Pular para o conteúdo principal

Em destaque

Cartões bíblicos com 10 versículos contra a ansiedade

Estudo Bíblico de Ester - Semana 05


Olá amadas, bem-vindas ao nosso último estudo sobre o livro de Ester. Se está é a sua primeira vez por aqui vá até nosso estudo inicial e baixe grátis o diário de estudo bíblico clicando aqui. Lá você também encontra a sequência dos estudos semana a semana.

Semana passada estudamos os capítulos 7 e 8 e deixei uma pergunta para você, pedi que listasse os 10 banquetes ou festas que aparecem registrados no livro. Você conseguiu? Confira a lista:

  1. Festa de 180 dias do rei
  2. Festa de 7 dias do rei
  3. Festa de Vasti
  4. Festa de Ester
  5. Hamã e o rei
  6. Primeiro banquete de Ester
  7. Segundo banquete de Ester
  8. Alegria dos judeus
  9. Vitória nas províncias
  10. Vitória em Susã

Minhas descobertas finais...

O primeiro verso do capítulo 9 já chama de imediato minha atenção mostrando que o mal que havia sido tramado contra os judeus foi desfeito. Isso é maravilhoso!
Vemos Mardoqueu sendo respeitado e temido pelos governantes das províncias que se aliaram aos judeus para defendê-los.

Outro ponto que achei bem interessante é que os judeus não tomaram os despojos após matar seus adversários, mesmo isto tendo sido dado a eles como direito pelo rei (8.11). Eles estavam envolvidos nesta batalha não para enriquecer ou como rebeldia e sim para se defender contra uma injustiça.

A festa do Purim foi instituída como memorial para que os judeus sempre lembrassem de como tiveram livramento em tempo de adversidade. Deus fez isso muitas vezes ao longo da história do seu povo para que sua memória sempre lembrasse dos Seus feitos gloriosos, como a instituição da Páscoa para que os judeus lembrassem do seu livramento do Egito.

E para finalizar vemos o destaque de Ester, uma mulher que viveu em uma época onde ser mulher não lhe dava vez nem voz e mesmo assim com o auxílio de Deus ela chega a uma posição elevada e contribui de forma significativa com a vida do seu povo.

Então não podemos esquecer:
  • Deus é capaz de usar situações adversas e transformá-las em nosso favor;
  • Muitas vezes, nossa memória em tempos de adversidade precisa ser renovada.
  • Ester não esqueceu e abandonou suas origens;
  • Entregue a Deus seus dons e talentos e se coloque a disposição dEle. deus pode usá-la em áreas que você nem imagina;
O livros de Ester nos traz um grande ensinamento: mesmo quando as situações difíceis e sem aparente solução chegarem até nós se confiarmos em Deus, Ele mostrará o caminho do livramento.

E assim encerramos nosso estudo. Ester é considerado o romance da providência em breve vamos estudar o romance da redenção você sabe de que livro estou falando?

Deixa nos comentários quero ver se você acerta.

Deus abençoe poderosamente sua vida e não esqueça de compartilhar o link do nosso Blog com suas amigas. Isso é muito importante para nosso ministério.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Cartões de Oração para imprimir - Mulheres com Propósito

Olá meninas a postagem de hoje é muito especial para mim pois vou dividir com vocês os cartões de oração que fiz para mim inspirados no filme Quarto de Guerra. São 10 cartões com diferentes passagens bíblicas para necessidades que todas nós temos como ansiedade, medo, dinheiro e mais... Você poderá imprimir em papel com uma gramatura mais grossa e transportá-los para qualquer lugar que for ou colocá-los fixos em sua parede no seu cantinho de oração. Quando oramos a Palavra estamos enchendo nosso coração de fé pois " a fé vem pelo ouvir, e o ouvir vem pela palavra de Cristo."  Romanos 10:17   Espero muito que você goste e não esqueça de compartilhar com as amigas e deixar aqui seu comentário. Fica com Deus. Ah e para salvar é só clicar na imagem.

Abas para Bíblia para imprimir

Quem nunca teve dificuldade para encontrar algum livro da Bíblia levante a mão? A verdade é que não apenas a dificuldade para encontrar os livros da Bíblia mas também um certo apego a Bíblias com índice move muitas mulheres. A grande questão é: o que fazer quando você encontra uma Bíblia que gostou muito mas ela não possui versão com índice lateral? Ou se você já tem uma Bíblia em casa mas gostaria muito que ela possuísse índice lateral? Foi pensando nisto que fiz um modelo de aba para Bíblia que você pode imprimir e colar em sua Bíblia deixando assim do jeitinho que você gosta. É só escolher um papel com gramatura 120 tipo papel para cartão de visita, imprimir, cortar e colar. Pode até parecer trabalhoso mas eu garanto que no final vai valer o resultado. Então se te interessou clica na imagem, salve em seu computador, imprima e comece a dar uma cara nova a sua Bíblia (a terceira folha tem abas em branco para você usar em outro lugar como seu caderno de oração por exemplo

A conduta da esposa cristã

Estar casada com um marido que não partilha da mesma fé que nós pode ser um desafio gigantesco. O que vou compartilhar com você hoje foi algo que aprendi por experiência própria no início de minha conversão quando meu esposo ainda não partilhava a mesma fé. Eu era jovem e de um temperamento digamos... difícil. E ver meu esposo continuar nos caminhos que agora eu sabia estar errado e com certas "amizades" que eu percebia ser destrutivas, aliado ao meu ciúme, enfim eu tinha nas mãos a receita para por meu casamento a perder. Além de ser jovem em idade, eu também era recém-nascida espiritualmente e não sabia muito bem como me relacionar com Deus e como conduzir minha vida através de sua Palavra. Então um dia em uma situação que eu estava disposta a causar um grande "alvoroço" eu orei: "Deus fale comigo agora pois se o Senhor não intervir vou agir do meu jeito." E olhei para o console do carro e havia um exemplar da Bíblia distribuida pelos Gideões,