4 dicas para vencer suas batalhas na mente


Minha amiga, você tem noção de quantos pensamentos tem por dia? Imagino você me respondendo: “Bom, não sei ao certo quantos, só sei que são muitos!”
 E você tem toda razão! Pesquisadores estimam que temos entre 12 a 70 mil pensamentos por dia!  

Incrível, para dizer o mínimo! 

Nossa mente é verdadeiramente um campo de batalha pelo qual precisamos estar atentas e vigilantes se não quisermos ser roubadas e destruídas. Em nosso tempo atual vivemos cercadas pelos inimigos de nossa alma que tentam a todo custo nos distrair e tirar o nosso foco de Cristo. Mas calma, esta não é uma batalha apenas dos nossos dias e por certo o nosso Senhor não nos deixaria passar por ela sem nos instruir o que fazer. 

Observe o que Paulo escreveu em sua carta aos Coríntios: 

Pois, embora vivamos como homens, não lutamos segundo os padrões humanos. As armas com as quais lutamos não são humanas; pelo contrário, são poderosas em Deus para destruir fortalezas. 
Destruímos argumentos e toda pretensão que se levanta contra o conhecimento de Deus, e levamos cativo todo pensamento, para torná-lo obediente a Cristo.” 2 Coríntios 10:3-5 

Neste trecho das Escrituras encontramos um tesouro com o qual podemos lutar e vencer as batalhas que ocorrem em nossa mente diariamente. Isso mesmo, diariamente! Não pense que esta batalha é algo passivo ou que acontece de tempos em tempos, mas é uma batalha diária que precisará de sua vigilância para não cair em nenhuma armadilha.  

Tenho por certo que quanto mais usamos estas armas, mas ficamos capazes de neutralizar rapidamente os ataques do nosso inimigo a nossa mente. E assim ele pode até diminuir a frequência dos ataques, mas nunca minha amiga, nunca baixe a guarda. 
Então quero compartilha pelo menos 3 armas poderosas para você usar em sua batalha mental e sair vencedora em Cristo sempre. 

1. Desacelere seus pensamentos e desafie-os. 

Na maioria das vezes somos tomadas por tantos pensamentos de uma vez que chegamos a ficar cansadas só pela quantidade de pensamentos que nos invadem. Já passou pela experiência de estar lavando louças, por exemplo, e de repente seus pensamentos lembrarem algo ruim que seu esposo fez a muito tempo e esse pensamento leva a outro, e a outro, e quando menos espera você está com tanta raiva do seu esposo que se ele aparecer na sua frente vai no mínimo ver seu rosto bem bravo para ele? 

Então quando esse tipo de coisa acontecer, desacelere e pergunte-se:  
  • O que estou ouvindo? 
  • O que estou acreditando? 
E observe se as respostas a estas perguntas mostram que seus pensamentos estão alinhados com a Palavra de Deus (leia Filipenses 4.8) E logo a seguir vá para o segundo passo. 

2. Traga sua mente em submissão 

Já teve aquela horrível sensação de quando seu esposo ou filhos atrasam para voltar para casa sua mente ficar imaginando mil coisas horríveis que podem ter acontecido com eles? É tudo tão rápido que você de uma hora para outra já se imagina viúva com filhos para criar ou recebendo a ligação de um hospital dizendo que seus filhos estão ali em seus últimos minutos de vida. 

Agora releia a última parte do versículo “e levamos cativo todo pensamento, para torná-lo obediente a Cristo” 

É sua responsabilidade parar um pensamento que lhe está causando angustia, medo, dor ou frustração e levá-lo cativo em submissão a Cristo. Por isso quando sentir que sua mente está sob ataque, imediatamente convide o Espírito Santo para levar seus pensamentos cativos a Cristo e você experimentará um alívio imediato. 

3. Proteja sua mente do lixo. 

Tem um ditado que diz: “Lixo entra, lixo sai.” E ele é bem verdade quando o assunto é guardar nossas mentes. Esteja muito vigilante quanto ao que você tem lido, ouvido ou assistido 
Essas são maneiras sutis e sorrateiras que o inimigo usa para encher sua mente com lixo e afastá-la da presença de Deus. Sendo assim busque constantemente analisar o que você deixa entrar em sua casa e diariamente abasteça sua mente com a poderosa Palavra de Deus. 

Eu espero sinceramente amada que esta postagem de hoje sirva para você tornar-se uma mulher ainda mais virtuosa e vencer qualquer batalha que começa em sua mente.

Em Cristo, Susi.

Comentários

Postagens relacionadas