditar que toda mãe sabe amar os seus filhos e não seria necessário treinamento a este respeito. 

Amada, amar os filhos segundo a expectativa de Deus não vem naturalmente, muitas mulheres cresceram em um lar não cristão e elas mesmas não possuíam uma fé sólida e firme e todos os padrões que aprenderam sobre maternidade muitas vezes passam longe do ideal de Deus. Principalmente quando olhamos a forma como a sociedade atual (a sociedade da época em que a igreja que Tito estava pastoreando também sofria desvio graves de valores por isso o conselho de Paulo) tem difundido para as jovens acerca da maternidade, precisamos urgentemente nos unirmos e ensinarmos a esta mesma geração o valor da maternidade como uma missão atribuída por Deus a cada uma de nós (se você como eu ainda não é mãe não se entristeça use o que está aprendendo para abençoar as crianças que Deus colocar em sua vida e passe o conhecimento para mães que você conhece). 

Então hoje vamos observar alguns pontos que podem ser ensinados a mulheres mais jovens sobre amar os filhos. 

Quem ama disciplina – mas o que seria disciplina? Será que são os castigos? As palmadas? A origem da palavra disciplina ven do Latim discipulus, “aquele que aprende”, do verbo discere, “aprender”. De discipulus veio disciplina, “instrução, conhecimento, matéria a ser ensinada”. Gradualmente se agregou um novo significado, o de “manutenção da ordem”, que é necessária para fornecer instrução. 

Então minha amada disciplinar seus filhos é ensinar-lhes o caminho certo. E este é um ponto difícil para muitas jovens mães, algumas pensam que os filhos são pequenos demais para entender certas coisas outras pensam que os filhos entendem tudo e simplesmente os castiga por um comportamento inadequado sem ensiná-los o comportamento certo. Maternidade é equilíbrio, é saber que desde cedo a criança fará tolices (Pv 22.15) e precisa de um mentor (os pais – a mãe com mais frequência por estar muitas vezes mais tempo com eles) para lhes guiar no caminho certo. 

Quem ama semeia a Palavra – uma das missões que Deus atribuiu as mães é ensinar seus filhos a sua Palavra. Dedique tempo com eles lendo histórias da Bíblia (adequadas para cada faixa de idade) ministre aos seus pequenos corações com cultos domésticos enfim separe tempo para ensinar seus filhos a marem o Senhor. 

Quem ama incentiva – muitas mães precisam levar mais a sério seu papel como incentivadora dos seus filhos, não basta ter orgulho do que seus filhos fazem é preciso demonstrar isso, não basta amá-los é preciso dizer que os ama. Uma das melhores formas de fazer com que seus filhos sigam a disciplina é através do incentivo. Estimule-os pelo exemplo e quando pedir que façam determinada tarefa, ainda que não tenha sido feita com a perfeição que você faria motive-os. Elogie pelo esforço que demonstraram em cumprir a tarefa e incentive-os a fazer ainda melhor da próxima vez. E assim começará a colher resultados que nem sonhava ser possível obter. 

Para fazer esta semana: 

  • Ore antes de começar seu estudo; 
  • Leia todo texto do Blog; 
  • Procure ler mais sobre a cultura das mulheres na igreja de Creta; 
  • Faça registros de suas descobertas; 
  • Responda o questionário; 
  • Ore agradecendo a Deus por tudo que aprendeu; 
Para responder seu questionário clique na imagem abaixo e faça o download:


Que Deus a abençoe e até o próximo estudo!

Comentários

Postagens relacionadas