5 mitos do casamento perfeito


Infelizmente vivemos em um mundo onde as pessoas vivem criando "mundos perfeitos" para todas as pessoas menos para si mesmas. É a casa perfeitamente organizada de fulana, é o trabalho perfeito de sicrano, é a vida financeira perfeita de beltrano e então chegamos ao CASAMENTO PERFEITO dos vizinhos.

Não sei de onde parte essa premissa de que o mundo do outro é sempre perfeito, ou melhor, eu sei. É que sempre é mais fácil acreditar que a vida do outro é perfeita já que não se vive nela.
Por trabalhar com aconselhamento de casais escuto muitas vezes a insinuação que vivo um casamento perfeito. Mas será que existe casamento perfeito?

Quero hoje apresentar para você 5 mitos sobre casamentos perfeitos que, como disse, são mitos.

Mito nº 01 - O casal perfeito é 50% por 50%

Muito casais chegam a sala de aconselhamentos frustrados, na verdade um mais que outro (olha os 50 por 50 já caindo por terra). Um dos cônjuges acredita que por fazer as compras da casa, levar e buscar os filhos da escola, colocar o lixo pra fora deveria no mínimo receber do outro a louça lavada ao final do dia e quando isso não acontece BUM!!! Frustração.

Um casamento feliz e estável é feito por duas pessoas que investem nele mas não necessariamente em partes iguais. Você vai encontrar casais "perfeitos onde  a soma do investimento é 75 -  25, 40 - 60 e até 90 - 5. A questão que faz esse casal permanecer unido e felizes é que aquele que investe mais não fica na cobrança do que investe menos pois investe em seu casamento por amor. Simples assim.

Mito nº 02 - O casal perfeito gosta das mesmas coisas

Eu sinceramente não sei de onde tiraram essa ideia mas sim, ela existe. O casamento é o melhor lugar do mundo para se aprender a respeitar as diferenças e elas existem até nas preferências, por que não?
Se seu cônjuge aprecia futebol e você não sabe a diferença entre lateral e escanteio e não vê a razão de 22 homens correndo atrás de uma bola, você não é obrigada a sentar e acompanhar o campeonato para manter feliz seu casamento, o que vai fazer seu casamento feliz é o respeito pelas preferências do seu cônjuge dentro do casamento. E a propósito, aqui na minha casa sou eu que curto futebol.

Mito nº 03 - O casal perfeito não briga

Acredito que esse mito vem da definição de briga que cada um tem. Para muitas pessoas brigar significa ir as vias de fato, chegar a agressão física, neste caso sim um casal feliz não briga, não dessa maneira.
Mas quando falamos sobre brigar estamos falando sobre discordar, apresentar pontos de vista diferentes sobre determinada questão e muitas vezes não saber colocar esse ponto de vista. isso fatalmente vai gerar uma briga mesmo nos casamentos que as pessoas julgam "perfeitos". A grande diferença está em que os casais felizes sabem brigar e sabem se reconciliar, sabem discordar sem humilhar, agredir ou rebaixar o outro. e por fim sabem chegar a um acordo cedendo quando necessário pelo bem do casamento.

Mito nº 04 - O casal perfeito tem um diálogo perfeito

O casamento é um lugar excelente para treinar nossa habilidade de comunicação. Seria até irônico acreditar que um homem e uma mulher que estão unidos pelo matrimônio vão manter um diálogo perfeito até que a morte os separe. Impossível!
Isso mesmo, você não leu errado, não é possível acreditar que sempre teremos uma comunicação que fluirá com tranquilidade e facilidade sempre ao longo do casamento. Homens e mulheres tem formas extremamente distintas para se comunicar e isso fatalmente vai criar alguns atritos no caminho da maravilhosa jornada chamada casamento.

O que acontece é que os casais felizes aprenderam a se comunicar em um nível que faça-se ser entendido pelo outro, sabem o momento certo de falar e o momento certo de ficar em silêncio e quando a comunicação não funciona bem volte e leia o mito 03

Mito nº 05 - O casal perfeito tem uma vida sexual igual aos filmes de Hollywood

Se você pensa assim eu te aconselho a assistir menos filmes. A mentira que os filmes e a mídia apresentam sobre a vida sexual de um casal é para deixar qualquer um frustrado se não souber discernir fantasia e realidade. A fábrica de fantasia não mostra coisas como TPM, estresse financeiro, chegada de filhos, mudanças da idade etc.

O casal feliz sabe a importância do sexo no casamento e busca constantemente dar o seu melhor ao outro. Não usa o sexo como jogo para obter algo e respeita quando o outro não está fisicamente bem. O casal feliz não mede sua vida sexual por quantas vezes mantêm intimidade mas pela qualidade dos momentos que passam juntos e preocupam-se com a satisfação do outro e não apenas de si mesmo.

Chegamos ao final dos 5 mitos, certamente existem outros que eu poderia citar aqui porém quero chamar sua atenção para um fato que não sei se você percebeu enquanto lia.
Eu não escrevi casais perfeitos quando explicava a forma como cada casal supera os mitos eu usei a expressão casal feliz, você sabe por quê?

Não existe casamento perfeito, em nenhum lugar. O que existe são casais que trabalham suas imperfeições e constroem um vida feliz apesar delas.

Em Cristo, Susi

Comentários

Postagens relacionadas