Ester - estudo bíblico semana 1


Olá amadas hoje tem o resumo da primeira semana de estudos sobre o livro de Ester.

Se esta é sua primeira vez aqui e ainda não baixou o diário de estudos gratuito clique aqui.

Nesta primeira semana estudamos os capítulos 1 e 2 do livro de Ester e muitas coisas maravilhosas tenho certeza que você aprendeu, agora abaixo está o resumo da minha primeira semana de descobertas:

Detalhes que chamaram minha atenção

Apesar do nome de Deus não ser citado nenhuma vez durante todo o livro é possível perceber o seu agir no desenrolar dos fatos.

Vemos um rei que toma decisões impensadas sob o efeito do vinho pura e simplesmente para demonstrar seu coração imaturo e orgulhoso, por outro lado temos a decisão da rainha Vasti que se recusa a ceder a uma ordem real (não se sabe ao certo o que a motivou a tomar tal decisão) e a atitude imprudente de ambos destruiu o casamento real e ainda causou uma situação desastrosa que poderia afetar todo reino.

Quando tomamos atitudes impensadas ou motivada por emoções podemos nos arrepender grandemente depois.

Ester chega ao palácio juntamente com outras virgens para fazer parte do harém real onde seria dali escolhida a nova rainha (Flávio Josefo, historiador, estima que eram cerca de 400 moças).

Nesse ínterim já podemos ver a providência de Deus levando Ester ao trono e ainda possibilitando que Mardoqueu (Mordecai em outras versões) livre a vida do rei ao descobrir um plano de assassinato. Ambas situação foram fundamentais em eventos futuros.

Se a sua vida se encontra em meio a situações inesperadas, se você luta para entender o seu emprego atual, a situação do seu casamento ou outra área de sua vida, saiba que Deus tem planos muito maiores que os seus e certamente está usando sua situação atual para um benefício futuro.

E um dos versos que mais me falou ao coração esta semana foi o 9 do capítulo 2 onde Ester alcança favor do eunuco responsável pelas moças. Estudando este trecho descobri que a palavra favor utilizada aqui vem do hebraico 'hesedh' e está relacionada a doutrina da graça, da misericórdia e do amor que Deus demonstra aos homens - Fonte Bíblia Shedd.

Isto nos mostra que Ester alcança este favor não apenas por sua beleza física, porém muito mais por sua beleza interior.

Esta revelação vem nos lembrar do plano de redenção onde Jesus derrama do seu favor sobre cada uma de nós com o desejo de nos fazer suas filhas e herdeiras do Reino.

Recurso grátis da semana - página para colorir



Agora não esqueça de me acompanhar pelo Instagram @ministerioenlace para conferir como eu estou preenchendo meu diário de estudos


Comentários

Postagens relacionadas