3 ingredientes dos casamentos bem-sucedidos


Se você já me acompanha por aqui há algum tempo sabe que não sou do tipo que acredita em fórmula mágica para um bom casamento, na verdade não é apenas uma questão de não acreditar é que ela não existe. O que realmente existe por trás de cada casal que tem construído um casamento de sucesso é muito trabalho e a disposição de cada cônjuge em investir o melhor de si mesmo em sua relação. 

Agora o que podemos fazer - como em qualquer outra área da vida - seja nos negócios, finanças, criação de filhos, é observar como outras pessoas que estão tendo um bom desempenho fazem para que estas áreas de suas vidas funcionem, isto também é válido no casamento. 

Sendo assim, quero compartilhar com você 3 ingredientes que são comuns em todos os casamentos bem-sucedidos que acompanhei até aqui ao longo de minha jornada trabalhando com casais. 

1. São bons perdoadores. 

Não tem como ter um casamento bem-sucedido se o perdão não fizer parte dele, afinal tanto marido como esposa falham um com o outro. O grande segredo é não manter uma lista de erros e falhas do outro e muito menos guardar rancor ou mágoas. 

2. Quebrou? Conserta. 

Um casamento bem-sucedido é formado por um casal que reconhece uma crise e sabe que ela não é o fim do casamento. Eles sabem fazer das adversidades ferramentas que deixaram o casamento mais forte e buscam soluções sem empurrar os problemas para baixo do tapete. 

3. Apreciam uma boa conversa. 

O diálogo é muito assustador para a grande parte dos casais, o que é interessante pois se observarem como era seu relacionamento antes do casamento, durante o namoro e noivado, a conversa não parecia ser um problema. O que acontece é que nas fases anteriores ao casamento há sempre aquele desejo de descoberta, de saber mais do outro e infelizmente após o casamento muitos acham que isso acabou. No casamento o diálogo deve ser uma porta aberta para os cônjuges, eles devem saber que tem liberdade para abrir o coração um com o outro seja para conversar sobre problemas, sonhos ou mesmo sobre o próprio casamento. 

Claro que estes são apenas 3 ingredientes de uma lista bem maior. Gostaria de saber mais? Inclusive tem um que é fundamental e não mencionei nos itens de hoje. Se quiser saber mais ingredientes de um casamento de sucesso comenta aqui: eu quero – e próxima terça eu continuo a lista, combinado? 

Comentários

Postagens relacionadas