O que um devocional não é


Como é bom ter o nosso momento devocional com o Senhor todos os dias! Seja logo ao acordar ou em qualquer outro tempo separado para estar a sós com o Salvador fazem toda diferença em nossa jornada cristã. Todas nós precisamos separar esse tempo, que eu costumo chamar de minha hora silenciosa, para buscar aquele aconchego nos braços do Pai. 

Mas e quando não sabemos o que é um devocional? E quando a dúvida surge sobre o que eu preciso ter para começar meu devocional? 

Essa é uma das perguntas que recebo mais frequentemente quando converso com algumas de vocês por e-mail. E foi pensando em tentar simplificar essas dúvidas e também responder aquelas que tem a mesma dúvida, mas não perguntaram a ninguém ainda, que surgiu nossa postagem de hoje. 

Basicamente quero te contar 4 coisas que seu devocional não é, e assim poder te ajudar a entender o que ele realmente é. Vejamos:

1. O tempo devocional não é um estudo bíblico.  

É preciso que saibamos diferenciar um do outro e saber que ambos são vitais para o nosso crescimento. Porém fazer um devocional está mais relacionado ao seu coração do que ao lado intelectual do estudo bíblico. 

2. O devocional não está focado no contexto. 

Quando está fazendo sua leitura devocional você não está focando sua atenção no contexto, embora ele possa te auxiliar no caminho. O seu objetivo é descobrir o que Deus está lhe falando ao coração através do que você leu e como aplicar em sua vida diária. 

3. O devocional não é feito apenas com a Bíblia. 

A Bíblia com certeza é o Livro fundamental de nossa caminhada cristã. Precisamos amá-la, conhecê-la e andar segundo seus ensinos. Porém, no seu tempo devocional você pode ler um livro com experiências de outros cristãos, relatos e experiências que fortalecem sua fé e comunhão com Deus. Normalmente esses livros fazem citações de versículos bíblicos e um comentário pessoal do autor sobre o tema.

4. O devocional não deve ser sua única fonte de alimento. 

Se eu fosse comparar diria que o devocional é como a sobremesa, aquele momento doce que aguardamos o dia inteiro por ele. Mas ninguém consegue viver só de sobremesas certo? 

Por esta razão seu tempo devocional, apesar de vital no seu relacionamento com Deus não pode ser sua única maneira de aproximar-se do Salvador. O Estudo bíblico é vital e te fará conhecer muito mais sobre Deus e o que Ele deseja de sua vida. 
Eu diria que se o devocional é a sobremesa o estudo bíblico deve ser seu almoço. Então deixe que ambos andem juntos e você experimentará crescimento forte e saudável em sua vida espiritual.  Você pode por exemplo escolher o versículo do seu devocional do dia e fazer um estudo bíblico mais completo dele em outra ocasião (pode ate fazer um mapeamento de versículo - clique aqui e saiba mais).

Espero ter conseguido te ajudar com a postagem de hoje para que você consiga incorporar momentos devocionais em sua vida cristã. Ficou alguma dúvida? Deixe aqui nos comentários que ficarei feliz se puder te ajudar. 

Deus abençoe abundantemente seu dia!

Comentários

Postagens relacionadas