Como enfrentar problemas graves no casamento


Uma das coisas que mais me alegram na Bíblia, e fazem com que eu me sinta amada e aceita por Deus, é perceber como as histórias nos foram contadas. Deus em sua soberania poderia ter ocultado todos os episódios difíceis e situações adversas que aconteceram com o seu povo e apresentar-nos apenas histórias perfeitas sobre pessoas perfeitas. Mas Ele não fez isso. E sabe por quê? Por amor.

Ele sabe que somos falhos, que erramos mas do que devíamos ou gostaríamos e que jamais nos identificaríamos com padrões de perfeição porque afinal nossas vidas passam longe disso não é mesmo?

E se você está enfrentando algum problema em seu casamento e tem se mantido fiel ao Senhor, creio que algumas vezes você pergunta a Deus, ou ao menos pensa em perguntar:

"Senhor eu sou fiel a Ti, leio a Bíblia, frequento a igreja faço tudo tão certinho, como pode meu casamento está passando por isso?"

Calma, não precisa ficar com vergonha, eu mesma já fiz essa pergunta algumas vezes a Ele e sabe o que mais? Ele sempre me responde com tanto amor que desfaz todas as minhas dúvidas e inseguranças. Por isso quero compartilhar um aprendizado que tive e que certamente vai te ajudar também.

Vamos ver um pouquinho da história de um casal da Bíblia, que em nossos dias atuais seriam um pastor e sua esposa (ele era sacerdote)  mas que enfrentaram um GRANDE desafio para o seu casamento. Leia:

"No tempo de Herodes, rei da Judéia, havia um sacerdote chamado Zacarias, que pertencia ao grupo sacerdotal de Abias; Isabel, sua mulher, também era descendente de Arão. Ambos eram justos aos olhos de Deus, obedecendo de modo irrepreensível a todos os mandamentos e preceitos do Senhor. Mas eles não tinham filhos, porque Isabel era estéril; e ambos eram de idade avançada." Lucas 1:5-7 (NVI )

Mas o que podemos aprender com eles para lidarmos com os nossos próprios problemas e crises em nosso casamento?

1. Temer a Deus não nos isenta de problemas mas nos ensina a enfrentá-los 

Ambos eram justos aos olhos de Deus, obedecendo de modo irrepreensível a todos os mandamentos e preceitos do Senhor. Mas eles não tinham filhos, porque Isabel era estéril; e ambos eram de idade avançada.

Eles temiam a Deus, mas tinham problemas. Queridos achar que pertencer a Cristo fará viver isento de problemas é uma falsa teologia. Pertencer a Cristo não te isenta de problemas, mas te proporciona uma força e sabedoria para enfrentá-los. Rebelar-se contra Deus e achar que sua vida ficará melhor sem Ele é um erro fatal.

Dá para imaginar o tamanho do problema desse casal? Se você luta com a infertilidade no seu casamento sabe como isso é desgastante e como afeta o seu casamento. Imagina naquela época onde ser estéril era sinal de maldição e onde era permitido ao marido deixar a esposa e casar-se com outra para ter descendência. Minha admiração por esse casal cresceu muito depois desse estudo pode acreditar.

2. Usar a dificuldade como ferramenta para se aproximar mais um do outro.

O amor de Zacarias por Isabel ia além da dificuldade da esterilidade eles permaneceram juntos apesar do problema.

3. A oração nos abre portas de vitória

"Mas o anjo lhe disse: "Não tenha medo, Zacarias; sua oração foi ouvida. Isabel, sua mulher, lhe dará um filho, e você lhe dará o nome de João." Lucas 1:13

Leu bem o versículo acima? Leia novamente. Leu? Quando o anjo veio falar com Zacarias o que ele disse? Isso mesmo: "A sua oração foi ouvida". Ou seja, mesmo diante de um problema irreversível da época, Zacarias orava a Deus por um filho, ele não optou pelo caminho "mais fácil" que o mundo oferecia - deixe sua mulher e case-se com outra. Ele amava sua esposa e servia a um Deus poderoso. Certamente sua fé era fortalecida quando lia os Escritos e via o relato de Isaque e como ele orou por sua esposa também estéril e como Deus o havia respondido.

Queridos, não sei se vocês estão atravessando algum problema grave em seu casamento, mas eu sei que através da oração vocês podem obter vitória.

4. Continuar fiel a Deus e rejeitar as sugestões do mundo nos dá a vitória

"Quando se completou seu período de serviço, ele voltou para casa.
Depois disso, Isabel, sua mulher, engravidou e durante cinco meses não saiu de casa.
E ela dizia: "Isto é obra do Senhor fez! Agora ele olhou para mim com favor, para desfazer a minha humilhação perante o povo. " Lucas 1:23-25

Dá para imaginar a alegria deste casal depois de anos de vergonha, humilhação e dor? Eles triunfaram. Eles venceram para ensinar a mim e a você que não importa o problema que possamos atravessar Deus é sempre fiel para nos conduzir em triunfo se tão somente confiarmos totalmente nele.

Que Deus possa falar poderosamente ao seu coração através desse artigo. Eu creio na sua vitória. Se estiver precisando de alguém mais para juntar-se nessa batalha com você pelo seu casamento, conte comigo. Deixe seu nome e do seu cônjuge aqui nos comentários que estarei orando por vocês. Se preferir pode me enviar um e-mail com seu pedido de oração e vamos travar juntos esta batalha.
Que Deus em Cristo vos abençoe.

Comentários

Postagens relacionadas