Qual horário você é mais produtiva?

horário produtivo

Nós somos seres cíclicos e perceber isto faz toda diferença. Nenhum ser humano consegue manter o mesmo nível de energia o dia todo, e conseguir reconhecer os momentos do dia em que somos mais produtivos nos levará a um caminho de excelência.

Descobrir em qual horário do dia seus níveis de energia estão mais elevados pode ser a chave que falta para que você consiga ser mais produtiva, e acredite fazer mais em menos tempo. Talvez você já saiba se é uma pessoa matutina, vespertina ou noturna ou talvez nunca parou para pensar sobre isso. No entanto hoje eu te convido a olhar mais para você mesma e começar a mudar muita coisa em sua rotina diária.

Quando descobrimos nosso nível de pico de energia é possível ajustar as tarefas que exigem mais de nós para esses momentos. Isso significa que você não fará nada o resto do dia? Não! Você estará apenas distribuindo suas demandas de maneira mais eficaz e vai começar a ver como sua procrastinação na verdade poderia ser apenas uma falta de conhecimento de si mesma. Vou explicar melhor usando meu exemplo para ilustrar.

Sou uma pessoa totalmente matutina, meus maiores níveis de energia e concentração estão no período da manhã, a tarde minha "bateria" começa a descarregar aos poucos e a noite, ah a noite, sinceramente, não conte comigo pra nada! Por esse motivo eu gosto de colocar as tarefas que exigem mais de minha atenção e esforço para o período da manhã por exemplo: produzir conteúdo para o Blog e redes sociais, criar designer para postagens, planejar cursos etc.

A tarde eu prefiro fazer coisas que não precise me concentrar tanto, então faço algumas tarefas do lar, tarefas criativas algo mais leve. E a noite é só relaxar mesmo.

Para te ajudar a identificar seu horário mais produtivo observe esses três pontos:

1. Mantenha um diário - procure registrar por 3 semanas (é o tempo necessário para se identificar hábitos) suas atividades e como se sente em cada período do dia, por exemplo você pode até atribuir notas no decorrer dos dias: pela manhã foco 6; energia 8; e assim todos os dias até o final das 3 semanas. Depois dê uma olhada cuidadosa e perceba em qual período seus níveis de concentração e energia estavam mais alto.

2. Experimente. Se acha que fazer um relatório em um diário não é seu estilo faça um experimento, mais uma vez você precisa fazer isso por 3 semanas. Faça alguma tarefa que demande muito foco e energia sua por uma semana sempre pela manhã e veja como se sente. Repita o processo na semana seguinte só que fazendo isso a tarde e na outra semana a a noite. Ao final das 3 semanas perceba em qual horário foi mais fácil para você realizar aquela tarefa.

3. Entenda que seu ambiente afeta sua produtividade. Uma mulher matinal que tem um bebê em casa e passa noites mal dormidas para cuidar dele, é certo que a manhã não será nada produtiva no dia seguinte, afinal uma boa noite de sono é fundamental para um dia produtivo.

Agora que sabe como identificar seu horário produtivo é só começar e assim que descobrir começar a ajustar seu cronograma de tarefas de acordo com seus picos de produtividade. Agora conta pra mim, você já sabe em qual período é mais produtiva?

Comentários

Postagens relacionadas