O capacete da salvação - Armadura de Deus - Semana 07

o capacete da salvação

Olá amadas chegamos a sétima semana do nosso estudo e a cada parte da armadura que estudamos novas verdades vão sendo acrescentadas ao nosso coração. Como está o seu estudo? Conta pra mim nos comentários que eu quero saber como você está fazendo quais recursos está utilizando, vai ser muito bom saber um pouco mais sobre seu estudo.

Hoje nós vamos aprofundar nosso conhecimento sobre o capacete da salvação, mas eu quero te convidar, caso esteja chegando agora em nosso estudo a clicar aqui e poder baixar seu diário gratuito e acompanhar as semanas de estudos anteriores.

Minhas descobertas

Nem é necessário nos lembrarmos dos capacetes usados pelos soldados romanos na época do apóstolo Paulo para entendermos a importância de um capacete. Quantos ciclistas e motociclistas dos nossos dias poderiam estar vivos caso estivessem usando um capacete quando sofreram um acidente?

Para que serve um capacete?

Esta talvez seja uma pergunta com uma resposta bem óbvia, certo? Para proteger a cabeça contra golpes ou impactos.

Mas, como eram os capacetes romanos?

Eram conhecidos como gálea, sua forma passou por transformações ao longo do tempo e por conta de sua produção ser feita totalmente artesanalmente não existia uma padronização. Apesar de ser o último item a ser colocado no soldado, sair sem ele era como uma sentença de morte.

O que é a salvação?

É receber libertação. Para o cristão é receber a libertação do pecado (Rm 5.8-10). Assim sendo todo ser humano precisa ser salvo, isto significa que necessitamos de um salvador e este é Jesus Cristo, o Senhor!
A salvação não pode ser conquistada por nossas obras ou nossos esforços próprios, ela é um dom de Deus.

Por que capacete da salvação?

Paulo escolhe o capacete para ilustrar a necessidade que temos de manter nossas mentes protegidas. A função do capacete é proteger a cabeça e a salvação fará o mesmo por nossa mente livrando do desânimo e do desespero que afligem este mundo. Precisamos ser renovados no nosso modo de pensar (Rm 12.2) e saber que pela salvação passamos a ter a mente de Cristo (1 Co 2.16).
Pela nossa salvação também temos a capacidade dada por Cristo a nós de levarmos todos os nossos pensamentos a obediência dEle (2 Co 10.5)

O capacete também protegia a visão do soldado, o capacete da salvação manterá nossos olhos em Cristo sem desviar.

Então por que devemos romar o capacete da salvação:
  • Par nos manter no foco
  • Para guardar nossa mente
  • Para estar firme contra os ataques do mal
Por isso minha amiga, tome posse da sua salvação em Cristo Jesus, tome o capacete da salvação, não olhe para as circunstâncias e avance firme mantendo os olhos firmes até sua volta para o lar.


Comentários

Postagens relacionadas