Mantenha seu casamento forte em tempos de crise


Eu não sei como estava seu casamento antes dessa crise do COVID 19 chegar, mas uma coisa é certa independentemente de como ele estava todos os casais vão sentir o impacto desta crise. O que vai diferenciar um casamento de outro será justamente a maneira como cada casal decidirá enfrentar esta situação podendo sair dela ainda mais fortalecidos.

Todo casamento vai enfrentar crises ao longo de sua jornada, algumas leves outras nem tanto como é o caso da que estamos enfrentando agora. O que vocês precisam saber é que é possível passar por este temporal juntos e saírem melhores do que quando entraram nele. 

As tensões em seu casamento podem variar desde o medo de perder o emprego ou o fato de já tê-lo pedido, o medo da situação econômica familiar, o medo da doença em si ou todos eles juntos em um único pacote. Isso é muito difícil! 

O que acontece é que muitos casais por não saber lidar com toda tensão e estresse do momento passam a descontar um no outro todos estes sentimentos o que acaba gerando ainda mais frustração e consequentemente danos ao relacionamento. 

Por isso vamos trabalhar nestas quatro dicas de hoje para que seu casamento possa sair ainda melhor quando todo este vento passar – pois ele vai passar. 

1. Cuidado com as acusações - é muito comum em tempos de crise os casais por não saberem lidar com as tensões começarem a culpar o outro pelas situações adversas. Isso pode ocorrer de forma consciente ou inconsciente. Evite culpar o outro neste momento, pense antes de falar. Afinal você sabe que não é culpa de ninguém. 

2. Deem espaço ao outro – este pode ser um desafio bem grande em tempos de isolamento social onde vocês estão convivendo por uma quantidade tempo que talvez nunca experimentaram antes. Trabalham em casa ou estão sem trabalhar, as crianças estão em casa, a casa tem suas demandas enfim um cenário propício para atritos e desentendimentos. Uma forma de evitar que o casamento sofra com esta pressão é ofertar ao outro tempo sozinho. Deixe que seu esposo (ou esposa) fiquem um pouco no quarto ou na sala fazendo algo que eles gostem por um período de tempo. Enquanto isso vá para outro cômodo da casa (se tiver filhos leve as crianças com você) e faça alguma outra atividade. Intercalem esse período de tempo para que ambos possam desfrutar de espaço para realinhar as forças. 

3. Entenda a maneira do outro lidar com a crise – as pessoas tem formas diferentes de lidar com as situações adversas. Para uns manter-se atualizado e ver notícias sobre o assunto traz algum benefício ou controle da situação (apesar que se deve evitar consumir muita informação sobre a crise para não se sobrecarregar) enquanto outros preferem não saber o que está acontecendo. Uns lidam com tudo com bastante calma e otimismo enquanto outros ficam mais tensos e querem ver o lado mais prático da situação. Nenhuma das duas formas está errada, isso faz parte da diversidade humana em lidar com as situações da vida.Saber como o seu cônjuge lida com estes períodos é fundamental para não apertar certos “gatilhos” que liberam estresse. 

4. Orem juntos – com certeza este é o melhor momento para que vocês como casal busquem juntos o auxílio de Deus. Leiam a Bíblia juntos (mesmo que estejam lendo porções diferentes das Escrituras), ouçam louvores e orem. Coloquem suas necessidades e o que aflige seus corações diante dAquele que tem o real poder para ajudá-los. 

Esses são apenas alguns passos para enfrentar este período de dificuldade mantendo seu casamento saudável em meio a tempestade. E saibam este momento vai passar e a maneira como sairão dele está nas mãos de vocês. 

Para pedidos de oração envie um e-mail para ministerioenlace@hotmail.com.br 

Comentários

Postagens relacionadas