Como resolver um problema comum no casamento


O casamento pode trazer benefícios ou malefícios para uma sociedade, afinal quando falamos que a família é a célula mãe da sociedade devemos lembrar que estamos afirmando que o casamento é o sustentador deste argumento.

A família, como projetada por Deus, é santa e pode causar verdadeiros impactos em uma sociedade, sejam eles positivos ou não. Vemos diversos exemplos na Bíblia onde o povo sofreu consequências por conta do pecada de uma única família, como foi o caso do pecado de Acã (Js 7. 1) e vemos também que toda uma descendência seria abençoada pela família de Abraão (Gn 12.1-2).

No versículo do livro de Ester vemos um trecho que deve despertar um alerta em nós:

"...Isso provocará desrespeito e discórdia sem fim." Et 1.18 (NVI)

Esse versículo foi citado para ilustrar o desrespeito de Vasti a uma ordem do rei e seus conselheiros disseram que uma medida drástica deveria ser tomada criando-se uma lei para que as mulheres não se rebelassem contra a autoridade dos seus maridos (Et 1.22)
É claro que uma lei jamais vai conseguir que as mulheres respeitem os seus maridos, o respeito é algo conquistado e exercido em amor. Outro fator importante a ser colocado é que respeito é normalmente uma via de mão dupla. Deus não espera apenas que as esposas respeitem seus maridos mas espera que o contrário também aconteça.

O que precisamos entender um pouco mais sobre esta questão é que a maioria (lembre-se toda regra tem exceção) dos homens consegue facilmente respeitar e amar suas esposas quando as mesmas lhe oferecem o respeito que eles apreciam. Não vamos entrar hoje no mérito do caso de Assuero e Vasti mas sim olharmos o que Deus espera do casamento. Ele nos deixou isso bem claro lá em Efésios 5. 22- 31 neste pequeno trecho das Escrituras somos exortados a observar como o casamento deve ser para funcionar em harmonia.

A falta de observância destas orientações de Deus certamente fará com que aconteça "desrespeito e discórdia sem fim". Quantos casamento você conhece que estão terrivelmente abalados pela falta de respeito entre os cônjuges? Muitas vezes seu próprio casamento está enfrentando as consequências deste fato.

A boa notícia é que existe esperança para aqueles que desejam transformar seus casamentos de acordo com o padrão por Deus estabelecido. A única coisa a ser feita é começar imediatamente as mudanças necessárias de fato isto pode ser um tanto doloroso e muito difícil no começo mas se pelo menos um dos cônjuges estiver disposto a dar o primeiro passo Deus o honrará.

Então, vai começar a transformação em seu casamento hoje?

Comentários

Postagens relacionadas