Usando código de cores na Bíblia


Eu não sei você amiga, mas para mim, estar com a Palavra é maravilhoso. Eu simplesmente amo passar tempo com a Bíblia seja fazendo a leitura do plano, seja fazendo um devocional ou fazendo um estudo eu AMO! 

E sempre gostei muito de grifar minha Bíblia, lembro que desde que ganhei minha primeira Bíblia eu já comecei a grifar e grifar tudo que eu percebia ter algum ensino para mim. A questão é que eu fazia isso de maneira bem aleatória sem um objetivo claro em foco, o que não era ruim afinal eu era nova na fé e tudo na Palavra simplesmente me cativava. 

Porém a medida que vamos crescendo na fé vamos descobrindo que podemos ser mais intencionais em nosso estudo da Palavra e permitir que o que estamos aprendendo tenha um significado maior e que também quando estivermos folheando a Bíblia possamos rapidamente identificar um tópico em questão (nunca se sabe quando vamos precisar ter um assunto em mãos seja para uma oportunidade que recebemos na igreja seja para ministrar a vida de alguém). 

Foi assim que comecei a criar códigos que facilitassem meu estudo e também a identificação dos versículos e depois dos códigos quis usar as cores e isso ajuda muito. Por isso vim aqui compartilhar com você um pouquinho sobre o assunto.  

O que você vai precisar? 

Você pode escolher lápis de cor, canetas gel ou marca textos. Vai de sua preferência. Vale lembrar que é bom testar em um pedacinho da folha da Bíblia, já que alguns marca textos ou canetas passam de uma folha para outra dificultando a marcação nas duas páginas.  

Como eu mencionei, comecei usando um código em legendas na minha Bíblia já que não queria grifar os versículos. Então quando eu estava estudando uma passagem eu desenhava no canto da página uma pomba quando o assunto era relacionado ao Espírito Santo, uma boca quando o assunto era relacionado ao cuidado com as palavras, Um triângulo com exclamação quando o assunto era um alerta e assim por diante. Vou deixar uma foto pra você conferir


Agora estou começando a usar o código de cores em outra Bíblia e estou gostando do resultado além de permitir que o foco fique bem concentrado na Palavra. No meu código pessoal de cores eu uso: 
  • Lilás para advertências 
  • Azul claro para oração, ou uma passagem que traga luz sobre um determinado assunto 
  • Rosa para mulheres 
  • Amarelo para Deus, e passagens que Deus me fala em especial 
  • Verde para passagens relacionadas a esperança, finanças e trabalho 
Esse é só um exemplo para você entender, mas você pode criar seu próprio código de cores. Não precisa ser igual ao meu ou ao de ninguém deixe que o seu código seja pessoal. Em todo caso se está começando e deseja um código para guiá-la no início de sua jornada vou deixar aqui um modelo para você imprimir e começar a embarcar nessa maravilhosa e criativa maneira de estudar a sua Bíblia. Fiz também um modelo em branco se você desejar criar seu próprio código.
Para baixar o seu clique na imagem (o tamanho do arquivo é A6 para poder usar dentro da Bíblia)



Comentários

Postagens relacionadas