6 benefícios da disciplina no lar


Não podemos ignorar a disciplina em nosso lar, sem ela estaríamos fatalmente condenando todos em nosso lar ao caos completo. A rejeição a disciplina vem do simples fato de não sabermos ao certo o que ela é e sua vital importância em nossa vida como um todo, todos nós quando crianças não gostávamos em nada de ouvir falar a palavra disciplina em nossa casa pois em nossa mente isso estava aliado a punição, castigo, que muitas vezes eram físicos.

Por esta razão construímos uma certa aversão a disciplina e ao seu precioso significado, então hoje quero juntamente com você minha querida amiga, desmitificar de uma vez por todas o conceito errado sobre disciplina e implementá-la eficazmente em nossas vidas e nosso lar.


  • O que realmente é disciplina?
Se observarmos no dicionário vamos encontrar que disciplina é obediência as regras, ordem, regulamento, conduta que assegura o bem-estar dos indivíduos. Apenas esta definição já nos motiva a vê-la como algo totalmente benéfico em nossos lares. de forma mais sucinta poderíamos dizer que disciplina é um processo de ensino sobre comportamentos aceitáveis e não-aceitáveis.

Nós como mulheres que almejam ser segundo o coração de Deus precisamos da disciplina em nossa vida diária para mantermos nossa vida e nossos lares em ordem. Por essa razão vemos a cada ano o crescente número de sites e blog entre outros, com a proposta de criar métodos (que seriam as regras) para facilitar a administração e gerenciamento dos nossos lares. Na verdade isso não é nenhuma novidade, se você ler com atenção Provérbios 31 a partir do verso 11, observará uma sequência de ações adotadas pela mulher de virtuosa que são regras para um andamento harmonioso e eficiente para sua vida e de sua família.

Para adotarmos e seguirmos essas orientações fazemos uso da disciplina.

Agora vejamos apenas 5 benefícios de um lar onde a disciplina está instalada;

1. Obediência as regras e normas. A disciplina nos mostra o que devemos ou não fazer, isto é fundamental em sua casa principalmente se você tem filhos, as crianças aprendem pelo exemplo por esta razão é necessário que esteja estabelecida em sua casa regras diárias com horários e lista de afazeres que devem ser observados por todos. E calma isto não fará sua casa parecer um quartel, apenas trará paz e harmonia para todos os seus integrantes pois todos já sabem o que esperam de cada membro da casa.

2. Ensinar sobre o certo e o errado. Você já tentou colocar uma roupa para lavar sem observar as instruções de lavagem e teve uma desagradável surpresa ao tirá-la da máquina? Pois é, isso aconteceu porque você não observou as instruções de lavagem , que nada mais são do que as regras para uma boa conservação da roupa. A disciplina só funcionará em sua casa se você deixar claro para todos o que é certo e errado não apenas na questão da organização do lar, mas também no comportamento que espera dos seus filhos em situações públicas.

3. Correção. Aqui é exatamente onde muitas mulheres se perdem. Entenda que punição é sobre controle, disciplina é sobre ensino. Quando regras são estabelecidas é necessário também deixar claro as consequências do não cumprimento das mesmas. Isso se faz com o uso da disciplina que leva o outro a refletir em seus atos e aprender com seus erros. Não existe disciplina sem correção.

4. Ensina sobre autocontrole. A própria Bíblia fala sobre a importância do domínio próprio, ele é tão fundamental que é um fruto do Espírito. A disciplina nos coloca limites sobre até onde devemos ir e que o indisciplinado está entregue as paixões, preguiça e desejos de forma desenfreada.

5. Ajuda no desenvolvimento de bons hábitos. Você já parou para se perguntar por que algumas mulheres conseguem gerenciar a casa e os filhos com excelência e outras não? A resposta é simples, disciplina. Para criarmos uma rotina de cuidados com o lar, para educar os filhos é necessário disciplina. Focar em cumprir suas metas estabelecidas para desfrutar dos méritos depois.

O fator da regularidade. Aqui talvez esteja um fator determinante para colher os benefícios da disciplina em sua vida no lar. De nada adianta estabelecer regras e normas hoje e amanhã passar por cima delas para no dia seguinte tentar fazer dar certo novamente. Disciplina requer regularidade, o cumprimento das regras estabelecidas todos os dias sempre. Essa regularidade proporciona facilidade no gerir o seu lar e segurança para os seus filhos.

Então querida amiga, vamos abraçar a disciplina em nossos lares?

Comentários

Postagens relacionadas