segunda-feira, 14 de maio de 2018

Produtividade para dona de casa


Amada, se você me acompanha também pelo Youtube deve ter assistido meu vídeo sobre os três primeiros meses deste ano e como foram desafiadores para mim. Em Abril as coisas começaram a melhorar lentamente até que chegamos em Maio...

Não posso afirmar para você que estou onde gostaria, talvez pelo meu perfeccionismo ou por minha recente batalha com a falta de foco, o que decidi fazer foi uma avaliação sobre minha produtividade como dona de casa e como tem sido os meus avanços.

Então decidi listar aqui quatro coisas que estão fazendo a diferença em minha produtividade e no final falar um pouco com você como estou me sentindo. Vamos lá!

1. A luta com o travesseiro.

Acredite em mim, nunca fui de lutar para dormir, sempre tive uma certa facilidade para pegar nos sono logo após deitar a cabeça no travesseiro, porém isso não vem acontecendo com frequência nos últimos meses. Sei que nosso relógio biológico muda após os 40 (fazer o quê?), mas não acredito ou na verdade, aceito que isso seja sinônimo de noites mal dormidas. Quando durmo mal todo meu dia fica ruim, meu humor azeda e tudo fica fora de foco.

Então tentei perceber o que me fazia ficar rolando na cama após deitar para descansar e descobri que são as conhecidas "preocupações com o dia de manhã". Fico pensando no que ainda preciso fazer, como deve ser feito, lembro de várias coisas mentalmente que vão me deixando mais e mais alerta.
Para resolver isso tenho tentado manter tudo anotado e se alguma coisa me vem a mente quando já estou deitada pego o celular e faço uma nota de voz para anotar no dia seguinte. Está me ajudando.

2. Foco, cadê você?

Ultimamente tenho encontrado dificuldades em manter o foco em uma atividade. Vou passando de uma tarefa para outra e para outra e quando olho tenho várias tarefas inacabadas. O maior ladrão do meu foco com certeza são as redes sociais e não separar um tempo para usá-las. Por trabalhar com internet sempre acabo parando um atividade para responder um pedido de aconselhamento, responder um e-mail, responder um comentário... E quando vejo metade do dia se foi.

Para melhorar minha produtividade resolvi separar um tempo específico para pegar no celular e fazer meu trabalho sem que ele interfira no meu trabalho como dona de casa. Estabelecer uma meta de horário tem sido libertador e o melhor é poder conseguir realizar mais coisas em menos tempo e com menos estresse.

3. O cronômetro pode ser meu amigo?

Aquele velho e conhecido conselho faça algo em quinze minutos, não estava funcionando muito bem para mim. O grande problema não era começar e sim parar, meus quinze minutos sempre acabavam transformando-se em 30 ou 40 minutos. No mínimo!

Então resolvi não apenas começar a usar o timer para saber que é hora de parar mas também escolher tarefas que realmente podem ser feitas em quinze minutos. Não sou muito fã de começar algo e terminar depois porque não deu tempo. Ou faço completo ou não faço (sim, eu sei que preciso melhorar aqui). Então decidi se preciso limpar o guarda-roupas e não disponho de tempo para limpá-lo todo de uma só vez, limpo uma parte por vez assim não fica nada bagunçado e faço o progresso que necessito. Meu guarda-roupas tem três partes, então limpo uma a cada dia e em três dias terei finalizado. Nesse caso o timer será programado para 30 minutos por parte e ainda me motiva a tentar fazer antes que o tempo termine.

4. Mantenha os olhos na recompensa.

Sempre que estou pensando em como lidar com tudo que preciso e com uma enorme vontade de procrastinar, penso em como serei recompensada se trabalhar um pouco mais.
Gosto de chegar ao final do dia e poder me jogar no sofá para assistir algum filme ou série, muitas vezes até me perder nas páginas de um bom livro, o que acontece é que quando não lido muito bem com os itens que mencionei antes para você, minhas tarefas se acumulam e me vejo tendo que trabalhar até mais tarde no home office para cumprir prazos. Fico realmente aborrecida comigo. Ultimamente quando estou me sentindo propensa a deixar para depois, penso que se eu agir agora minha recompensa em descansar virá ainda mais cedo e continuo avançando.

É assim tem sido os meus dias ,minha amiga, uma luta constante para me manter na linha voltar para os trilhos e manter as coisas no lugar. Não é fácil conciliar casa, trabalho e ministério na verdade é realmente desafiador porém é possível a medida que vamos identificando nossos pontos fracos e corrigindo as rotas erradas.

Agora conte para mim, como tem sido sua rotina e produtividade com sua vida de administradora do lar? Vou ficar feliz em saber.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que você pensa é importante para nós. Deixe aqui seu comentário.

Postagens relacionadas