O que fazer com a rotina no casamento?


Quem nunca foi apanhado pela rotina no casamento que levante a mão? Se você tem pouco tempo de casada possivelmente a rotina é algo que ainda não faz parte do seu casamento, mas sem querer te desanimar, ela vai chegar. 

No entanto, a rotina não deve ser motivo de preocupação e desespero para os casais e sim precisa ser vista através da perspectiva correta para que assim que ela começar a aparecer possamos lidar com ela de maneira adequada. 

Quero te falar algumas coisas importantes sobre a rotina e que certamente farão a diferença em seu casamento se começar a ver as coisas por este ângulo.  

A rotina não é de todo ruim. 

Rotina é o hábito de fazer as coisas sempre do mesmo modo, mecanicamente e isso é benéfico em alguns aspectos da vida e do casamento. Nos primeiros anos de casados não existe rotina pois o casal está se habituando a nova realidade. Antes de casar pode ser que um dos cônjuges tinha por rotina acordar mais cedo o outro um pouco mais tarde, um tomava banho logo ao acordar o outro só depois do café da manhã, um gosta de começar o dia com uma refeição farta o outro só funciona se tomar um copo de café primeiro enfim, cada um possuía uma rotina que a partir do casamento será uma rotina compartilhada e que em alguns casos essas rotinas precisaram ser ajustadas para que a convivência flua naturalmente. 

Então alguns hábitos começam a ser mudados e ajustados à nova realidade. E isso é excelente! A rotina vai gerar segurança e conhecimento. 

Com o passar do tempo as rotinas vão se ajustando e o casal consegue quase que antecipar as ações do outro por saber o hábito de cada um e isso não afasta o casal, pelo contrário, aproxima e fortalece. 

Agora, quando é que a rotina começa a prejudicar o casamento? 

Quando um casal chega até mim para queixar-se da rotina do seu casamento, o que na verdade estão a lamentar não é sobre o hábito de tomar banho logo ao acordar  ou o café antes de comer, essa queixa de rotina está relacionada ao romantismo, a conquista ao investimento na relação de forma a cultivar os sentimentos. 

É ver o marido chegar todos os dias após o trabalho e ir direto para frente da TV ou do computador e a esposa se envolver tão profundamente com os filhos que simplesmente esquece de nutrir os sentimentos do marido e a lista continua... 

Por isso quero deixar algumas dicas para você repensar a rotina em seu casamento e dar um chega pra lá no lado negativo dela. 

1. Voltem a se divertir.  

Muitos casais com o tempo de casamento esquecem da importância de se divertirem juntos e como consequência a monotonia vai chegando e trazendo à sensação de afastamento. Por isso, invista na diversão! 

O que vocês gostam de fazer juntos? Assistir a um bom filme, sair para se exercitar, tomar um sorvete na praça? O que vocês mais gostavam de fazer quando namoravam? Pense nisso e traga de volta ao seu casamento. 

2. Inove na comunicação. 

Muitos casais sofrem com a questão do diálogo no casamento. A maioria dos casais conversam, porém apenas sobre filhos, trabalho e contas a pagar. Agora fale sério, quem resiste a esse mesmo tipo de conversa todos os dias? 

Não é que estes assuntos não devam ser abordados, mas não devem ser sempre o tema das conversas entre vocês. Tentem conversar sobre sonhos futuros sobre o que há no coração de cada um e até podem conversar sobre intimidade conjugal afinal agora que estão casados esse não é mais um assunto que deva ser evitado. Falem sobre o que gostam e o que não gostam enfim tirem a conversa da rotina e colham os benefícios de uma conexão ainda maior. 

3. invista na intimidade 

Não posso ser muito direta por aqui, mas tenho certeza que você sabe sobre o que eu quero dizer quando me refiro a intimidade conjugal, certo?  
Esse é um ponto crucial em muitos casamentos que cai na rotina muito rápido principalmente com a chegada dos filhos, então é hora de tirar este tópico da rotina. 

Quem normalmente toma a iniciativa? Ele, certo? Então mude, planeje você o primeiro passo. Pensem em reservar uma noite romântica em um hotel da cidade, explorem mais o toque físico (que falamos muito na série 5 linguagens do amor) compre lingerie diferentes, novos perfumes enfim existem muitas possibilidades para não deixar a intimidade conjugal cair na rotina. 

Espero ter ajudado seu casamento de alguma forma a conviver pacificamente com a boa rotina e afastar a rotina nociva. Ficou com alguma dúvida, deixe aqui nos comentários que ficarei feliz se puder ajudar ou se desejar me mande um e-mail que te respondo assim que possível. Fique com Deus e pense: 

O que farei hoje para quebrar a rotina no meu casamento? 

Comentários

Postagens relacionadas