Você sabe ficar em silêncio?


A maioria de nós mulheres somos conhecidas por nossa “habilidade” em falar demais. Somos comunicativas, gostamos de compartilhar nossos sentimentos e dificilmente deixamos algo guardado em nossa cabeça (não estou me referindo a contar segredos, muitas de nós sabem sim guardar segredos muito bem). Nós falamos. Isso faz bem! 

Por isso muitas vezes não aguentamos ficar quietas quando estamos sendo afrontadas, principalmente se isso for injusto, certo? No entanto a Bíblia nos traz algumas lições preciosas sobre o poder que há no silêncio. É claro que existe sim o momento de falar, mas é exatamente aí que muitas de nós se perde (Ec 3.7). 

Você se considera uma mulher que sabe o momento certo de dar uma resposta e o tempo certo de permanecer em silêncio? É difícil para você manter a boca fechada ao invés de dar sua opinião? 

Em muitas situações o lucro seria muito maior se você aprender a guardar o silêncio. Veja o texto abaixo: 

“Mas o povo ficou em silêncio e nada respondeu, porque o rei dera essa ordem: “Não lhe respondam.”” Isaías 36.21 

Nesta situação específica vemos que o povo de Judá e seu rei, o rei Ezequias, estavam sofrendo uma afronta pública pelo rei da Assíria representado pelo seu comandante de campo. Ele foi até os muros de Jerusalém e afrontou não apenas o rei e sua força militar, mas ao Deus de Israel. 

Tenho certeza que muitas pessoas que estavam ali ouvindo toda aquela afronta e descaso principalmente com o seu Deus, ficaram com a língua “coçando” para dizer aquele homem poucas e boas. Todavia não foi isso que fizeram. Eles permaneceram em silêncio pois esta havia sido ordem do rei. 

Minha amada existirá situações em sua vida que a melhor coisa que você tem a fazer é ficar em silêncio e fazer o que fez o rei Ezequias ao ouvir tantas afrontas, vá buscar conselho do Senhor (Leia Isaías 37.1; 14-15)

Quando você e seu esposo estiverem discordando em relação a alguma situação ao invés de ficar falando e tentando provar que seu ponto de vista é melhor que o dele, fique em silêncio. Vá aos pés do Senhor e peça que Ele conduza vocês a melhor solução não importando se será a sua ou do seu marido. 

Quando seu chefe lhe cobra algo que na verdade não era sua responsabilidade fazer, guarde silêncio. Ore ao Senhor e Ele lhe dará a estratégia certa.

Nem mesmo coisas que o Senhor fala a você no secreto você deve sair compartilhando. Muitas vezes esses serão segredos seus e de Deus por um tempo até chegar o momento de ser revelado. 

Há poder no silêncio. O silêncio pode acalmar os ânimos, desestruturar quem está lhe afrontando, traz calma para tomar decisões sem precipitação, proporciona tempo para pensar e orar. 

Como eu disse no comecinho da nossa conversa existirão situações em que você deverá falar e não se calar, mas estas situações lhe serão mostradas pelo Senhor por causa da sua intimidade com Ele. Aprenda a compreender o valor do silêncio. 

Em Cristo, Susi

Comentários

Postagens relacionadas