5 passos para restaurar o respeito em seu casamento


Uma das maneiras mais rápidas de se destruir um casamento é perder o respeito. A falta de respeito é um grave indicador de problema no casamento e destrói o amor e a intimidade do casal. 

Embora difícil, é possível restaurar o respeito perdido e recomeçar uma nova maneira de viver o seu casamento. Por isso eu te convido a trabalhar essas 5 dicas de como tratar o seu cônjuge e quebrar o ciclo da falta de respeito trazendo novamente a harmonia para o seu lar. 

1. Escolha para recuperar o respeito - para interromper o ciclo da falta de respeito no casamento é necessário que pelo menos um dos cônjuges se comprometa a isto. É claro que o ideal é quando os dois se unem para trabalhar em prol do fortalecimento da relação, porém muitas vezes é preciso que um dos dois dê o primeiro passo e comece as mudanças. 
Agora é o momento de parar de justificar suas reações ou simplesmente culpar o outro pela falta de respeito e começar, por você a genuinamente buscar retomar o caminho do respeito. 

2. Volte ao básico - Lembre-se do início do relacionamento quando havia respeito entre vocês? Esse é seu ponto de partida. Comece diariamente a demonstrar gentileza e bondade para com o seu cônjuge. Se as coisas estão muito difíceis, esforce-se para mostrar respeito como você mostraria a um amigo. 
Durante este processo é importante lembrar que respeito não é apenas a ausência de comportamento negativo, mas também a presença de comportamentos positivos. 

3. Escolha amar - Já disse esta afirmação aqui muitas vezes, mas não custa repetir: O amor não é apenas um sentimento, é uma decisão. E no processo de restauração do respeito em seu casamento o amor é um ingrediente fundamental, é decidir ser paciente e gentil com o outro.  
Quando você se dispõe a intencionalmente amar seu cônjuge todos os dias começará a buscar meios de expressar seu amor através de atitudes respeitosas e não o contrário. Leia 1 Coríntios 13 para reforçar seu amor. 

4. Respeite os pontos de vista e sentimentos do outro - Desentendimentos são normais e saudáveis em um casamento. Ataques pessoais e ferozes ao caráter ou personalidade do seu cônjuge não! É possível discordar do seu cônjuge sem menosprezar ou machucar.  
O respeito começa quando demonstramos validação pelos sentimentos do outro ainda que não sejam correspondentes ao nosso próprio ponto de vista, agir assim aproxima e conecta o casal. Ao invés de usar expressões do tipo: “você é muito sensível” ou “você está supervalorizando a situação” diga “eu realmente me importo com a maneira como você se sente sobre isto.” 

5. Pense bem antes de falar – A boa comunicação no casamento é fundamental para evitar a falta de respeito. Se existe algo lhe incomodando, chame seu cônjuge e converse a respeito. Seu cônjuge não pode adivinhar seus sentimentos e emoções por isso fale. 
Saiba escolher bem o momento para conversarem, use o tom de voz adequado e foquem realmente na questão que está incomodando para não misturar assuntos e acabar em discussão. 
  
Esses são apenas alguns passos que você pode dar em direção a retomar o respeito no seu relacionamento e começar a semear uma nova possibilidade de boa convivência.  
Vale ressaltar que se o respeito foi perdido devido à infidelidade seja ela financeira, emocional, cibernética, física ou devido a um ato de violência, o respeito deve ser reconstruído por meio de atos consistentes de bondade durante um período de tempo e se necessário com auxílio de um terapeuta familiar. 

Que Deus possa abençoar poderosamente sua vida e seu casamento. Para aconselhamento envie um e-mail para ministerioenlace@hotmail.com.br

Comentários

Postar um comentário

O que você pensa é importante para nós. Deixe aqui seu comentário.

Postagens relacionadas