Evitando o caos na cozinha - dicas para facilitar a vida


Olá amada, no ministrando ao nosso lar de hoje quero dividir com você algumas dicas que realmente mudaram minha vida quando o assunto é cozinha. Acredito que muitas delas ou talvez todas você já conheça, mas não custa relembrar, não é mesmo? E sempre tem aquela jovem que está começando agora na vida a dois e ainda não encontrou o ritmo para deixar as coisas fluindo.

Eu mesma demorei alguns bons anos para ir me descobrindo como dona de casa após o casamento, casei muito cedo e antes de casar não era do tipo que me envolvia nas tarefas do lar (desculpa mãe) e tive que ir aprendendo meio que na tentativa e erro. Hoje com a facilidade das informações na internet só não facilita a vida quem não quer.
São tantas dicas que na verdade precisamos até ter aquele cuidado básico para não nos sentirmos imperfeitas em um mundo de "donas de casa perfeitas" apresentados nas redes sociais, no entanto se souber selecionar bem quem acompanhar e as informações que reter sua vida pode sim ganhar novos ares.

Hoje vou dividir com você algumas coisas que me ajudam muito quando o assunto é cozinha espero que te ajudem também.


1 - Sabe aquele famoso termo do masterchef chamado mise en place (deixar todos os ingredientes e elementos prontos para executar a receita)? Não é frescura de chef não amada, isso pode mudar sua vida e suas receitas. Sabe quando você decide preparar um bolo e simplesmente começa a preparar e no meio da receita percebe que não tem algum ingrediente essencial? Se tiver o hábito do mise en place isso nunca mais irá acontecer.

2 - Ter um cardápio parece assustador pra você? Para mim era. Eu simplesmente não conseguia me ver planejando as refeições de uma semana, parecia algo impossível de se fazer. Mas tentei e descobri que isso não só facilita minha vida como economiza tempo e dinheiro. Planejar as refeições da semana vai permitir que compre apenas o necessário no mercado evitando desperdício e também aquela sensação de acordar pela manhã sem saber o que vai fazer para o almoço e acabar servindo macarronada com enlatado outra vez (sim eu fiz muito isso 😬). Quando planejar o cardápio por quatro semanas vai ver que a semana seguinte nem vai ser tão difícil pois já possui cardápios anteriores como base podendo fazer repetições.


3 - Ser prática sempre foi meu desejo mas nunca o meu forte, então tenho até hoje que me disciplinar para fazer coisas que irão me ajudar como por exemplo guardar alguns legumes e verduras já higienizados e picados na geladeira, outros até congelo para durar mais. Compro tomates e já preparo uma grande quantidade de molho de tomate e congelo pois sempre que precisar terei molho caseiro bem a mão. Uma benção!

4 - Quer você trabalhe fora, seja no home office ou tenha filhos pequenos em casa sabe que ter que ir para cozinha todos os dias preparar uma refeição completa toma mais tempo do que realmente dispomos. Então aqui em casa tiro um dia da semana para fazer preparos de alimentos e garantir que minhas refeições fiquem prontas para no mínimo 4 a 5 dias. Isso mesmo, e nem pense que fazer isso é não oferecer alimento fresquinho a sua família. Sabendo preparar e conservar suas refeições não serão apenas fresca mas saudáveis e saborosas. O feijão por exemplo eu cozinho apenas com sal e congelo, na hora de servir é só descongelar, temperar e pronto; feijão fresquinho em minutos.


5 - Sabe aquela receita que pede 230 gramas de açúcar? Ou aquele molho que você sempre tenta fazer e sempre fica cheio de pedacinhos e não liso e cremoso como a receita? O segredo está nos utensílios. É preciso que tenhamos a mão os utensílios certos para que nossa vida na cozinha possa fluir melhor. Nada pior que uma faca para carnes sem fio, você sabia que o risco de se cortar é muito maior com facas "cegas" do que com facas afiadas? E se tiver um afiador em sua cozinha o problema acaba pois assim que perceber o problema é só afiar a faca você mesma. Mas calma, não vá sair e comprar tudo que precisa de uma vez. Vá comprando aos poucos de acordo com os itens que você mais precisa, de nada adianta comprar um saca rolhas se você nunca tem garrafas desse tipo para abrir. Comece com os básicos como fouet, espátulas e facas. Digo facas porque é algo que preciso muito aqui e ainda não comprei (me julguem 😱) precisamos de facas para carnes, faca para pães e etc. Então investir em utensílios apropriados e ganhar tempo e eficiência.

Estas são minhas dicas para evitar o caos na cozinha. Agora me conte aqui nos comentários quais são suas dicas? Vamos compartilhar nossos conhecimentos e nos tornarmos cada vez mais mulheres que amam cuidar dos seus lares e de suas famílias. Fique na Paz e até a próxima! 


Comentários

Postagens relacionadas