Como praticar a gratidão

gratidão

Gra.ti.dão: a qualidade ou sentimento de ser grato ou agradecido.

Tenho certeza que você já ouviu falar sobre os benefícios da gratidão em algum artigo ou vídeo na Internet ou até mesmo em rodas de conversa, quem sabe até tenha ouvido sobre gratidão em algum sermão em sua igreja.

Mas a grande questão é: será que realmente sabemos ser gratas? Será que acreditamos na força e no poder da gratidão ou pensamos que não passa de mais uma ideia de confissão positiva que está tão presente em nosso tempo?

A verdade amada é que a gratidão é sim algo poderoso e foi ensinada pelo próprio Senhor Jesus como no caso conhecido da cura dos 10 leprosos, onde apenas 1 volta para demonstrar gratidão (Lc 17.11-19) a própria ciência vem alertando as pessoas sobre o benefício de desenvolver uma vida cheia grata.

“Pesquisas do psicólogo Robert Emmons, da Universidade da Califórnia em Davis, autor de Thanks!: How the New Science of Gratitude Can Make You Happier  (Obrigado!: Como a Gratidão Pode Torná-lo Mais Feliz), mostram que o simples ato de manter um diário de gratidão – escrevendo regularmente breves reflexões sobre momentos pelos quais somos gratos – pode aumentar significativamente o bem-estar e a satisfação com a vida.” (Fonte: happify)

E vou confessar algo para você, não sou o tipo de pessoa que consegue praticar a gratidão diariamente, na verdade existem dias que infelizmente meus olhos só querem se voltar para os obstáculos e dificuldades da vida e foi assim que percebi que preciso ser mais intencional na prática diária da gratidão se eu desejar ver mudanças em minha vida.

 Acredito que com intencionalidade podemos tornar a gratidão um hábito na nossa incrível jornada chamada vida. Então vou compartilhar aqui 3 maneiras de praticar a gratidão e eu espero que elas possam te ajudar como eu espero que ajudem a mim também.

Comece um diário de gratidão - E aqui começa minha jornada que falhou até que eu entendesse porque falhou. Quando ouvi falar sobre diário de gratidão (escreva pelo menos 5 coisas pelas quais pode ser grata todos os dias) eu me sentava em frente ao meu caderno e simplesmente escrevia: obrigada pela minha casa, meu casamento, minha saúde e blá, blá, blá... Era um exercício vazio e sem significado e sinceramente não me levou a cultivar um coração grato. 

Então deixei de lado, até que li alguém explicando sobre o diário e dizendo que precisamos ser mais específicas sobre o que estamos agradecendo. Por exemplo, ao invés de escrever sou grata pelo alimento, escrever: hoje eu agradeço pelo delicioso bolo de chocolate que fiz para minha família ou ao invés de dizer agradeço pelo meu casamento dizer, agradeço por meu esposo ter pegado um copo com água pra mim enquanto eu estava ocupada sem pensar em me hidratar. Percebe a diferença?

Saia do óbvio - precisamos forçar nossa mente a ser grata além do que está bem diante de nós. Quando foi a última vez que você olhou para o céu ao amanhecer e agradeceu por mais um dia? Ou apreciou um pôr-do-sol e agradeceu pelo belo espetáculo de cores? O nosso dia está cercado de coisas boas e belas para que possamos ser gratas. Esteja atenta a elas e agradeça!

Reflita sobre o que a bíblia diz sobre gratidão - a algum tempo criei um devocional com 31 versículos sobre gratidão, onde eu poderia refletir sobre o versículo e responder algumas questões práticas sobre o tema e vou dizer a você, isso fez a diferença. Olhar a gratidão através da perspectiva de Deus pode mudar e muito nossa maneira de sermos gratas.

Essas são apenas algumas maneira de incentivar sua vida dia após dia a desenvolver uma vida que tem um coração que transborda gratidão. Agora conta pra mim, você é uma mulher que cultiva um coração grato? 

Comentários

Postagens relacionadas