Como melhorar o relacionamento com a sogra

relacionamento com a sogra

Você se apaixonou por aquele belo rapaz, começaram a namorar e a cada dia sua certeza de que ele era o homem dos seus sonhos crescia. Veio o noivado e enfim o casamento.

Porém, o que muitas noivas parecem não perceber durante este processo é que o príncipe de suas vidas tem família, ele tem mãe. Então, após o casamento algumas questões parecem ter surgido "do nada" e querem minar o seu casamento dos sonhos.

Como eu não percebi que minha sogra era assim? Você se pergunta. 

Como ela pode ser tão manipuladora, fingida entre outros adjetivos que não vou usar por aqui. 

Quem ela pensa que é para querer dar palpites em como cuido da minha casa e dos meus filhos? Você continua.

Eu realmente não sei como é o seu relacionamento com sua sogra, o que eu sei é que ele não precisa virar motivo de constante atrito em seu casamento a ponto de prejudica-lo. Existem muitos mitos e verdades entre a relação de sogras e noras, todavia acredito que muitos relacionamentos não saudáveis acontecem por mulheres mal resolvidas estarem na situação, seja sogra, seja nora. 

Para te ajudar quero compartilhar 6 dicas que podem te ajudar a melhorar sua relação com sua sogra, esteja ela no nível que estiver. Pronta para começar?

1. Tente conhecê-la

Você já parou para tentar conhecer um pouco mais sobre a mãe do seu esposo? Como ela foi criada, o relacionamento dela com os pais, o relacionamento dela com a sogra - sim, sua sogra tem sogra. Conhecer mais afundo a mãe do seu marido pode abrir seus olhos em relação a muitos dos comportamentos que ela tem, sejam bons ou não.

Buscar conhecê-la além da superfície pode ajudar muito.

2. Seja educada sempre.

Não importa a maneira como sua sogra trata você, seja responsável por suas atitudes e sempre seja educada. Diga obrigada, com licença e por favor sempre que necessário, não importa a forma como ela irá reagir a sua educação. Você e somente você é responsável por suas atitudes, então nunca, em hipótese alguma deixe de ser educada.

3. Aceite, ela é a mãe do seu esposo.

Este é um fato que não vai mudar. Você não pode excluí-la da vida de vocês isso não seria justo com seu esposo. Pense se ele fizesse o mesmo com sua mãe como você se sentiria. Você pode estar pensando: Mas calma aí, minha mãe é muito melhor que ela. 

Para você amada, para o seu marido ela também é sogra. 

Por isso, é tão importante buscar no que depender de você manter a paz neste relacionamento com sua sogra.

4. Escolha suas batalhas.

Muitas coisas que sua sogra vai fazer ou dizer irão com certeza te tirar do sério, mas será que realmente vale brigar por tudo? Já pensou como seria melhor se quando ela tentasse dar uma "cutucada" em você com alguma situação, você simplesmente ignorasse o comentário? Imagine como ela poderia mudar de comportamento percebendo que as coisas que ela diz não estão mais afetando você. 

Sei que isto não é fácil, mas é possível acredite.

5. Converse com seu marido.

Aqui entra um ponto muito importante nesta situação. Você precisa conversar com seu marido sobre como o relacionamento entre você e sua sogra tem sido...digamos...tenso. Agora preste muita atenção, você vai estar falando da mãe dele então cuide com suas palavras. Por mais que deseje dizer coisas duras sobre ela, seja sensata. Faça-o perceber que agora vocês estão construindo um lar e que algumas coisas não estão deixando você confortável. Diga que acredita nele como líder do lar e espera que ele possa ter uma conversa com a mãe para limitar a interferência dela no relacionamento de vocês.

Agora um lembrete: dependendo da forma como seu marido foi criado ele pode ter PAVOR, isso mesmo PAVOR de conversar com a mãe e expor algo dessa natureza. Seja paciente e ao mesmo tempo vá reafirmando todos os dias a capacidade dele de liderar o lar e estabelecer limites.

6. Ore por ela.

De tudo que falei até agora este é o ponto mais importante para ter um relacionamento saudável com sua sogra. Apresente-a aos pés do Salvador. Ninguém a conhece melhor que Ele e não há ninguém que possa mudar um coração como Ele pode.

Não ore pedindo que Deus transforme sua sogra conforme sua vontade, mas peça que Ele transforme-a segundo a boa, agradável e perfeita vontade dEle. Clame também para que Deus lhe conceda sabedoria e graça para tratar com ela e verá seu próprio coração se transformar a medida que ora por ela.

Bom amadas, sei que em muitas situações esse pode ser um relacionamento difícil em seu casamento que vem se arrastando há anos, mas não desanime. Pegue as dicas de hoje e comece a trabalhar em cada uma delas, principalmente orando e você verá muitas mudanças começarem a acontecer.

Agora conta para mim nos comentários você luta ou já lutou com este relacionamento entre sogra e nora?

Comentários

Postagens relacionadas