Estudo Bíblico de Ester - Semana 05


Olá amadas, bem-vindas ao nosso último estudo sobre o livro de Ester. Se está é a sua primeira vez por aqui vá até nosso estudo inicial e baixe grátis o diário de estudo bíblico clicando aqui. Lá você também encontra a sequência dos estudos semana a semana.

Semana passada estudamos os capítulos 7 e 8 e deixei uma pergunta para você, pedi que listasse os 10 banquetes ou festas que aparecem registrados no livro. Você conseguiu? Confira a lista:

  1. Festa de 180 dias do rei
  2. Festa de 7 dias do rei
  3. Festa de Vasti
  4. Festa de Ester
  5. Hamã e o rei
  6. Primeiro banquete de Ester
  7. Segundo banquete de Ester
  8. Alegria dos judeus
  9. Vitória nas províncias
  10. Vitória em Susã

Minhas descobertas finais...

O primeiro verso do capítulo 9 já chama de imediato minha atenção mostrando que o mal que havia sido tramado contra os judeus foi desfeito. Isso é maravilhoso!
Vemos Mardoqueu sendo respeitado e temido pelos governantes das províncias que se aliaram aos judeus para defendê-los.

Outro ponto que achei bem interessante é que os judeus não tomaram os despojos após matar seus adversários, mesmo isto tendo sido dado a eles como direito pelo rei (8.11). Eles estavam envolvidos nesta batalha não para enriquecer ou como rebeldia e sim para se defender contra uma injustiça.

A festa do Purim foi instituída como memorial para que os judeus sempre lembrassem de como tiveram livramento em tempo de adversidade. Deus fez isso muitas vezes ao longo da história do seu povo para que sua memória sempre lembrasse dos Seus feitos gloriosos, como a instituição da Páscoa para que os judeus lembrassem do seu livramento do Egito.

E para finalizar vemos o destaque de Ester, uma mulher que viveu em uma época onde ser mulher não lhe dava vez nem voz e mesmo assim com o auxílio de Deus ela chega a uma posição elevada e contribui de forma significativa com a vida do seu povo.

Então não podemos esquecer:
  • Deus é capaz de usar situações adversas e transformá-las em nosso favor;
  • Muitas vezes, nossa memória em tempos de adversidade precisa ser renovada.
  • Ester não esqueceu e abandonou suas origens;
  • Entregue a Deus seus dons e talentos e se coloque a disposição dEle. deus pode usá-la em áreas que você nem imagina;
O livros de Ester nos traz um grande ensinamento: mesmo quando as situações difíceis e sem aparente solução chegarem até nós se confiarmos em Deus, Ele mostrará o caminho do livramento.

E assim encerramos nosso estudo. Ester é considerado o romance da providência em breve vamos estudar o romance da redenção você sabe de que livro estou falando?

Deixa nos comentários quero ver se você acerta.

Deus abençoe poderosamente sua vida e não esqueça de compartilhar o link do nosso Blog com suas amigas. Isso é muito importante para nosso ministério.

Comentários

Postagens relacionadas