Torne sua organização mais eficiente

organização eficiente 

Certamente todas nós desejamos facilitar o gerenciamento dos nossos dias e isso é algo excelente. Podemos sim otimizar nossas tarefas para que possam ser realizadas com eficiência e com um menor tempo de execução, principalmente quando essas tarefas estão relacionadas ao nosso lar.

E foi assim, procurando otimizar cada vez mais meus dias e a maneira como gerencio meu lar que me deparei com o conceito 5 S.

Mas o que é o conceito 5 S?

Esta foi uma metodologia criada no Japão (me parece que pela fábrica da Toyota), com o objetivo de maximizar o tempo e os esforços dos funcionários, bem como limitar o desperdício e garantir qualidade. Não é fantástico?

Ele está baseado em 5 palavras japonesas: Seiri, Seiton, Seiso, Seiketsu e Shitsuke.

Agora como podemos utilizar este conceito em nosso lar, já que não somos uma indústria? É isso que eu quero compartilhar com você hoje.

1. Seiri (classificação)

Você vai começar a organizar seu lar classificando os itens que há em cada cômodo da casa, guardando apenas o que é necessário, ou seja, nada de acumulo.

Sempre falo por aqui que temos uma quantidade enorme de coisas em nossa casa que realmente não precisamos ou não usamos a muito tempo e estão lá, só acumulando e dificultando a ordem. Então o primeiro passo é livre-se do desnecessário.

2. Seiton (organizar)

Agora que você deixou apenas o necessário, ou seja itens que realmente usa e são úteis a casa e a família é hora de organizar. Cada coisa precisa ter seu lugar.

Organizar não é apenas guardar, é distribuir os itens de cada cômodo de acordo com sua funcionalidade e utilidade. Isto torna-se muito mais fácil quando a etapa de classificação já foi feita.

3. Seiso (Brilhar)

Parece óbvio que devemos limpar nossa casa e mantê-la limpa, certo? O que acontece é que falhamos na manutenção diária dessa limpeza e isto nos custa tempo quando decidimos fazer tudo de uma única vez.

Agora que todas as coisas em sua casa estão no devido lugar e a organização foi feita, é hora de limpar. Faça uma limpeza detalhada em cada cômodo (um por semana como ensina a Flylady) e quando tiver terminado é só atentar para a manutenção diária. 

Usou, limpou. Tirou, guardou. Derramou, enxugou etc.

4. Seiketsu (padronização)

Esse processo pode até estar próximo ao da organização. aqui você irá criar um padrão para que todos na casa saiba onde estão as coisas, como encontrá-las facilmente e como devolvê-las ao lugar certo após o uso.

Esse processo é o que irá ajudar a manter o trabalho feito anteriormente.

5. Shitsuke (sustentar a prática)

Esse passo é o processo final que garantirá que a casa não volte a ser o que era antes de começar o trabalho duro. Sabemos como é fácil trazer coisas e mais coisas para casa entre outros padrões que rapidamente colocariam todo o trabalho a perder por isso o 5 S é fundamental.

Agora é hora de sempre revisar cada cômodo e garantir que os outros 4 s estão sendo aplicados efetivamente todos os dias.

Então amada este conceito pode ajudar bastante não apenas na organização do lar, mas na organização das demais áreas de sua vida. 

Já conhecia este conceito, está pronta para começar? Conta pra mim nos comentários.

Comentários

Postagens relacionadas