Progresso ou perfeição? O que é realmente importante.

feito-ou-perfeito

 A maioria de nós já se deparou com questões do tipo:

  • Não tenho tempo para limpar a cozinha toda agora então nem vou começar.
  • Se for para varrer o chão de qualquer jeito é melhor nem fazer.
  • Só vou organizar a gaveta de roupas íntimas quando tiver os acessórios de organização adequados.
E assim a vida vai passando com coisas sendo adiadas porque não temos "tempo" para fazê-las com perfeição. Em outras situações as mulheres se sobrecarregam pois não conseguem pedir ajuda ao marido e aos filhos pois eles não fazem as coisas tão perfeitas como só ela sabe fazer.

Enfim, a perfeição que se transforma em perfeccionismo pode acabar com sua paz.

Uma das definições de perfeccionismo diz que ele é a tendência de estabelecer padrões tão elevados que não podem ser alcançados ou são alcançados com grande dificuldade. Você pode passar uma vida pressa a este sentimento e privar a si mesma da liberdade de viver o progresso.

Essa necessidade de perfeição pode estar associada:
  • ao medo do fracasso - não acho que farei tão bem como deveria então não vou tentar para evitar o fracasso.
  • crenças limitantes da infância - quando cresceu ouvindo que tudo que você fazia não estava "perfeito". Pediam para você arrumar a cama, mas sempre arrumavam de novo porque seu trabalho não foi bom o suficiente.
Circunstâncias como esta podem estar refletindo hoje em quem você é e na maneira como lida com sua casa, carreira e até mesmo com sua família (cuidado para não estar repetindo com seus filhos o que fizeram com você). A busca pela perfeição atrasa você.

o progresso está muito mais focado na jornada. Segundo o dicionário progresso significa avanço, movimento para frente, ação ou resultado de progredir. Uau! Que definição libertadora.

Quando você decide limpar o fogão e a pia mesmo sem ter tempo de limpar toda cozinha você está progredindo, quando decide passar uma vassoura rápida pelo centro da casa mesmo sem arrastar todos os móveis você está progredindo, avançando um  pouco por vez.

Diferente da perfeição que paralisa, o progresso é motivação para continuar, é celebrar as vitórias mesmo que pequenas. É sentir-se grata pelos filhos que arrumaram a cama do jeito deles e a cada dia eles irão ficando melhores pois estão praticando estão vivendo o processo do progresso.

Progresso tem haver com apreciar a jornada, aprender com cada experiência, não se sobrecarregar e sim viver. A perfeição é exaustiva, o progresso é revigorante.

Agora conta para mim, como você costuma ver as coisas? Você escolhe o progresso ou a perfeição?


Comentários

Postagens relacionadas