Deixar pai e mãe - evitando conflitos no casamento

convivendo com sogros

"Por essa razão, o homem deixará pai e mãe e se unirá à sua mulher, e eles se tornarão uma só carne." Gênesis 2:24

Esse talvez seja um dos versículos que os cônjuges só passam a recitá-lo constantemente após o casamento quando percebem que seu marido ou esposa mantém ainda uma ligação excessiva com os pais após o casamento.

Esse é um assunto bastante delicado e existe uma linha tênue que precisa ser bem visualizada para que possamos desfrutar da paz em nosso casamento e no relacionamento com nossos sogros.

A primeira coisa a observarmos é que Deus disse exatamente o que queria dizer em Gênesis 2.24 - deixe pai e mãe e una-se a sua mulher. O assunto foi mencionado por 3 vezes no Novo Testamento: Mateus 19.4, Marcos 10.7 e Efésios 5.31
As palavras hebraicas usadas em Gênesis 2:24 para "o homem deixará pai e mãe e se unirá à sua mulher," significa "a abandonar a dependência", "deixar para trás", "soltar", e "solte."
Isso inclui não apenas abandonar a dependência emocional mas financeira também.

O psicólogo Dan Allender diz no livro Intimate Allies (aliados íntimos) que "a incapacidade de mudar a lealdade dos pais para os cônjuges é uma questão central em quase todo o conflito conjugal."

Esse comportamento exige maturidade para deixar a dependência dos pais e assumir a responsabilidade pela família que está constituindo. O versículo de Efésios 5.23 mostra que o marido é o cabeça da esposa. Na ordem de Deus o marido é o cabeça, responsável pela esposa e filhos. Então se você casa e continua morando na casa dos seus pais, haverá um problema hierárquico (duas cabeças - seu pai e seu marido). Por este motivo torna-se inviável, e até perigoso para o casamento, morar com os pais. Quem vai ser o cabeça do lar?
Essa situação também acaba roubando o marido do seu potencial de liderança da família pois ele fica impedido de liderar na casa do sogro.
Já no caso do homem ele não pode ser tanto um filho como um marido independente na mesma casa.

Os casais precisam entender que nenhuma relação na terra, com exceção é claro do relacionamento com Cristo, é mais importante do que a relação com o cônjuge.

Agora preste atenção:  deixar seus pais não significa que você deixa definitivamente de ter um bom relacionamento com eles.

Você pode honrar seus pais e também colher benefícios do relacionamento com eles, buscando sua sabedoria sobre determinadas questões. Mas isso deve acontecer apenas quando  você pedir  para que ofereçam os seus conhecimentos, deixe claro que está procurando informações e conselhos, e não abrindo mão do seu direito de tomar as decisões finais junto com seu cônjuge. Não permita que os pais inocentemente (ou não) criem uma brecha entre você e seu cônjuge. Alguns pais podem tentar manipular e controlar seus filhos.

Se você tem tido dificuldades para deixar seus pais ou essa é a dificuldade do seu cônjuge, tenha calma, comece apresentando a questão a Deus em oração e busque conversar com seu cônjuge sobre o assunto. Isso é uma mudança que muitas vezes acontece lentamente principalmente se a dependência aos pais era muito grande antes do casamento.

Assista nosso vídeo: Relacionamento com os parentes


Comentários

  1. Respostas
    1. Fico feliz que tenha gostado 💕💕 Deus abençoe

      Excluir
    2. E qd a mãe do esposo não solta ele o que faz. Isto pq não moramos na mesma casa.

      Excluir
    3. Achei muito bom o artigo.
      Mas tenho uma dúvida e quando com pais idosos, que visivelmente precisam daquele suporte, físico e tudo mais?

      Excluir
  2. Muito esclarecedor. Estou passando por esse dilema, no nosso caso, minha esposa quando perdeu a mãe, o pai dela veio morar com a gente de forma temporária que já se vão por varios anos, difícil, muito difícil. Sinto que não tenho autonomia nenhuma, se continuar assim já vejo como vai acabar este matrimônio.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero e oro para que você e sua esposa possam sentar e conversar sobre a situação do seu casamento. Creio que existe uma solução que pode beneficiar a união de vocês sem desamparar o pai dela. Conversem, sejam francos sobre como estão se sentindo e busquem juntos uma solução. Deus abençoe!

      Excluir
    2. Boa noite, sou filha única e moro no mesmo terreno q meus pais, porém em casa separada, meu esposo foi morar em outro estado, e agora veio pra nós buscar, mais meus pais não me deixam ir, e minha mãe faz pressão sobre mim dizendo q eles. Irão morrer por minha causa, e que eu não preciso mais vir atrás dela, pra eu esquecer ela e meu pai. O q devo fazer?

      Excluir
    3. Conversar com sua mãe, explicar que agora você é uma mulher casada e está construindo sua própria família, que os ama porém agora seu lugar é ao lado do seu esposo. E ore para Deus tocar o coração de seus pais. 💖 Deus abençoe 🌷

      Excluir
  3. Muito boa a mensagem! Eu tenho passado tempos terríveis com meu esposo. Ele é extremamente dependente emocionalmente da família natural. Temos dois filhos pequenos e ele, de 15 em 15 dias, nos deixa em ksa sozinhos e passa três dias com a família na cidade de origem, faça chuva ou faça sol. Não quer viajar conosco, passear. Ele fica em ksa para trabalhar e seu lazer é ficar junto da família natural. Fora isso, todos os dias estão a se falar e a interferir nas decisões de nossa ksa. Me sinto desnorteada, como se ele fosse um visitante aqui. Não o vejo como o cabeça do lar. Sinto que eu e os nossos filhos estamos a vagar sozinhos. Não sei o que fazer...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Continue orando e buscando a Deus, Ele lhe dará sabedoria para conversar com seu esposo no momento oportuno. Deus pode mudar o que acreditamos não ter saída. 💕 Deus abençoe

      Excluir
    2. O que dizer quando não são os pais a interferir no relacionamento? Pq no meu caso quem interfere é a irmã mais velha que tem um poder inexplicável sobre ele, me casei mas parece que a esposa é a irmã dele! Não tenho poder de decisão, se eu deixar até na vida da minha filha quer se intrometer.

      Excluir
  4. Muito bom esclarecedor

    Eu passo por isso, moro com meus sogros, já fiz de tudo pra mim e meu esposo embora daqui, mais ele não quer de jeito nenhum

    ResponderExcluir
  5. Converse com ele mais uma vez e pergunte a razão dele não querer deixar a casa dos pais, visto que agora ele é casado e tem a própria família. Muitas vezes ele tem medo de assumir a responsabilidade pelo próprio lar. Muita conversa, oração e aconselhamento pode com certeza ajudar vocês. O arquivo está em tamanho A4 é só ajustar sua impressora para "ajustar área imprimível" 💖 Deus abençoe 🌷

    ResponderExcluir
  6. Eu estou passando um momento tão estranho sempre tive minha independência de morar sem parentes na mesa casa agora já casado onde mora minha sogra que gente boa amo ele minha cunhada e dois filhos da minha cunhada e minha esposa e eu sendo que minha sogra e não e na mesma casa moramos eu e minha esposa no primeiro andar o imóvel e da sogra tem uma laje que minha esposa quer fazer a nossa casa sendo que tenho casa ms ela não quer ir o que faço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Converse com sua esposa, tudo no casamento é conversa. Diga a ela como se sente e que agora é hora de construir a vida de vocês na casa que você já tem. Ouça o que ela tem a dizer e procurem chegar a um acordo. Deus abençoe

      Excluir
  7. Gostei muito desse texto
    Vivo um problema sou casada tenho uma filha de 5anos antes do casamento e ele um filho 4 anos antes do casamento ambos mora com agente mais infelismente a minha sogra não gosta de mim so sabe ver meu lado ruim e joga o filho dele contra mim eu e ele temos uma filha linda mais não aguento mais as coisas que ela faz as palavras dela doi e a vontade que eu tenho e de ir embora e acabar com esse tormento

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Chame seu esposo para uma conversa. Ele precisa saber como você está se sentindo, ele precisa intervir na situação já que é a mãe dele que está causando problemas. É necessário colocar limites e ele deve fazer isto. 💖 Deus abençoe 🌷

      Excluir
  8. Passo isso com meu esposo, ele morava com os pais onde dependia 100% deles em tudo.
    engravidei e ele veio morar comigo, comprou um caminhão aonde ele trabalha de segunda a quinta com o pai que também tem um caminhão o resto da semana ele passo o dia com o pai mexendo em caminhão e no sábado e domingo temos que estar lá na casa dos pais, se não eles vem pra minha casa, e meu sogro manda e desmanda nele, isso está acabando com a nossa vida de casados porque não temos privacidade e nem nosso tempo pra nós pq sempre os pais vem em primeiro lugar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Converse com ele, fale como está se sentindo. Muitas vezes o marido não percebe o que está ocorrendo principalmente quando havia esta dependência que você coloca em seu comentário. Deixe claro para ele que agora vocês são uma família e ele precisa dedicar uma parte do tempo a vocês. 💖 Deus abençoe 🌷

      Excluir
  9. Eu e meu marido não moramos perto de nossos pais, meu esposo não deixa faltar nada em casa, porém tem uma preocupação excessiva com as casa dos pais e irmãos. Sinto que ele não me vê como sua família, aquela que ele faria tudo para ver feliz, prefere ver os familiares felizes do que sua nova família.
    Acho isso desesperador para mim, pois não me sinto segura.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Converse com ele, será que estes sentimentos que você tem são reais? Tente saber dele por que a preocupação excessiva com os pais e irmãos dele, fale como tem se sentido sem acusar ninguém. uma boa conversa pode ajudar muito. 💖 Deus abençoe 🌷

      Excluir
  10. Meu sogro e sogra na frente do meu esposo é uma coisa por trás é outra eles me humilham me ameaçam mais sempre que converso com meu esposo ele diz que são os pais dele e que não pode fazer nada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amada, a responsabilidade é total do seu esposo em conversar com os pais e estabelecer limites. não que isto seja algo fácil, pois muitos homens dependendo da criação que tiveram não conseguem ter esta atitude. Chame-o para mais uma conversa e seja bem clara e específica, sem ser grosseira, afinal você está falando dos pais dele, porém seja firme. Não diga que eles são falsos ou outros termos, apenas diga que a maneira como o relacionamento deles com você n ausência dele é ruim. E por fim EVITE ao máximo contato com seus sogros na ausência do seu marido. 💖 Deus abençoe 🌷

      Excluir
  11. Hoje vai fazer 4 dias que meu esposo não fala comigo ele dorme no sofa ,já tentei diversas vezes me aproximar mais ele não quer tudo porque eu questionei porque ele vivia atrás do pai dele sendo que ele estava nos ameaçando e xingando nossas filhas .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É hora de chamá-lo para uma conversa séria. Diga que o comportamento dele é inaceitável e que vocês são adultos e devem resolver as questões como tal. Diga que como filho, espera que ele possa conversar com o pai para honrar e proteger você e sua filha. Pergunte quão importante é o casamento de vocês para ele. E por fim, evite ao máximo a convivência desnecessária com seu sogro. Não seja mal educada porém não queira proximidade.

      Excluir
  12. Passo por isso. Namorei 5 anos e casei há 2 anos vim morar com a minha sogra na casa dela. Ela é idosa mas independente de tudo. Meu esposo acha que não deve abandonar ela pq ela precisa dele, que não ter consciência pesada quando ela morrer. Mas nossa relação está se desgastando pq ela é manipuladora, falsa, inconveniente. Mente e tem duas caras. Não suporto mais falei que final do ano eu sairia e procuraria meu canto. Ele se sente pressionado e se chateia com isso. Penso em sair sim e se ele quiser q venha comigo se não sinto muito ele não entendeu ainda o unir e se tornar uma só carne.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Converse com ele mais uma vez e deixe a situação bem clara, não acuse a mãe dele com palavras como falsa e de duas caras, afinal é mãe dele. Apenas diga que você como esposa quer ter o seu lar com ele e que isso não significa desamparar a mãe dele quando ela realmente precisar, mas que o casamento de vocês também é importante. Mostre este texto a ele e peça que ele leia. 💖 Deus abençoe 🌷

      Excluir
    2. Você esta salvando muita gente Deus abençoe

      Excluir
  13. Meu Deus, estou arrepiado com tantos depoimentos... sinto que meus olhos foram abertos com essa passagem bíblica que eu desconhecia. È como se desse um click na minha cabeça!! Até o momento pensei que era marcação da minha mulher com a minha família, dizendo que eu só dava atenção para eles todo final de semana . Agora consigo ver que eu estava errado, e que isso acontece com mais pessoas. São 8 anos ouvindo reclamação dela sobre isso... que ela e Deus me perdoe e me de sabedoria para que eu consiga reverter essa situação.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza você conseguirá reverter sim a situação. primeiro procure sua esposa, sente com ela para uma conversa e diga que errou e que sente muito por não ter percebido antes que ela tinha razão. Depois tome uma atitude em relação a sua família deixando bem claro que agora você é líder em sua casa e não irá permitir que ninguém interfira no casamento de vocês ou desrespeite sua esposa. Com certeza eles irão se chocar com sua reação afinal você deixou isso acontecer por 8 anos. mas seja firme. deus irá honrar sua atitude.

      Excluir
  14. Eu estou passando por algo parecido eu e meu esposo nós casamos só que a uma ponte entre nós dois a distância.
    E o fato de que somos precionados a não deixar o lar de nosso país e avós.
    Gostaria saber se a esposa tem obrigação seguir seu marido onde está escrito na bíblia isso só o que sei que o marido deve largar pais e mãe e unir se a mulher esclareça me por favor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou na mesma situação amigo gostaria de uma resposta esclarecedora

      Excluir
  15. É uma Benção, poder ler e aprender mas sobre Família,muito obrigado pela mensagem.

    ResponderExcluir
  16. Axei lindo os depoimentos e em especial os esclarecimentos...namoro um rapaz a 9meses ainda nao conheci os pais dele ele fala mto bem da mae.mas do.pai não tanto diz que o pai é mto ruim dinheirista e que só pensa em carro recebe 2aposentadoria e compra cesta pra comer sempre mando coisas pra eles comer e os pais nem se querem me convidam pra ir la nao os conheco mas qdo vou da um conselho sobre ele ter sua própria idependencia ele foge do assunto mas vejo que fica do lado dos pais..o pai dele é aquela pessoa bem antiga que nao muda por nada...e eu estou com medo de quebrar a cara ficando com ele

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom amada, analise bem e veja se deve continuar a investir em um relacionamento assim. Após o casamento as coisas ficam mais sérias. 💖 Deus abençoe 🌷

      Excluir
  17. Também estou vivendo uma situação complicada. Vivemos eu e meu marido e nossos dois filhos no mesmo terreno que meus pais, mesmo sendo casas separadas estamos tendo problemas. Minha mãe interfere na educação dos meus filhos, não consigo ter autonomia para corrigir os dois, ela não me escuta. Tivemos problemas financeiros e minha mãe nos ajudou muito, aí fico receosa até de falar ou decidir as coisas em casa, é como se eu tivesse sempre que dar satisfação de tudo que fazemos e estamos sem privacidade. Quero me mudar urgente, apareceu uma oportunidade de ir para uma casa vazia que pertence a minha avó em outro estado, mas minha mãe disse que é loucura. Me sinto impotente, parece que estou sempre sob controle da minha mãe.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sua família agora é seus esposo e seus filhos. Converse com seu marido sobre a decisão de morarem na casa de sua avó e de acordo com o que decidirem juntos, siga adiante. Ame sempre sua mãe e honre-a, mas jamais deixe que ela interfira no seu casamento, estabeleça os limites. Agora você tem o seu lar.

      Excluir
  18. Antes de me casar sempre morei com minha avó, depois que me casei minha mãe vive dizendo que não a honro, principalmente depois que me casei, ela disse de que adianta ser uma boa esposa e péssima filha, eu nunca fui uma má filha, sempre a respeitei, mais depois de casada ela sempre fala isso pra mim,ela não gosta do meu esposo, ela diz que ele me afastou dela, mais eu sempre fui criada pela minha vó,as vezes eu me culpo por isso, penso que realmente não sou uma boa filha,e as vezes até disculto com meu marido por isso, eu nem sei o que pensar, se estou certa ou errada,meu esposo é excelente marido e um excelente pai.ele também nunca desrespeito ela .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Bruna, sua família agora é o seu esposo. Ame sua mãe, porém não admita que ela fale mal do seu esposo. Independente de você ter sido criada por sua avó, isso não d´a a ela o direito de usar até de artifícios emocionais para fazer com que você se sinta mal por agora estar honrando sua casa e seu esposo. Estabeleça limites claros. Deus a abençoe.

      Excluir
    2. Pra mim sua mãe quer jogar a culpa da ausência dela para você já que vc foi criada por sua avó, não aceite isso.... continue a respeitar sua mãe mas prioridade é seu casamento e seus filhos

      Excluir
  19. Rapaz eu li quase todos os comentários e vi q é sério esse assunto, não sei o q dizer da minha situação, vivo coisas q n sei mais o q fazer, so oro pq sei q somente ele pode fazer alguma coisas, luto p n deixar a angustia e a tristeza tomar conta, vivo a dar minha cara a tapa, vivo em guerra p n fugir do propósito de Deus, casamento é renúncia, é seríssimo.
    Que o SENHOR possa abençoar e ajudar todos q vivem uma situação complicada. Oremos uns pelos outros.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu namoro e agora noiva por 10 anos , sempre que pensamos em ter algo os pais dele sempre se inteometeu, agora tive uma filha e não quis sair da casa dos meus pais até ter meu cantinho , pra não ficar sem a filha Ele veio morar cmg até nosso ap ficar pronto , mas os pais não aceita e todos fds eu tenho que ficar lá , dormir lá, nunca conseguimos fazer algo nos 3 pq todo fds é lá, ele é dependente dos pais tanto emocionalmente quanto financeiramente , é Deus no céu e os pais na terra , toda vez que alguem fala que ele construiu uma familia a mãe dele sempre diz , mas os pais sempre juntinho, durante esses 10 anos , nunca viajamos sozinhos sempre com os pais , eu sinto que eles tem tipo uma obsecao pelo filho , agora com uma filha queríamos oficializar a união, mas com essa situação tenho até medo , pq eles se intrometer em tudo Até na criação da nossa filha e ele não diz nada , trabalha de seg a sexta e fds ficamos lá, nunca tira tempo pra nós 3 , tenho medo de casar pq hj depois que tive minha filha , vejo que não quero viver assim , os pais dele deixa claro que sempre vai estar presente na nossa vida se intrometendo

      Excluir
    2. Você está enfrentando uma situação muito delicada, busque orientação de Deus para que Ele possa guiar seu coração a fazer o que é mais acertado para sua vida e de sua filha 💖 Deus abençoe 🌷

      Excluir
  20. sou casado ,mas pelo pensar e pelas ações de minha esposa eu não faço parte da familia dela,apenas meus filhos a irmã dela e os sobrinhos.pois ela não tem mais parentes,poderia por favor mandar este link de forma anonima pra ela via zap? meu contato16-99221-2998 me de um oi q passo o contato dela.obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Lucio, acho que o ideal seria você conversar com ela baseando-se no que leu em nosso artigo. Coloque sua posição, seja firme em amor e mostre como está a situação do relacionamento de vocês. Busque a orientação de Deus e tudo dará certo. Deus abençoe

      Excluir
  21. Eu sou casada a 2 anos nos moramos longe da minha sogra mas ela tenta fazer de TD para que ele largue de mim e vai viver com ela
    O pior e que em TD meu marido fala para ela não sei mas o que fazer ele conversa mas com ela do que CMG fico triste pois TB quero a atenção dele
    Por ela morar longe TD ele fala para ela TD conta tem hora que acho que não vou aguentar e tenho vontade de falar um monte de coisa para ele

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vocês realmente precisam conversar. Coloque de maneira clara para ele como se sente e como esse comportamento tem afetado negativamente seu casamento. Peça a Deus para conduzir essa conversa e tenha certeza que pra Deus nada é impossível. 💖 Deus abençoe 🌷

      Excluir
  22. Muito oportuno essas passagens bíblicos . Infelizmente vivo uma situação também parecida, moramos em outro estado, longe da família de ambos, mas mesmo assim, principalmente a família dele o trata como criança, e ele aceita e deixa. Temos um filho e meu companheiro acha que tudo o que eu falo de impor regras e limites é chatice minha. E que devemos deixar a mãe dele fazer o que quer com nosso filho, passando por cima da minha autoridade de mãe, e querendo "ensina-lo" a ser pai. Mais ao meu ver, isso é uma maneira de controla-lo e me desmoralizar como mãe. Não sei o que fazer. Só Jesus na causa...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você já identificou o problema, o seu esposo não coloca limites no relacionamento invasivo da família dele. Ele precisa mudar nesse sentido, busque orientação de Deus para te uma conversa com ele e esclarecer como tem se sentido em relação a esse comportamento 💖 Deus abençoe 🌷

      Excluir
  23. sou casada e filha unica honro meu esposo e honro meus pais,mas meumeus pais me sufocam eles acham que eu tenho que ficar abajulando eles ,eles sente ciumes de amigas minha.
    Eles acham que estou errada em dar prioridades ao meu esposo .
    Estou cansada de tanta cobrada por atençao deles.
    Eu hoje priorizo meu esposo,que e um esposo maravilho uma bençao na minha vida .
    Fico triste pq meus pais nao me deixam ser feliz.
    E eu amo meus pais .
    Mas hoje quero viver minha vida de esposa .


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Está certíssima, ore por seus pais e vá conversando com eles um pouco por vez e quem sabe assim eles possam compreender o que é melhor para você. 💖 Deus abençoe 🌷

      Excluir
  24. No meu caso e um pouco complicado ! Sou casado a 10 anos e meus pais moram a 5 km de casa e meus pais nao se intromete na minha vida ,e mesmo assim quase nao vou na casa deles, e quando vou minha esposa acha ruim e ate briga comigo porque vou visita-los, meus pais nunca fez nada de ruim a minha esposa , ai me sinto em uma corda bamba , nao sei o que fazer ! Pode me da um orientacao?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uma conversa séria com sua esposa. Converse com ela e peça que ela abra o coração para você para descobrir quais sentimentos ela nutre em relação aos seus parentes e por quê? Não a julgue, ouça-a com toda atenção e empatia. Diga a ela que ela sempre será prioridade em sua vida e que gostaria que pudessem de alguma forma superar qualquer mal entendido. Orem juntos. Deus abençoe seu casamento.

      Excluir
  25. B. dia, eu e minha mãe temos uma casa grande, está no nome dela mas eu tenho ela de usufruto e herança por testamento, sou casado a mais de 10 anos e com ctz já houve vários atritos com minha esposa e minha mãe, vou vender a casa e comprar uma chácara com 2 casas para resolver esse problema com as duas, pois minha mãe tem 81 anos e já não está tão bem a ponto de se alimentar, hidratar e tomar remédios sozinha. Porém a casa, nossa a mais de 22 anos, está com uma pendência na justiça(mais lenta que lesma) a uns 5 anos não libera a escritura para vendermos a mesma.
    Entendo minha esposa 100%, só que fico muito chateado pois ela ODEIA morar junto com minha mãe. Muito chato essa situação mesmo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente uma situação bem delicada, mas apresente a Deus em oração e que tal convidar sua esposa para orarem juntos? Em oração vocês podem fortalecer ainda mais o vínculo como casal e clamar a deus por orientação para um viver diário pacífico. Deus abençoe.

      Excluir
  26. Passo um situação também difícil, desde em que casei, os parentes do meu esposo sempre interferiu na nossa vida e na criação da nossa filha, assim também meus parentes, sempre fui uma filha obediente e meu esposo também, mais quando resolvemos ir embora para outro estado, nossos parentes ficaram com raiva de nós, disseram que nós não honramos nossas mães, sem que não dá pra trazer nenhuma pra morar conosco, pois ambas interferem, e minha mãe e meus irmãos nunca gostaram do meu esposo, assim também os parentes dele nunca gostaram de mim...e quando meu esposo liga para as irmãs dele ninguém atende, fomos desprezados por todos e por cima...inventam muitas coisas a nosso respeito...Mas honro e respeito meu esposo e meus filhos, eu faço de tudo pra uma boa educação aos nossos filhos...isso é só um resumo...eu não tenho pai, faleceu, tenho minha mãe e oro muito por ela e por minha sogra... Mas a convivência é complicado...Eu apresento tudo ao Senhor em minhas orações, Deus é acima de tudo em minha vida, até mais que minha família...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você está no caminho certo amada, honrando seu casamento, sua família em primeiro lugar, e morar longe dos parentes não significa em momento algum que estejam desonrando seus pais. Continue em oração pelos seus parentes. Deus cuida. 💖 Deus abençoe 🌷

      Excluir
  27. Meu casamento está se findando, fui reclamar que a 10 dias minha sogra dorme no msm quarto q a gente e ele veio me dizer q eu era falsa, n gostava da mãe dele... detalhe... toda vez q ela chega em nossa casa o inferno começa... passa de mês.... mas n aguento mais... já q não há diálogo e n tenho mais privacidade e noto que quando eu saiu eles falam de mim. Eu tô saindo dessa relação ...

    ResponderExcluir
  28. Fui casada a vinte e oito ano minha sogra fez um inferno dentro da minha casa desde de que ganhei meu primeiro bebê meu esposo me largou por causa da mãe dele e das irmãs e nunca mais eu fui a mesma tenho um trauma muito asustado que doi muito

    ResponderExcluir
  29. Passo por um situação muito complicada, minha sogra é viúva, e meu esposo é super protetor, e deixar a mãe de 72 anos, moramos no mesmo terreno, mais a todo tempo tenho contato com a sogra e escuto palpites e interferência, meu marido tem que acordar todo dia e tomar banho na casa dela se arrumar lá tomar café lá para ir trabalhar, quando chega do trabalho primeiro passa lá, tudo ele tem que avisa-la e dar satisfação, são muito dependentes um do outro, me sinto mal, não sei se é ciúmes, mais sinto que não tenho espaço para ser esposa. Precisava de mais de espaço e tempo só para nós, temos uma filha de 1 ano. Vivo na situação muito complicada, porque não posso falar nada sobre esse assunto, que virá uma guerra. Não se mais oque fazer.

    ResponderExcluir
  30. Estou casada a 5 anos,moro encima da casa da minha sogra ela sempre quer saber da minha vida eu não me sinto confortável,e agora minha mãe não sai da minha casa ela sismo com a casa dela e acha que eu tenho que ficar com ela,to estressada ja tem algum tempo ja falei com ela sobre ela voltar pra casa dela mas ela fica brava e faz com que eu me sinta culpada eu cuido dela dou amor atenção mais morrar com ela agora casada é muito difícil não descanso não sei mais oque falar pra ela voltar pra casa dela.

    ResponderExcluir
  31. Eu acho este versículo mal interpretado muitas vezes. Tenho um irmão que casou a mais de 30 anos. Desde então ele passa anos sem visitar os irmãos e uma vez por mês, quando muito, visita meus pais. Preciso deixar claro que ele mora a menos de 10 minutos dos meus pais, e a 20minutos da minha irmã. A justificativa dele é justamente o versículo citado a cima. Nem meus pais, nem eu e nem minha irmã nunca nos metemos na vida dele ou da família dele. Só temos saudade dele e gostaríamos que ele e sua família fosse mais presente no nosso convívio. Afinal, minha irmã que também é casa não precisou nos abandonar e nem eu, quando casei, deixei de cuidar dos meus pais. Muito pelo contrário, meu marido adora eles.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza ele está usando o versículo de forma errada, deixar não é abandonar.

      Excluir
  32. Olá, meu caso é um pouco complicado, sou casado e tenho duas filhas, porém minha mãe tem 74 anos é doente, analfabeta, toma vários tipos de remédios, mas minha esposa não aceita ela morar com agente, minha mãe tem 2 filhos, eu e outro rapaz, porém nesse caso fico angustiado sem saber o que fazer, minha mãe não tem condições de morar sozinha.

    ResponderExcluir
  33. Gostaria de saber se morar no mesmo terreno, porém em casas separadas, seria uma quebra de princípio cristão? Meu pai gostaria muito de que viesse morar no mesmo terreno, mas meu esposo não aceita eles não interferem na nossa vida, não é de nos visitar pq moramos longe.. Seria uma quebra de princípio morar em casas separadas, porém no mesmo terreno?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite, sou o pastor Frank Braga coordenador do departamento da família em minha igreja, estava procurando um assunto ligado a esse tema e achei esse artigo que considerei de suma importância, desde já tomo a liberdade para responder sua pergunta.
      Cada caso é um caso diferente, cada situação familiar tem que ser vista de modo particular, em seu caso tudo deve ser feito em comum acordo com os dois, e morar no mesmo terreno não está de modo nenhum em desacordo com os princípios cristãos, desde que essa proximidade não seja prejudicial para a sua relação conjugal, Deus continue te abençoando

      Excluir
  34. E quando os pais não "DEIXAM " o casal?!!!

    ResponderExcluir
  35. Olha meu caso q complicado, meu esposo sempre cuidou da mãe, vai na casa dela 2 vezes ao dia e ainda tem um padrinho q é depende dele, q tbm vai na casa dele um dia sim e outro não
    Sempre conversei sobre isso, mas não me ouviu. Pensou q eu queria roubar o lugar da mãe dele. Pronto agora me traiu eu peguei no meu carro com uma mulher sem blusa, e o pior disse q a culpa foi da bebida, pq a mãe estava doente não estava com a cabeça boa, namorei 10 anos casei a 3 e meio e tenho um filho de 1 ano e 8 meses, como suportar tdo isso.
    Sempre trabalhei fora, foi uma boa esposa até fiz as coisas para a mãe dele. E agora estou destruída. Só posso creer q Deus vai me ajudar a viver essa dor, pq não deixo a ninguém.
    Só posso orar e pedir a Deus para passar isso q estou vivendo.

    ResponderExcluir
  36. Eu já quis desistir do meu casamento, são 9 anos de lutas, tenho duas filhas pequenas, minha sogra faz da nossa vida um inferno desde o início do casamento, na frente do filho dela é uma coisa por trás é outra, manipula ele, fala mal de mim depois pede desculpa, até na quantidade de filhos que nós vamos ter é ela é quem decide, ela trata mal meus sobrinhos, eu não suporto mais ela, meu casamento está desgastado eu estou adoecendo, ela é falsa e invejosa, manda indiretas para meu esposo que companheiros são os pais, que prioridades são os pais, ela excluiu a nossa família.

    ResponderExcluir
  37. E quando os pais são bem idosos e o marido é que dá assistência médica
    E a esposa não quer eles morando perto dificultando esse apoio.
    O que fazer? Ela inclusive já quis cuidar da mãe dela dentro de nossa casa e eu nunca fui contra pelo contrário.

    ResponderExcluir
  38. Muito bom o artigo!
    Eu me casei vai fazer 3 anos, logo que me casei meu pai que já sofria de mal de Parkinson a situação dele piorou, tem vezes que ele fica um tempo com crises , ele tem os cuidados da minha mãe e minha irmã, mas as 2 sozinhas as vezes não conseguem cuidar dele, tipo levar para o banho, as vezes ele sofre de insônia e as 2 ficam dias sem dormir para ficar de olho nele, eu desde quando casei sempre vou lá , pois moro perto. Vou pela manhã levo pão, a tarde ajudo no banho e quando tem crise as vezes durmo lá para revezar já que minha mãe e irmã ficam cuidando dele a grande parte do tempo. Minha esposa acha que dou mais valor a eles do que ela, mas eu só vou lá mesmo por consideração em ajudar as 2 com os cuidados com o meu pai. Será que estou fazendo errado em me dividir para ajudar minha família e cuida da minha esposa ao mesmo tempo?

    ResponderExcluir

Postar um comentário

O que você pensa é importante para nós. Deixe aqui seu comentário.

Postagens relacionadas