O que você pode fazer hoje para melhorar seu casamento?


O nosso casamento é construído dia-a-dia. Isso significa que não importa se você é casada há um mês, um ano ou uma década sempre haverá um trabalho de investimento a ser realizado.
Na verdade o casamento é composto por várias áreas entre elas, amizade, vida financeira, trabalho em equipe, vida íntima e assim por diante. O que não se pode fazer é ignorar cada uma dessas áreas ainda que seja apenas uma delas.

Não se pode dar atenção a amizade e trabalho em equipe e negligenciar a intimidade sexual. Não se pode dar atenção ao tempo em família e negligenciar a administração financeira. Seria mais ou menos como estar com várias bolas de vidro sob sua responsabilidade e todas encontram-se em movimento, porém se um delas sai do sincronismo e cai, todas as outras também cairão e acabarão em cacos no chão.

Por isso quero destacar hoje 5 áreas que você pode e deve estar dedicando sua atenção em seu casamento para melhorar cada vez mais.

1. Finanças.

Se as finanças são exatamente a área que impedem você de viver com seu cônjuge um casamento tranquilo, não se desespere. Você não está sozinha.
A maior causa de discussões entre os casais e estresse no casamento é a área financeira.
Não é fácil para muitos casais lidar com as finanças visto que cada um vem com formações diferentes sobre a maneira como lidar com o dinheiro, contudo há um meio de se conseguir paz e equilíbrio nesta área. Em primeiro lugar tenham uma conversa franca sobre as finanças, aprendam a colocar tudo no papel para ter uma visão mais clara de onde estão e de onde querem chegar. Se preciso for busquem o auxílio de um consultor financeiro para ajudá-los a desenvolver uma relação melhor e mais saudável com o dinheiro no casamento.

2. Intimidade sexual

Pode parecer incrível mas a quantidade de casais que desfrutam de paz em todas as demais áreas do seu casamento mas não encontraram equilíbrio nesta é espantoso. O que para um bom número de casais essa pode ser uma área fácil de lidar para outros é um verdadeiro tormento. Desde a falta de privacidade por conta de filhos pequenos até outros problemas mais sérios o que não pode acontecer é o casal não lidar com a questão em busca de resolvê-la.
Tenham uma conversa séria sobre o que está causando problemas nesta área e busquem uma forma de solucionar o problema se precisar busquem auxílio médico.

3. Trabalho em equipe.

O casamento é um trabalho em equipe. Tudo fica mais difícil quando um dos cônjuges tem que fazer tudo sozinho ou observar um cônjuge que não está disposto a cooperar. Como um time vocês trabalham na mesma equipe. Esse é o maior segredo para muitos casais nesta área. É simplesmente perceber que quando um coopera com o outro estão trabalhando em prol de si mesmos. A visão para educação dos filhos, escolhas como compra de imóveis ou veículos podem ser um verdadeiro teste para o trabalho em equipe, mas é sempre bom lembrar: "uma casa dividida não subsiste." (Mt 12.25)
Comecem a trabalhar juntos em prol da harmonia nesta área.

4. Amizade.

Seu cônjuge é seu melhor amigo. Sem exceção e se por alguma razão isto não está acontecendo uma lacuna está sendo aberta em seu casamento.
É imprescindível que o casal desenvolva uma sólida relação de amizade. Seu marido deve ser a pessoa com quem você deseja estar para contar um segredo, abrir o coração, rirem juntos e desfrutarem da companhia um do outro. Quando damos a posição de melhor amigo a outra pessoa que não o nosso cônjuge estamos criando uma grande brecha em nosso casamento e colocando-o em sério risco.

5. Parentes

Outro grande fator gerador de tensão em muitos casamentos são os parentes. Mas se deseja criar um casamento melhor é necessário passar pelo caminho de apreciar a família do seu cônjuge. Sei que em muitos casos este ponto é realmente desafiador principalmente quando se tem parentes que não entendem o limite da criação de uma nova família: a sua.
Mas para o bem do seu casamento é necessário esforçar-se ao máximo em oração para manter um relacionamento o mais saudável possível com os parentes do seu cônjuge.

Essas são apenas algumas áreas que precisam de sua atenção no casamento e certamente algumas delas podem necessitar de cuidados hoje e outras já terem recebido o cuidado que precisavam. Mas creia em mim, elas sempre vão estar aí de tempos em tempos chamando sua atenção, por isso não descuide de nenhuma delas e esteja cada dia atenta ao que mais necessita de atenção hoje.

Em Cristo, Susi

Comentários

Postagens relacionadas