Estudo bíblico - Rute - semana 03


estudo bíblico rute

Olá amadas chegamos ao nosso penúltimo estudo sobre o livro de Rute e quantas descobertas temos feito, não é mesmo? Um tesouro só é descoberto quando procurado nas suas profundezas por pessoas diligentes e assim tem sido a cada semana quando mergulhamos em cada capítulo deste pequeno livro.

Se você está chegando agora eu te aconselho a clicar aqui para chegar na introdução do nosso estudo e poder assim baixar o diário de estudo gratuito que liberei pra você, por lá também você encontrará o link com a sequência dos estudos.

Então agora que já estamos com tudo pronto eu quero compartilhar com você o que aprendi esta semana.

Minhas descobertas - Rute capítulo 03

A primeira coisa que chamou minha atenção foi o uso da palavra segurança no verso 1 que é a mesma palavra de origem hebraica utilizada para descanso em Rt 1.9, isto nos ensina que um lar deve ser um lugar de segurança e descanso.

Logo em seguida vejo Noemi exercendo sua missão de mulher mais velha (conf. Tt 2.3-5) instruindo Rute sobre a importância de apresentar-se a Boaz de forma bonita e cheirosa;

Quantas mulheres hoje, mesmo com todo avanço que temos, esquecem como isto é importante para a vida e principalmente no casamento. muitas mulheres após o casamento descuidam completamente da aparência e esquecem que Deus deseja que elas continuem sendo um bálsamo para seus esposos também com sua aparência.

Outro fator curioso no livro de Rute é a instrução de Noemi para que ela se deita-se aos pés de Boaz, isto era comum na cultura da época e simbolizava submissão total. Este ato de Rute revelaria a Boaz uma mulher que não estava fazendo exigências como uma vítima reivindicando seus direitos, mas declarando: eu respeito você, confio em você e ponho meu destino em suas mãos.

É exatamente assim que devemos agir em relação a Jesus. Precisamos entender que nossa total submissão a Ele nos proporcionará a segurança e o descanso que tanto desejamos.

O ato de Rute mostra o caráter de Boaz. Muitos maridos desejam uma esposa submissa, mas não fornecem o tipo de liderança, cuidado e preocupação piedosos como Boaz. Por outro lado muitas mulheres desejam um marido que as ame, se importe com elas e as trate como Boaz tratou a Rute, mas elas mostram o mesmo tipo de submissão?

E para finalizar o verso que sempre me chamou a atenção quando leio o livro de Rute. Seu caráter de mulher virtuosa primeiramente chega a Boaz através do relato dos ceifeiros (Rt 2.5-6), mas agora vemos Boaz testificar o fato pelo que ele mesmo presenciou durante todo tempo que Rute esteve em seus campos durante a época da colheita.

E para finalizar deixo para você esta ilustração do verso 11 em tamanho A5 para colorir e colocar em sua Bíblia 

Agora é a sua vez de contar nos cometários como tem sido fazer este estudo até aqui. Deus abençoe sua vida!

Comentários

Postagens relacionadas