"Isaque estava em Gerar já fazia muito tempo. Certo dia, Abimeleque, rei dos filisteus, estava olhando do alto de uma janela quando viu Isaque acariciando Rebeca, sua mulher."
Gênesis 26:8
Recentemente uma propaganda de um conhecido banco traz o foco para a importância do abraço e sabemos que isto é verdade. O abraço acolhe, conforta, aproxima, apoia. O abraço é toque.
E quão importante é o toque no casamento, porém o mais incrível é saber que infelizmente deixamos que toda aquela necessidade química que possuíamos um pelo outro antes do casamento (a necessidade de tocar, de estar junto) vá aos poucos sendo esquecida e quase deixada de lado após o casamento.
No livro As 5 Linguagem do Amor de Gary Chapman, ele aborda o toque físico como uma das 5 linguagens do amor e eu acredito nisto e acredito mais: mesmo que o toque físico não seja sua primeira linguagem de amor você e seu cônjuge necessitam dela.
No capítulo 26 verso 8 de Gênesis vemos que Isaque estava acariciando sua esposa de tal forma que o rei descobriu que ambos eram casados. O que isto nos ensina?
Que precisamos manter acesa em nosso casamento a arte de tocar. É fácil deixá-la de lado com o passar dos anos e da estressante rotina diária, porém se fizermos disso um propósito, uma meta para nosso casamento certamente começaremos a colher benefícios.
Resgate o toque no seu casamento, crie momentos para que ele aconteça mesmo que no princípio seja de forma intencional até que ele comece a tornar-se natural.
Algumas maneiras de praticar o toque físico:
- Ande de mãos dadas.
- Coloque a mão sobre a mão do seu cônjuge enquanto tomam um café
- Beije
- Envolva num abraço antes de sair ou quando chegar em casa.
- Afague os cabelos
- Beije
- Faça uma massagem
- Assista TV aconchegados um ao outro
- Beije
- Apoie a cabeça no ombro do seu cônjuge e contemplem o pôr do sol
- Entrelace as mãos
- Beije
- Faça carinho no rosto
- Desenhe uma linha imaginária com beijos que comecem atrás da orelha e terminem na nuca
A palavra "beije" foi repetida algumas vezes propositadamente por saber que muitos casais também deixam o beijo de fora dos seus relacionamentos, o que é uma pena.
Enfim busque maneiras de trazer para seu casamento a linguagem do toque físico e comece a perceber o aumento da intimidade e benefícios físicos que ele pode proporcionar a você e ao seu casamento como um todo.
Você pode gostar de ler também o desafio de 15 segundos
Comentários
Postar um comentário
O que você pensa é importante para nós. Deixe aqui seu comentário.