Como conversar sobre finanças no casamento


finanças no casamento

Se existe um fator que causa tensão na maioria dos casamentos este fator é o dinheiro e não se engane acreditando que ele é um problema apenas para casais com as contas no vermelho, lidar com o dinheiro é para muitas pessoas algo difícil e quando acontece a junção das finanças no casamento podemos ter uma receita para brigas e desentendimentos constantes e se não cuidado pode acabar levando ao divórcio. 


Mas por que as finanças são uma questão tão delicada no casamento? 


Bom a princípio poderíamos dizer que isto vem desde a nossa infância, a maneira como fomos ensinados, ou não, a lidar com o dinheiro vai impactar diretamente nossa vida adulta e consequentemente nosso casamento. A maioria de nós, principalmente falando a nível de Brasil, não recebemos nenhum tipo de educação financeira, não somos ensinados a poupar e a ter uma relação saudável com o dinheiro isso sem falar na forma como nosso país lida com esta questão apresentando sempre compras com parcelas a perder de vista e crédito cada vez mais fácil, junte todos este pontos a uma população que não foi educada financeiramente e teremos uma receita certa para o naufrágio. 


Existem muitos problemas no casamento causados pela administração do dinheiro desde ser casada(o) com alguém que gasta demais ou com alguém que não abre a mão nem pra dar tchau, até os casais que nem ousam falar sobre finanças justamente para evitar que a mina exploda e os pedaços de seu casamento voem por ai. 


Então na postagem de hoje eu quero trazer para 5 dicas que aprendi buscando conhecimento por conta própria e que são valiosas para começar a haver uma mudança no quesito financeiro em seu casamento. Vamos lá! 


1. É preciso conversar sobre finanças.  


Eu sei este é o passo mais difícil a maioria dos casais fazem do assunto dinheiro um tabu em seu relacionamento e não perguntam nada mais além do essencial como se a conta de energia foi paga ou se a matrícula da escola foi feita. Isso acontece justamente para evitar uma discussão que a maior parte dos casais acaba tendo após tentar falar sobre finanças. 

O que vocês dois precisam entender é que as finanças fazem parte da vida a dois e que não falar sobre elas é como ter um elefante branco na sala então é preciso tirar um tempo e sentar para falar sobre isto. 


Então escolham uma data para falar sobre finanças pelo menos uma vez por mês e tornem este momento algo agradável, se possível sem crianças os celulares para tirar a atenção de vocês. Tomem um café ou um chá enquanto se atualizam sobre as contas um do outro. 


2. Não culpe o outro. 


Um dos motivos dos casais não gostarem de falar sobre finanças é que podem sentir que o outro joga a culpa toda sobre um deles. No casamento é comum ter um que lida melhor com as finanças que o outro, mas isso não significa que o outro seja incapaz ou que as coisas ficam difíceis por conta dele/dela. 


Quando conversarem sobre dinheiro mantenham em mente que vocês são um time e que a partir dali vocês precisam se comprometer a combinar os gastos e a maneira de investir, bem como assumir o pagamento das dívidas juntos. Não é sobre quem fez a dívida, é sobre como vão juntos sair dela e não entrar mais. 


3. Busquem traçar metas juntos. 


Seja para o pagamento das dívidas, a maneira de gastar ou investir vocês precisam aprender a fazer isso juntos. Casamento não funciona com caixa dois. O dinheiro que entra pertence aos dois e consequentemente os dois precisam estar de acordo na maneira como utilizar este dinheiro. Se um de vocês é mais descontrolado com as finanças deve reconhecer isto e deixar que o outro assuma a liderança das finanças sabendo que isto não significará perda, mas ganho para o casal. 


4. Assumam seus erros. 


Quando o orçamento for quebrado por um dos dois, quem cometeu o erro é preciso assumir a culpa e o outro precisa ouvir sem julgar e sim buscarem entender porque aquilo aconteceu e o que podem fazer para que não aconteça novamente. 


5. Façam algo romântico depois.

 

Pode parecer loucura pensar em algo romântico após falar sobre finanças, mas não é. Após a conversa vocês podem desfrutar de um jantar gostoso, assistir um bom filme para relaxar ou fazer qualquer atividade que ambos gostem. Conversar sobre finanças é uma forma de fortalecer o relacionamento e terminar isto de forma agradável vai incentivar para que as conversas continuem acontecendo sem pressão e levando vocês para um outro nível. 

 

Espero que estas dicas possam te ajudar e agora uma dica bônus, busquem educação financeira. Hoje em dia com a internet é possível aprender a lidar com o dinheiro de forma saudável e vocês podem fazer isto juntos. Por exemplo temos os canais no YouTube da famosa Nathalia Arcuri que ensina sobre finanças de forma divertida e eu gosto muito também do conteúdo do Ben Zruel. Dá uma olhada e veja como isto pode ajudar vocês a levarem suas finanças para um outro nível.


Agora vou aguardar sua opinião sobre o assunto nos comentários, deus abençoe sua vida.

Comentários

Postagens relacionadas