Como ser mais produtiva?


Início de semana e sempre temos aquela sensação de que temos muito a fazer e pouco tempo para cumprir nossa enorme lista de compromissos. Não sei você amiga, mas eu já acordei em plena Segunda com aquela sensação de “será que vou conseguir dar conta de tudo dessa vez?” 

E entre sucessos e fracassos da minha própria experiência, vou observando coisas que realmente dão certo e que me ajudam a ser mais produtiva durante a semana, como também aquelas que literalmente não consigo manter. Por isso quero dividir 4 dicas sobre como melhorar nossa produtividade todos os dias para termos uma semana mais leve e com aquela maravilhosa sensação de dever cumprido. 

A rotina é para te ajudar não te sufocar.  

Você já tentou acompanhar algum modelo de rotina que viu na internet e depois de alguns dias sentiu-se frustrada por que aquilo parecia estar acabando com você? Já se sentiu cansada de mudar de Flaylady para Marie Kondo e depois voltar para Flylady e não conseguir sair do lugar? 

O que a maioria de nós mulheres não entende é que as rotinas e sistemas ou métodos de organização existem para nos auxiliar e não para nos sufocar. E outra coisa muito importante e que a maioria esquece é que a rotina que funciona para uma nem sempre funcionará para outra. 

Por isso não se sinta mal quando precisar mudar, reajustar ou reprogramar sua rotina, elas existem para isso mesmo. Adeque sua rotina a suas necessidades e saiba que mesmo assim em algum momento ela vai precisar mudar pois nossas vidas e necessidades também mudam ao longo do tempo. 

Esteja um passo adiante para o dia seguinte. 

Independente se você trabalha fora ou não, adiantar o seu dia seguinte será sempre uma benção. Seus filhos vão para escola no período da manhã? Deixe os uniformes separados em frente a cama de casa um e as mochilas e lancheiras prontas próximas a porta de saída. Se você também trabalha fora faça o mesmo, mas caso permaneça em casa também deixe separado sua roupa do dia seguinte e veja que tarefas podem ficar prontas para o dia seguinte como por exemplo a mesa posta para o café da manhã. 

Não deixe a cozinha aprisionar você. 

Se existe um lugar que toda dona de casa passa a maior parte do tempo é a cozinha. Afinal fazemos no mínimo 3 refeições por dia. Entenda que você não precisa preparar almoço todos os dias e ainda assim comer bem e de forma saudável. Na verdade, as mulheres que se programam com antecedência em relação as refeições não precisam recorrer a opções rápidas, porém pouco saudáveis por não ter tido tempo de preparar algo melhor. Com as técnicas certas de armazenamento é possível cozinhar feijão, arroz, alguns tipos de legumes, carnes e massas e deixar tudo pronto ou pré-pronto para sua semana. Pense nisso! 

Limite suas distrações. 

A algum tempo atrás a nossa única fonte de distração era nossa TV, porém as coisas mudaram um pouco atualmente, certo? Nossa luta não é mais sobre parara em frente a TV para assistir a mais um episódio da nossa série favorita. Nossa luta real está em vencer o nosso Smartphone e aquela distração de apenas dois minutos conferindo as redes sociais que se transformam em 30 minutos ou mais. 

De preferência no período da manhã evite usar seu Smartphone consequentemente suas redes sociais. Dê prioridade a fazer sua rotina matinal em primeiro lugar para só então se permitir parar e conferir o que está acontecendo no mundo virtual e se mesmo assim isso tudo for um riso para você se perder no tempo coloque um timer com 15 min e assim que o alarme soar, desligue suas redes sociais e volte a focar na rotina. 

É claro que essas quatro dicas são apenas o ponta pé inicial para colocarmos nossas vidas em um ritmo leve, mas produtivo. Existem sim, outras coisas que podemos acrescentar aqui para termos uma semana, ou melhor, uma vida de produtividade com menos estresse. Então me ajude e deixe aqui os comentários o que você acrescentaria aqui para que nossos dias sejam mais leves e produtivos? 

Comentários

Postagens relacionadas