Comunicação de valor no casamento

comunicação no casamento


A comunicação costuma ser a maior queixa dos casais em qualquer aconselhamento e mesmo quando a queixa não é a comunicação percebo que o problema em questão existe por falta de comunicação. 


Muitos casais não conseguem entender para onde foi o diálogo leve e divertido que mantinham na fase de namoro e noivado e que parece simplesmente ter desaparecido com o casamento. 


A verdade é que o casamento não mata o diálogo, os casais apenas precisam perceber que suas vidas agora estão em um outro nível e que no tempo de namoro e noivado o diálogo era puramente romântico e na intenção de conhecer um pouco mais o outro. Com o casamento, porém o diálogo muda pois ambos estão agora envolvidos em uma rotina diária muitas vezes estressante e que pode cobrar um preço caro se o casal não trabalhar bem sua comunicação. 


Por isso, na postagem de hoje quero trazer para você 5 dicas sobre como começar a trabalhar uma comunicação de valor em seu casamento e fortalecer os laços ainda mais com o seu cônjuge. 


1. Comecem separando um tempo para isto. 


Exatamente é preciso agendar um tempo para ter uma conversa de valor com seu cônjuge agora, sabe por quê? Porque antes do casamento você tinham encontros regulares, muitos deles agendados e agora que estão casados as demandas podem sufocar a intimidade de vocês se não escolherem ser intencionais. Então separem um tempo na agenda e façam desse momento um momento gostoso, podem escolher ir a um café tranquilo para conversar mais livremente ou em casa mesmo, após as crianças irem para a cama – se tiver filhos. Preparem uma bebida que apreciem e mergulhem com intencionalidade no mundo um do outro. 


2. Paralise as distrações. 


O momento de conversar não deve ser cheio de interrupções - por isso crianças na cama ou saiam para um lugar tranquilo. Outra coisa que deve ser feita é deixar o celular em modo avião e longe de vocês e não esqueça de desligar a TV. 


3. Utilize a conversa verbal e não verbal. 


Quando estiverem conversando procurem manter olho no olho, uma postura relaxada – nada de ficar com braços cruzados, verificar o relógio toda hora ou virar os olhos enquanto seu cônjuge fala. Seu corpo também faz parte da conversa por isso além de manter olhos nos olhos acene afirmativamente com a cabeça, roque delicadamente a mão ou o ombro e assim comunique que você está integralmente dedicado e envolvido na conversa. 


4. Cuidado com as palavras. 


Entenda não se conversa com seu marido como quem conversa com uma amiga. Seu marido é seu amigo, mas é homem, e homem possui um estilo diferente de conversa. Da mesma forma marido, sua esposa não é seu colega de trabalho ou companheiro da equipe de futebol. Seja específica, evite “ler a mente”, evite usar frases com VOCÊ e use EU. Escolha as palavras com sabedoria e tente encontrar o caminho do coração do seu cônjuge através das palavras. 


5. Ouça. 


Muitos casais esquecem que ouvir é uma parte importantíssima da comunicação. Aprenda a ouvir seu cônjuge com atenção como mencionado no tópico 3, sem ficar na defensiva e sem julgamentos. Muitos casais deixaram de conversar porque nas vezes que tentaram fazer isto oi não foram ouvidos ou foram julgados. E lembre-se nem sempre que seu cônjuge deseja conversar sobre algo que está em seu coração ele/ela espera receber um conselho. Então antes de ofertar um você pode perguntar se o outro gostaria de ouvir sua opinião. 

 

Eu espero ter ajudado você e seu cônjuge a retomar o diálogo de valor em seu casamento e que ambos desfrutem das bênçãos de um relacionamento forte e saudável. 

Precisando de um aconselhamento? Envie um e-mail para ministerioenalce@hotmail.com.br  


Comentários

Postagens relacionadas