4 tarefas diárias para facilitar sua rotina doméstica


Todos os dias somos desafiadas a encontrar meios de facilitar a manutenção da organização de nossas casas independente se trabalhamos fora ou não. Uma casa em ordem reflete em todos os aspectos de nossa vida, acredite viver em meio a bagunça fará não apenas com que a aparência de sua casa seja afetada o humor de quem mora nela também. 

Imagine-se tento que sair para levar as crianças à escola e seu marido quer saber onde estão as chaves do carro. Ninguém sabe onde estão as chaves, então enquanto todos saem a “caça as chaves” um clima tenso começa a se instalar, o marido frustrado por estar perdendo tempo, seu filho pequeno que estava pronto para ir à escola resolve abrir a lancheira e comer o lanche ali mesmo, você tenta encontrar a chave, fechar a lancheira enquanto seu filho chora por não poder lanchar e ainda ouve o marido murmurando atrás de você. Ufa!!!! Dá um arrepio só de pensar no nível de estresse que todos sairão de casa para começar o dia e tudo isso por falta de organização. 

Quando falamos sobre a necessidade de mantermos nossas casas organizadas estamos falando muito mais sobre uma rotina bem elaborada do que manter a casa com aparência de capa de revista, até por que me desculpem os que pensam ao contrário, mas uma casa em que se vive dificilmente terá tudo sempre como capa de revista. 

Por isso vou deixar aqui quatro tarefas que podem facilitar muito a manter organização de sua casa e facilitar sua vida e de toda sua família. 
Mantenha o piso limpo. Todos os dias verifique o estado do piso de sua casa e se necessário passe o aspirador, a vassoura ou o mop para evitar os famosos velos de poeira sendo levados de um canto para outro da casa (se você tem bichinhos de estimação isso realmente é necessário). Observe principalmente as áreas de alimentação como cozinha e sala de jantar pois elas são as mais suscetíveis a esconder migalhas de alimentos e atrair insetos indesejados. 

Balcões e mesa de refeições limpos, cozinha mais limpa. Mantenha o hábito de limpar os balcões da cozinha diariamente. Acredite é muito mais fácil limpar a medida que a sujeira acontece do que esperar para limpar tudo ao final do dia por exemplo. Mantenha sempre a mão um paninho de limpeza ou os lenços umedecidos para ir passando nos balcões a medida que qualquer sujeira acontecer. 

Lavanderia todo dia. Aqui em casa como somos apenas eu e meu esposo procuro lavar roupas três vezes por semana, as vezes duas já é suficiente. Mas em casa com mais pessoas principalmente crianças fica muito mais fácil colocar uma carga de roupas na máquina todos os dias e ao final do dia já dobrar e guardar. Reserve também um tempo para passar as roupas. Uma coisa que facilita muito seu trabalho e diminui a conta de energia é assim que tirar as roupas do varal dobrá-las e guardá-las imediatamente, sem fazer aquele tradicional monte de roupas para passar e guardar depois. Outra coisa é não deixar suas roupas no varal mais que o necessário. Roupas que ficam expostas ao sol mais que o necessário, além de pegar poeira, ficam mais secas e difíceis de dobrar e guardar e estragam mais rápido. Pense nisso. 

Apagando os pontos de bagunça. Essa dica aprendi com o sistema Flylady sobre apagar hotspots (pontos quentes = pontos de bagunça). Ao longo do dia mantenha sempre as coisas nos seus devidos lugares, crie o hábito de dar uma “casa” para cada coisa e isso vai evitar o estresse como procurar as chaves quando se tem um lugar específico para colocá-las. Ao final do dia passe por cada cômodo da casa com um cestinho e vá recolhendo as coisas que estão fora do lugar e devolvendo-as ao seu lugar específico. Ter uma “casa” para cada coisa também vai ajudar seu marido e filhos a manterem a ordem na casa pois eles saberão que precisam devolver o que usaram durante o dia sem deixar coisas espalhadas pela casa. 

Espero que estas dicas possam te ajudar a manter o foco na organização diária e claro deixar sua casa e sua vida mais leve. Ah e não esqueça do nosso desafio de 20 coisas em 20 dias, para saber mais clique aqui. 

Que outras dicas você utiliza para manter a casa em ordem, compartilha aqui nos comentários vou ficar feliz em aprender com você. Fica com Deus e até a próxima!

Comentários

Postagens relacionadas