quinta-feira, 2 de abril de 2020

Ester estudo bíblico - Semana 2


Olá amadas chegamos a segunda semana do nosso estudo bíblico. Como tem sido para você até aqui? Já descobriu muitos tesouros escondidos?

Se você está chegando agora e deseja começar seu estudo clique aqui para baixar gratuitamente seu diário Bíblico.

Hoje vou compartilhar com você meu resumo dos capítulos 3 e 4 e no final tem uma página para colorir para você baixar e anexar ao seu estudo.

Resumo da semana 02:

No capítulo três podemos observar claramente como o orgulho é perigoso. Hamã possuía uma sede pelo poder e um coração totalmente orgulhoso que provocaram sua ruína. Devemos cuidar para manter nosso coração longe do orgulho para que não tenhamos que colher as consequências.
Por outro lado vemos o rei Assuero transferindo sua autoridade para Hamã (o anel do rei era sua assinatura e representava toda sua autoridade) sem averiguar os fatos e sem analisar consequências.

Em contrapartida Mardoqueu mostra um coração pronto a se humilhar diante de Deus quando uma situação totalmente fora do seu controle se apresenta. Apesar do livro de Ester não ter registro do nome de Deus vemos claramente que o ato de Mardoqueu cobrir-se de pano de saco e cinza era uma prática dos judeus para demonstrar humilhação, luto e arrependimento.
Mardoqueu não apenas busca a face de Deus, mas faz questão de ir até as proximidades do palácio para que Ester tomasse consciência do que estava se passando.

Ao ficar a par da situação também toma algumas decisões importantes, ela sabia que comparecer diante do rei sem ser convocada era assinar sua sentença de morte, mas ela não pensou apenas em si mesma e sim em todo seu povo, porém ela não toma uma atitude precipitada, decide antes orar e jejuar buscando sabedoria, força e direção de Deus.

As ações de Mardoqueu e Ester nos ensinam preciosas lições aqui:
  • Devemos evitar dois extremos: tentar fazer tudo sozinhos ou não fazer nada
  • Buscam primeiramente a Deus para agir depois
  • Convocar outros para que se unam a nós, em oração, no mesmo propósito
Agora me conte, o que você descobriu de precioso esta semana de estudo?

Para completar seu tempo de aprendizado esta semana tem uma folha com um dos versos mais impactantes deste livro para você colorir e fixar no seu estudo ou em sua Bíblia (o arquivo está em tamanho A5)


Deus abençoe sua vida e temos um encontro marcado próxima Quinta!

2 comentários:

  1. Bom Dia,

    Aproveitando essa quarentena já li o livro de Ester inteiro.... esse livro é muito edificante.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade amada é um lindo livro cheio de preciosas lições. Deus abençoe 💕

      Excluir

O que você pensa é importante para nós. Deixe aqui seu comentário.

Postagens relacionadas