Autocontrole - Estudo bíblico para mulheres semana 03


Olá amadas, chegamos a nossa terceira semana de estudo bíblico que tem como título aprendendo para ensinar baseado em Tito 2.3. Se você está chegando agora por aqui eu te convido a fazer os estudos um e dois antes de completar o de hoje, basta clicar aqui.

Em nosso estudo de hoje estaremos falando da terceira qualidade mencionada por Paulo em sua carta a Tito. vamos começar?

Autocontrole - "não escravizadas ao vinho"

O contexto em que Paulo escreve a Tito sobre as mulheres da igreja primitiva está relacionado ao consumo excessivo do vinho para “esquecer” suas lutas e dilemas que acompanhava os antigos costumes pagãos. 
Contudo esta advertência de Paulo continua bastante atual, principalmente se olhar bem para o fato de “não escravizadas a...” ou como diz a versão ACF “não dada a muito...” 

Podemos atualmente completar esta frase do apóstolo com inúmeras coisas e comportamentos que podem hoje facilmente continuar mantendo as mulheres escravizadas em suas vidas. Muitas mulheres podem sentir-se orgulhosas em não ter nenhum problema com o álcool, mas estão lutando com compulsão alimentar ou descontrole de consumo entre outros problemas como por exemplo o vício da mentira ou consumo desenfreado de produtos de maquiagem e beleza para atingir um “padrão” inatingível imposto pela mídia cujo único interesse é gerar mais vendas. 

Como mulheres nascidas em Cristo devemos nos manter em constante vigilância para não nos deixar escravizar por nada. Isso não significa que Deus não aprove o uso de produtos de beleza ou que não deseja que compremos roupas novas por exemplo. O problema é quando essas coisas se tornam vícios na vida de uma mulher fazendo com que ela as procure como forma de fugir ou lidar com seus problemas – como as mulheres primitivas lutavam contra o consumo exagerado de vinho para lidar com os seus. 

Algumas mulheres novas em sua caminhada com Cristo, outras nem tanto, tem dificuldade em abandonar velhos hábitos que agora sabem que são nocivos a vontade de Deus para elas. É nesse ponto que voltamos os olhos para Gálatas 5.22 onde Paulo nos apresenta o domínio próprio como um fruto gerado pelo Espírito que precisa estar presente na vida de quem agora anda com Cristo. 

Mulheres que desejam viver para glorificar a Cristo são unicamente controladas pelo Espírito Santo e sabem lidar com as pressões da vida recorrendo ao Seu auxílio e direção sem precisar de nenhum artifício que escravize suas vidas.  

Se, pois, o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres.” João 8.36 

Para fazer esta semana:
  • Ore antes de começar seu estudo;
  • Responda o questionário de hoje;
  • Leia os textos bíblicos mencionados em várias versões;
  • Faça uma varredura em seu coração para saber se existe algum tipo de escravidão nele;
  • Ore agradecendo pelo estudo de hoje.
Para baixar seu questionário clique na imagem abaixo:


Fique com Deus e até nosso próximo estudo. Ah, gostaria muito de saber como tem sido até aqui o estudo para você, me conta aqui nos comentários 😉

Comentários

Postar um comentário

O que você pensa é importante para nós. Deixe aqui seu comentário.

Postagens relacionadas