segunda-feira, 22 de abril de 2019

O que fazer para ter um lar cheiroso?


Os cheiros... não sei você, mas eu sou particularmente sensível a eles. Sou o tipo de pessoa que sente um cheiro antes que as demais pessoas que estão próximas a mim possam percebe-lo. Isso as vezes é uma benção outras nem tanto, vai depender do cheiro em questão. 
Sabemos que existem uma infinidade de cheiros que são agradáveis e até mexem com nossa memória afetiva tipo: cheiro de café coado, cheiro de bolo assando, um jardim cheio de rosas, grama cortada, chuva, terra molhada..., no entanto existem outros cheiros que nos embrulham rapidamente o estômago como banheiro de rodoviária, esgoto entre outros tantos. 

O problema é que tanto os bons, como os maus odores podem aprender a ser tolerados e muitas vezes acabamos nos acostumando com eles. Sabe aquele perfume que você usa a muito tempo? Você pode acabar se acostumando com o cheiro de tal forma que pode exagerar na quantidade por simplesmente acreditar que ninguém mais está sentindo sua fragrância, mas não é verdade. O que aconteceu é que você acostumou com o cheiro e por isso não sente mais com tanta intensidade. 

Isso pode ser um problema quando nos acostumamos com um mal cheiro. Você já chegou perto de uma pessoa que não está cheirando bem e ela não percebe? Você fica intrigada como alguém pode estar suportando em si mesma tamanho mal cheiro e não tomar uma providência a respeito, mas o problema é que esta pessoa está acostumada ao mal cheiro que não mais a incomoda. 

Isso me fez pensar em nosso lar e em como anda o cheiro dentro dele, mas calma que não quero falar aqui sobre cheiro de aromatizadores de ambientes ou banheiros mal lavados. A nossa reflexão hoje vai muito além do que o simples olfato humano possa perceber. Veja o que diz 2 Coríntios 2.14-16: 

Mas graças a Deus, que sempre nos conduz vitoriosamente em Cristo e por nosso intermédio exala em todo lugar a fragrância do seu conhecimento; porque para Deus somos o aroma de Cristo entre os que estão sendo salvos e os que estão perecendo. Para estes somos cheiro de morte; para aqueles fragrância de vida. [...]” 

Você minha amada foi chamada para exalar o bom perfume de Cristo e esse perfume, muito mais que qualquer aromatizador de ambientes, precisa estar sendo sentido por todos que adentrarem pelas portas de sua casa. É a sua conduta e a maneira como você trata do seu lar e das pessoas que nele habitam que vai demonstrar que tipo de fragrância você anda exalando. 

Mas de que maneiras então você pode espalhar o doce aroma de Cristo no seu lar através de sua vida? Vejamos algumas maneiras: 

1. Faça tudo com amor. Um dos maiores desafios de cuidar do lar é sua infinita repetição de afazeres. Você não vai lavar um cesto de roupas sujas uma única vez e ter a tarefa por concluída e que nunca mais irá precisar fazê-la de novo ou que terá que fazê-la somente daqui a alguns meses. Você sabe que mal terminou de esvaziar o cesto e chega o filho do treino de futebol e lança suas roupas suadas no cesto, o mesmo acontece com a pia de louças, varrer o chão enfim... a lista não acaba. Porém uma mulher segundo o coração de Deus busca fazer cada uma dessas atividades rotineiras exalando o bom perfume de Cristo através do amor e fazendo cada atividade como para o Senhor e não para homens (Cl. 3.23) 

2. Evite a murmuração. Se existe algo que cheira muito mal diante de Deus é a murmuração. Ela consiste em um constante reclamar, aquele som entre os dentes que mostra o descontentamento e que muitas vezes sem perceber permeia todo o ambiente de uma casa. É como se essa atitude afirmasse que Deus não está cuidando bem de você. Rejeite toda e qualquer meio de murmuração em seu lar e evite o mal cheiro. E principalmente cuidado para não se acostumar a ele. (Fp. 2.14-16) 

3. Seja semelhante a Jesus. Minha amiga, você já viu como funciona um difusor de aromas? Ele é um recipiente que recebe água e algumas gotas de algum óleo essencial para diversas funções desde perfumar o ambiente até mesmo oferecer efeitos medicinais. Então na verdade a importância em si não está no difusor e sim no que será colocado dentro dele para cumprir sua função. Sendo assim, somos como um difusor de aroma e Cristo é a essência que deve estar em nós. Quanto mais pertinho você estiver de Jesus mais o aroma dele irá enchê-la e mais você conseguirá espalha-lo em seu lar e na vida de todos que estiverem em sua vida. 

É certo que existem muitas outras maneiras de você continuar a espalhar o bom perfume de Cristo em seu lar, essas são apenas algumas e podem ser o ponto de partida para uma mudança radical. Vamos juntas perfumar o nosso lar? 

6 comentários:

  1. Graça e paz!
    Muito bom irmã. Deus abençoe se ministério.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém. Obrigada pelo carinho e orações. Deus abençoe 💕

      Excluir
  2. Quero exalar o bom perfume de Deus.

    ResponderExcluir
  3. Gostei muito!
    Seria muito interesante fazer um 30 dias e falar mais sobre como exalar o aroma de Cristo....do tipo que vc fez em relação ao marido, etc...
    Gostei muito!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou 💕 Gostei muito de sua sugestão e já vou anotar por aqui. Deus abençoe

      Excluir

O que você pensa é importante para nós. Deixe aqui seu comentário.

Postagens relacionadas