Como estudar personagens da Bíblia

estudando personagens da bíblia

Olá amadas, tem sido uma benção poder estudarmos a Bíblia juntas e hoje quero incentivar você a ir além nos seus estudos da Bíblia, que tal começar a estudar os personagens que nela se encontram?

 O que é um estudo de personagens da Bíblia?

É concentrar-se em uma pessoa que aparece na Bíblia e estudá-la de forma mais detalhada, aprendendo com seus erros e acertos, lutas e vitórias. Através desse tipo de estudo podemos aprender com pessoas reais como elas se relacionavam com Deus e como enfrentavam seus desafios diários.

Como fazer esse tipo de estudo?

Bom existem várias maneiras de fazer isso, mas eu vou compartilhar a maneira que eu faço e como eu sou uma pessoa que ama anotar, escrever, grifar etc. Eu criei um questionário para me guiar enquanto vou fazendo meu estudo (e claro vou compartilhar com você aqui).

A primeira coisa que faço é escolher o personagem que vou estudar e buscar todas as referências bíblicas sobre ele, ou seja, faço um mapeamento de todos os livros, capítulos e versículos que mencionam esse personagem.

Depois faço a leitura dos textos que encontrei e vou fazendo marcações que julgar importantes. Logo a seguir preencho a primeira parte do questionário com as informações encontradas.

Em seguida faço um pequeno resumo desse personagem registrando com minhas palavras o que eu descobri sobre ele ao ler sua história. Depois preencho a parte que descreve como esse personagem é conhecido, aqui tento fazer isso em uma frase. O resumo concentra-se em uma visão geral da história e agora me concentro em pontos específicos.

Agora é hora de listar os pontos fortes e vitórias e pontos fracos e desafios desse personagem, aqui vou em busca de ações em sua vida que demonstraram sua força ou fraqueza.

Outro ponto importante a observar é como esse personagem aponta para Cristo em sua trajetória de vida. Isso pode ocorrer através de uma ação, atributo, comportamento, linhagem etc. E para concluir eu listo o que aprendi com esse personagem, o que ele fez no seu relacionamento com Deus que posso fazer ou devo evitar? Como cresceu na fé? Como enfrentou desafios e como posso aplicar isso hoje?

E assim concluo meu estudo de personagem da Bíblia. Lembrando que alguns personagens podem ser estudados em poucas horas, enquanto outros você poderá levar alguns dias para mergulhar completamente em sua vida e não tem problema algum. Eu sempre gosto de lembrar que estudar a Bíblia não é algo que devamos fazer de forma apressada, então leve o tempo que precisar para concluir um personagem para só depois passar para outro.

Agora é só baixar o seu guia de estudo e começar a mergulhar nas Escrituras:

E para aprender ainda mais eu te convido a assistir lá no canal como fiz o meu estudo sobre Rute passo a passo.






Comentários

Postagens relacionadas