Ansiedade em tempos de quarentena, como evitar?


Se você luta contra a ansiedade, sabe com tempos como este podem ser difíceis. Se você me acompanha há algum tempo sabe que em 2018 eu passei por uma luta severa com a ansiedade (para saber mais clique aqui) e desde então eu preciso me policiar ao máximo para evitar que a ansiedade me domine.

Só pra te avisar, caso você não saiba, não há como viver uma vida sem ansiedade. Ela faz parte da nossa existência humana, o que podemos fazer é não nos deixar dominar por ela e aqui a Palavra de Deus tem a resposta certa para isto.

Jesus nos instruiu a não vivermos ansiosas por coisa alguma (Fp 4.6) Ele não disse que não teríamos ansiedade, mas que não devemos viver ansiosas. Devemos orar e lançar a ansiedade aos Seus pés e não nos deixarmos dominar por ela.

E em meio a este cenário de pandemia e quarentena que nos encontramos se não tomarmos alguns cuidados podemos facilmente tirar os nossos olhos do que nos dá esperança e sermos tragadas pelas garras da ansiedade destruidora. Eu mesma a poucos dias me vi novamente permitindo que a ansiedade começasse a mostrar suas garras e percebi que eu mesma a tinha alimentado fazendo coisas que não estavam me ajudando, então vim dividir com você algumas coisas que fiz e que me ajudaram a não me dominar pela ansiedade e espero que possam te ajudar também.

1. Limite a quantidade de informações que recebe.

Não é que devemos ficar alienadas ao que está acontecendo até porque a falta de informações em um tempo como este pode ser perigoso, mas procure saber apenas o necessário e se possível busque essas informações em lugares confiáveis como site do ministério da saúde. Evite as mensagens "bem intencionadas" que chegam aos montes via aplicativos de mensagens instantâneas ou outras redes sociais. Muitas dessas notícias não foram filtradas e são falsas.
Se gosta de acompanhar noticiários faça isso apenas uma vez ao dia, nada de deixar a TV ligada o dia todo para ouvir o que se passa.

2. Crie uma rotina.

A rotina é uma amiga contra ansiedade. Quando sabemos o que devemos fazer isso nos permite gastar menos energia e evita estresse. A sua rotina pode ter mudado muito, por exemplo seu trabalho foi suspenso e está tendo que fazer o serviço de casa ou o fato de estar em casa com marido e filhos em horários não habituais podem gerar ansiedade se não souber lidar com isso. Então tente traçar uma rotina diária com o que precisa e pode ser feito e tente manter-se fiel a isto na medida do possível.

3. Faça um pouco do que gosta e te faz relaxar.

Tire alguns minutos do dia para ler um livro, pintar, dançar, cantar, assistir um bom filme ou sua série favorita. Enfim não importa o que, simplesmente si permita relaxar.
Aproveite as crianças em casa e ensine para elas brincadeiras de sua infância. Brinque com elas!
Faça uma sessão de cinema em casam crie uma tenda com lençóis e cadeiras coloque travesseiros e aproveitem o tempo juntos.

4. Volte o seu coração para Deus.

Mesmo tomando estas e outras medidas é normal que em uma situação como esta seja difícil manter a ansiedade longe, então lembre-se quando tudo mais falhar a Palavra jamais falhará!
Quando perceber em algum momento do seu dia que a ansiedade está querendo te envolver volte-se para palavra imediatamente.
O que tenho feito é dizer de forma audível para minha alma se aquietar. Recito o Salmo 42.5 e 62.5 e foco meus pensamentos em Jesus que sempre vem e acalma minhas emoções.

Espero muito que de alguma forma eu tenha te ajudado a superar a ansiedade neste tempo de adversidade. E não esqueça: vai passar!

Deus abençoe sua casa e sua família!

Comentários

Postagens relacionadas