3 lições aprendidas com o casamento de Adão e Eva


Um bom casamento ainda parece ser uma incógnita para muitos casais. Como é possível fazer um casamento dar certo quando duas pessoas diferentes decidem compartilhar suas vidas até que a morte os separe? 

Infelizmente o “até que a morte os separe” tem ficado banalizado para muitos casais, em sua maioria ninguém mais deseja lutar para construir uma relação sólida e duradoura, ao contrário, ao menor sinal de problema cada um já pensa que é hora de separar e quem sabe procurar alguém que faça isso dar certo. 

Pensando sobre o assunto comecei um estudo sobre casais da Bíblia para buscar aprender com seus erros e acertos e não havia casal melhor para começar do que Adão e Eva. Não se preocupe que não se trata de nenhum artigo teológico complexo ou extenso, mas um resumo do que aprendi e que desejo dividir com você como um meio de solidificar seu casamento através da vida e experiência de outro casal. Vamos começar? 

Leia Gênesis 2.18-25; 3; 4.1 

Lição 1 – Deus é o criador do casamento. 

Nada que Deus criou foi destinado ao fracasso e quando falamos sobre casamento isto também é válido. Foi Deus que decidiu dar ao homem alguém que lhe correspondesse (idônea - aquela que se adequa a algo, aquela que serve a algo com perfeição com o fim destinado para o qual foi criado) e lhe auxiliasse. 
Deus decide presentear Adão com uma esposa criando assim o casamento. 

Esta é uma das primeiras lições que cada casal precisa entender sobre o casamento. Deus é o seu criador e estabeleceu funções, papeis definidos para o homem e para mulher e quando estes papeis são violados ou negligenciados o casamento começa a sofrer. 

Lição 2 – Eles viviam em transparência. 

A nudez de Adão e Eva revela sua inocência e pureza. Sempre me pego a imaginar como seria o casamento sem a mancha do pecado. Adão e Eva foram os únicos que puderam desfrutar deste tipo de relacionamento, um casamento onde a transparência era completa. Não havia segredos e por isso não havia necessidade de se esconder. 

Após a queda deste casal todos os casais que surgiram depois deles não puderam mais desfrutar da plenitude da inocência por conta da mancha do pecado. Porém em Jesus, foi concedido a todo casal desfrutar da intimidade que Deus planejou para o casamento antes da queda. Busque a transparência no seu casamento. 

Lição 3 – O inimigo sempre batalhará para destruir a unidade do casal. 

A vida do primeiro casal era perfeita e simbolizava em sua plenitude o desejo de Deus para o casamento, mas o inimigo não iria deixar assim. Ele procurou estrategicamente ganhar a oportunidade ideal para colocar dúvidas na cabeça de Eva e trazer assim a separação e a perca da unidade do primeiro casal. 

A estratégia dele não mudou. Ele continua a buscar oportunidades em seu casamento, seja em sua vida ou na vida do seu cônjuge para afastá-los do plano de Deus e colocar dúvidas em seus corações sobre as preciosas promessas de Deus para o seu casamento.  

Quando Adão e Eva cedem espaço para o pecado sua inocência lhes é roubada e agora precisam esconder-se atrás de folhas de figueira. Essas mesmas barreiras são colocadas hoje por muitos casais para que seu cônjuge não os conheça em transparência. Sua intimidade intelectual, emocional e espiritual sofrem o dano e quebram a intimidade física. 

Um casamento sólido não pode ser construído a sombra de segredos e mentiras. Não pode haver barreiras no relacionamento entre marido e mulher, é necessário que ambos se desnudem em suas almas. 

Agora que observou estes três pontos sobre o primeiro casal, coloque seu casamento para ser visto sobre estes aspectos e veja que ajustes podem ser feitos para que ele se alinhe com o plano de Deus. 
  • Seu casamento está difícil? Não desista, o casamento é um projeto de Deus e o que Deus criou não falha. 
  • Está havendo alguma barreira, segredo ou falta de transparência em seu casamento? Busque meios de resolver a questão e restaurar a inocência do seu casamento. 
  • Fiquem vigilantes contra qualquer estrategia do maligno para romper a unidade do seu casamento
O que todos nós precisamos lembrar é que mesmo após terem deixado o Éden e agora passarem a ter um casamento mais difícil, Adão e Eva não desistiram um do outro e continuaram a escrever juntos a história do seu casamento. 

Continue a escrever a sua também. 

Precisando de aconselhamento ou pedidos de oração envie um e-mail para ministerioenlace@hotmail.com.br ou utilize o formulário fale conosco no topo do Blog

Comentários

Postagens relacionadas