4 razões para tomar notas do sermão - Mulheres com propósito


Amiga vou te fazer uma pergunta e quero que você me responda com sinceridade, ok? Qual foi o sermão que você ouviu Domingo passado? Lembrou? 

Muito bem! 

Agora e o que você ouviu a quinze dias atrás, lembra? Um pouco mais difícil, certo? 

E o do mês anterior, você lembra? Eu sei, eu sei estou pedindo muito para nossas tão atarefadas e sobrecarregadas mentes. É justamente por isso que quero compartilhar com você hoje quatro razões pelas quais devemos tomar nota durante as mensagens no culto.  
Com certeza existem mais do que essas quatro razões que vou listar aqui, mas elas já serão uma motivação suficiente para você começar (eu espero e oro para que sim). 

Antes de começar listando as razões, deixe-me contá-la um pouco sobre minha própria experiência. Logo que comecei minha caminhada com Cristo eu simplesmente anotava TUDO das pregações no culto, para você ter uma ideia até pregações que assistia na TV (isso mesmo TV, internet e pregações via YouTube era coisa de filme futurista) eu pegava qualquer bloquinho ou folha solta e tomava nota. Isso foi fundamental no início de minha fé pois me permitia observar tudo depois com calma e crescer ainda mais com tudo que estava aprendendo. Porém o tempo foi passando e acabei por deixar de lado essa prática.  

Depois que comecei a ministrar, tomar notas voltou a ser prática já que preciso construir meus pensamentos e as revelações de Deus para mim a medida que esboço o que irei transmitir de Deus a quem irá me ouvir, porém não retomei o hábito de anotar quando ouvia outras pessoas ministrarem. 
Contudo nesses últimos meses venho sentindo uma necessidade de voltar a essa prática e essa necessidade está relacionada aos fatores que vou compartilhar com você agora (desculpe a introdução longa, mas achei que seria interessante te contar minha experiência). 

Razão 1 – Tomar nota ajuda a manter o foco. 

Não sei como é com você, mas inúmeras vezes durante o sermão eu vejo minha mente vagando para longe do culto. É algum item da lista de compras que esqueci de anotar, são os compromissos financeiros que vencem no dia seguinte ou então me vejo observando a criança no banco da frente ou a irmã que mexeu no celular, enfim quando menos espero tenho que forçar minha mente para que ela volte ao culto e com isso já perdi alguns minutos preciosos do sermão. Talvez exatamente o que Deus queria me ensinar naquela noite! 
Um lembrete: o inimigo é expert em fazer você ficar distraída durante o culto para que sua fé não seja aumentada (Rm 10.17) 
Dessa forma quando nos propomos fazer notas do sermão, condicionamos nossa mente a focar com mais atenção no que está sendo dito e evita divagações. 

Razão 2 – Tomar nota ajuda a não esquecer o que foi ensinado. 

Como eu mencionei antes nossas mentes estão cada vez mais sobrecarregadas de informações e coisas a fazer do que nunca antes. Por essa razão será muito difícil manter o que você aprendeu durante o culto de Domingo até o domingo seguinte o que dirá daqui a um mês! Se você tomar notas durante o sermão poderá revisar o que Deus falou com você durante toda a semana e ainda terá um benefício extra que nos leva a terceira razão... 

Razão 3 – Tomar nota ajuda a crescer na graça e no conhecimento.

Quando anotamos as referências dos textos que foram usados durante o sermão e seus pontos chave para nós, podemos estudar o que nos foi dito durante a semana e acabar por descobrir ainda mais verdades sobre o que ouvimos durante o culto. Você passará a não mais ser um simples ouvinte da mensagem, mas experimentará revelações específicas de Deus para sua vida baseadas no que você anotou do sermão. É como ter uma conversa particular com Deus sobre o que foi dito no culto. 

Razão 4 – Tomar nota lhe dará um diário de pregações.

Sei que talvez não seja seu chamado ser uma pregadora da Palavra, mas todas nós podemos ter a oportunidade de ministrar ao coração de alguém em algum momento. Seu registro de notas de sermão se tornará seu tesouro pessoal que não apenas pode lhe fornecer “armamento” para pregar quando precisar, mas também lhe concederá o privilégio de ler meses ou até mesmo anos depois como Deus falou com você através de um sermão específico. 

Como eu disse amiga essas são apenas quatro das muitas razões pelas quais devemos tomar nota durante os sermões no culto e para te dar aquela motivação extra, se você gosta de papelaria como eu, acabou de ser lançado em nossa lojinha o caderno para anotações de sermão. 


Ele tem 30 páginas com espaço para registrar o versículo chave do sermão, fazer suas notas e algo muito importante, um espaço para aplicação pessoal. Ele está disponível em nossa loja na versão física (você recebe seu caderno em casa pelos Correios) ou versão digital (você recebe um arquivo em seu computador para imprimir em casa). Passa em nossa loja e garanta o seu. 

Porém se não puder adquirir, não desanime, pegue um caderno que tenha em casa e comece a fazer seus registros dos sermões. Gostou da ideia? Deixe aqui nos comentários quero saber o que você acha sobre tomar nota dos sermões. 

Deus abençoe poderosamente sua vida.

Comentários

Postagens relacionadas