A conduta da esposa cristã


Estar casada com um marido que não partilha da mesma fé que nós pode ser um desafio gigantesco. O que vou compartilhar com você hoje foi algo que aprendi por experiência própria no início de minha conversão quando meu esposo ainda não partilhava a mesma fé.

Eu era jovem e de um temperamento digamos... difícil. E ver meu esposo continuar nos caminhos que agora eu sabia estar errado e com certas "amizades" que eu percebia ser destrutivas, aliado ao meu ciúme, enfim eu tinha nas mãos a receita para por meu casamento a perder.

Além de ser jovem em idade, eu também era recém-nascida espiritualmente e não sabia muito bem como me relacionar com Deus e como conduzir minha vida através de sua Palavra. Então um dia em uma situação que eu estava disposta a causar um grande "alvoroço" eu orei:

"Deus fale comigo agora pois se o Senhor não intervir vou agir do meu jeito."

E olhei para o console do carro e havia um exemplar da Bíblia distribuida pelos Gideões, eu peguei a Bíblia e abri pedindo que Deus falasse comigo (Deus ainda fala comigo dessa forma em muitas ocasiões sei que muita gente não acredita e acha tolice, mas comigo sei que Ele fala) e meus olhos pousaram exatamente nas palavras de Pedro em sua primeira carta que diz:

"Do mesmo modo, mulheres, sujeitem-se a seus maridos, a fim de que, se alguns deles não obedecem à palavra, sejam ganhos sem palavras, pelo procedimento de sua mulher, observando a conduta honesta e respeitosa de vocês." 1 Pedro 3:1,2

Eu não conseguia acreditar no que eu havia acabado de ler, Deus estava me dizendo claramente: Fique quieta. Mude seu procedimento e assim você atraíra seu marido até mim. Eu fiquei em choque com tamanha clareza na resposta de Deus e foi exatamente o que fiz. Obedeci. Fiquei quieta.

E pensando nisso eu desejei dividir os segredos contidos nesta passagem com você  minha amiga, que pode estar passando por uma situação semelhante, desejando levar seu marido a Cristo mas afastando-o cada vez mais por não observar o que Deus espera de você.
Observe as 5 dicas de Deus para sua vida como uma esposa que teme ao Senhor:

1. Ganhe seu marido sem palavras. Não sei você, mas falo muito. Muito mesmo. E quando encontrei a Cristo queria que meu esposo fizesse o mesmo e rápido. Então eu falava, falava e falava sobre a necessidade dele de receber a Cristo. E sem perceber eu o afastava cada vez mais. Por isso muitas vezes Deus está pedindo que você se cale e deixe que Ele fale ao coração do seu esposo.

2. Cuide do seu procedimento. O seu modo de agir para com seu esposo precisa acompanhar sua fé. Ele irá notar isso sem que você precise dizer uma só palavra. O comportamento de uma esposa cristã é refletido em suas ações diárias no convívio com todos a sua volta.

3. Observe uma conduta honesta e respeitosa. Eu me envergonho por lembrar por quantas vezes fui desrespeitosa com meu esposo. Eu sempre acreditei que gritar me faria prevalecer e não percebia que isto era um péssimo testemunho de minha nova fé. Deixar Deus tratar esta área em minha vida foi de grande importância para aproximar meu esposo de Cristo. Você trata seu esposo com respeito ou desafia toda e qualquer autoridade que ele possa expressar no lar?

4. Tenha um espírito dócil e tranquilo. Acho que eu definiria meu espírito, antes do meu encontro com Cristo, como um furacão categoria 5. Tenho um temperamento forte e isso aliado a falta de domínio próprio é a receita do desastre no casamento. Perceber que Deus desejava tratar meu espírito para atrair meu esposo até Ele foi um duro golpe. Mas lentamente fui cedendo (ser dócil é alguém que se submete a alguém ou a algo, sem oferecer resistência) e deixando o descontrole e a fúria dar lugar ao domínio próprio e a certeza de que Deus estava do meu lado e cuidava de tudo.

5. E por fim o mais importante: coloque sua esperança em Deus. A nossa vida em Cristo está fundamentada em saber que Deus conhece nosso coração e seus desejos a nosso respeito são os melhores que podemos imaginar. Isso também é verdadeiro em relação a vida do seu esposo não importa em que condição espiritual ele se encontre hoje, Deus deseja ardentemente que ele reconheça o senhorio de Cristo em sua vida. Por isso minha amiga tenha certeza que Deus vai trabalhar na vida do seu esposo como ele tem trabalhado na sua. Assim torne-se uma ajudadora de Deus permitindo que seu marido veja Cristo em você.

Espero de alguma forma ter te ajudado e encorajado a ganhar seu esposo para Cristo sem palavra, mas fazendo uso da sabedoria de Deus e portando-se de maneira que seu testemunho grite muito mais alto que sua palavras. Conte com minha oração por você e seu lar.

Em Cristo,
Susi

Comentários

  1. Belíssimo artigo. Me identifiquei bastante. Que Deus a abençõe!

    ResponderExcluir
  2. Glória a Deus!!! Era tudo que precisava ler. Deus te usou para falar com todas as esposas que agem assim, eu por exemplo estava agindo assim, mesmo conhecendo a palavra de Deus já alguns anos. Deus abençoe seu ministério, seu casamento e sua família. Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico muito feliz em saber. Obrigada pelo carinho, Deus a abençoe 💕

      Excluir
    2. É bem parecido com o que tenho vivido em meu relacionamento muito obrigado vai me ajudar muito.deus abençoe você que fez isso para ajudar outras pessoas.

      Excluir
  3. Amém! Sábias palavras, preciso desse entendimento. Deus lhe usou para falar comigo, seja abundante tua casa. Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico imensamente feliz em saber 💕 obrigada por separa um tempinho e deixar seu comentário. Deus abençoe!

      Excluir
  4. Me descrevo totalmente nesse artigo pois Quero que Deus me molde cada vez mais para ser uma esposa sábia,obrigado pela ajuda eu vou colocar em prática .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz em saber que de alguma forma contribui com sua vida 💕 Deus abençoe

      Excluir
  5. Deus lhe abençoe pelas sabias palavras.eu estou passando por um tremendo sofrimento,pois descobri traições. Não sei como tira lo do mundo perverso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Deus vai lhe dar sabedoria e guiar seus passos. Deus abençoe 💕

      Excluir
  6. Deus lhe abençoe pelas sabias palavras.eu estou passando por um tremendo sofrimento,pois descobri traições. Não sei como tira lo do mundo perverso.

    ResponderExcluir
  7. parabens por atraves de sua experiencia força e perseverança vencer e ajudar muitas mulheres crista que passa por essa luta.eu sou uma dessas querreiras que luta para ganhar a familia para o senhor jesus.eu aceitei jesus a 2 anos e luto para meu esposo me acompanhar nessa caminhada.e estou usando a sabedoria deixando Deus agir.me calando para eu nao me exaltar e estragar tudo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso mesmo amada, ore e deixe Deus agir. Ele sabe trabalhar. Descanse e confie

      Excluir
  8. Amém.tudo que eu precisava ouvir.pois a 2 anos eu aceitei jesus.e meu esposo continua bebendo e nao tira nem o domingo para ir a igreja.e isso me aborrece muito.ja briquei com ele varias vezes por isso.eu estava querendo forçar ele a sequir esse caminho maravilhoso tambem.mais nao é assim.é tudo no tempo do senhor.mais estou orando e sei que Deus vai agir na vida de meu esposo em nome de jesus.e o meu grande sonho é me casar mesmo que seje so no civil.estamos juntos a 14 anos.temos uma gemeas de 12 anos .presente do senhor para nossa vida.elas sao um amor.me ajude em oraçao para mim realizar esse sonho

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vou estar colocando seu nome em nosso caderno de oração. Continue buscando a Deus que sua vitória chegará.

      Excluir
  9. Li esse milagre, muito bom.
    Mas como faco, se eu sou docil, trato meu marido muito bem e ele toda semana me trai, ja arranjou muitas amantes e todo tempo eu nåo falo nada e Oro bastante, clamo a Deus na madrugada e ele nåo muda.
    Como agir?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amada no seu caso é necessário uma orientação e acompanhamento de perto. Infidelidade é algo muito sério e deve ser tratado. Busque outras matérias aqui no Blog, mas busque orientação em sua cidade na igreja que frequenta com líderes de casais. Deus abençoe sua vida.

      Excluir
  10. Glória a Deus, na verdade estou passando pela mesma situação, mim converti a pouco tempo, uns 2 anos e quero que meu marido conheça o amor e o cuidado de Deus como estou conhecendo,oro todos os dias pela conversão do meu marido em cristo, pois é muito ruim, a gente saber que tem uma família, filhos e marido, marido esse que formou uma só carne comigo desde quando nos casamos. Somos um só corpo perante Deus, então pq não seguirmos o mesmo caminho em cristo? Ele não acredita que é Deus que nos dá força para trabalhar, que é ele que nos livra de tudo de ruim,que é ele que nos ajuda a conquistar nossos sonhos. Mais eu creio, que o mesmo Deus que mim mostrou teus bons caminhos, tbm vai tocar o co ração do meu marido para que ele se converta e venhamos a ser uma família firmada em cristo. Amém

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza amada Deus vai tocar no coração do seu esposo através do seu testemunho e mudança de vida, fique firme em oração. A vitória virá!💕

      Excluir
  11. Amém!Me ajudou bastante. Deus abençoe!

    ResponderExcluir
  12. Parabéns por seu Blog.Esse é um ministério em que tem abençoado muitas mulheres cristãs que assim como eu sofre com s dificuldades no casamento por causa da divergência na fé. Que Deus te abençoe sempre .

    ResponderExcluir
  13. Amém...super me identifiquei...dica infalível, vou por em prática. Bgd

    ResponderExcluir
  14. Estou passando por isso. E pedia muito a Deus para que Ele falasse comigo de alguma forma. Pois ELE tem me abençoado cada vez mais, mas o meu esposo ainda não é convertido e não frequenta a igreja como eu frequento, vive uma vida totalmente diferente da minha. E Deus sabe que não aceito isso.
    E com a sua postagem que tenho certeza que foi Deus que me guiou até aqui, estou mais calma e perseverante que Deus tem atendido minhas orações, minhas suplicas.
    Obrigada por essas dicas!
    Deus abençoe grandemente sua vida!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico muito feliz em saber que Deus falou ao seu coração 💕 Deus abençoe

      Excluir
  15. Estou passando por isso. E pedia muito a Deus para que Ele falasse comigo de alguma forma. Pois ELE tem me abençoado cada vez mais, mas o meu esposo ainda não é convertido e não frequenta a igreja como eu frequento, vive uma vida totalmente diferente da minha. E Deus sabe que não aceito isso.
    E com a sua postagem que tenho certeza que foi Deus que me guiou até aqui, estou mais calma e perseverante que Deus tem atendido minhas orações, minhas suplicas.
    Obrigada por essas dicas!
    Deus abençoe grandemente sua vida!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom saber que Deus falou ao seu coração, espero que em breve seu testemunho seja contado para glória de Deus 💖 Deus abençoe 🌷

      Excluir
  16. Obrigada por dividir conosco suas experiências ... faz 3 anos que me entreguei de corpo e alma pra Deus... estou "casada" há 15 anos, meu marido é viciado em cocoina, bebida e cigarro mais de 20... qndo namoravamos nunca percebi... depois de 5 anos morando junto fui perceber.... conheci Deus, mas não me entregava de verdade... até que um dia numa reunião vi um testemunho de um casal que a esposa falou que deveríamos buscar pelo espírito santo e ele iria ajudar na nossa luta.. então pra mim isso foi prioridade na minha vida.. Deus ja havia me mandando ficar quieta muitas vezes... mas vc me abriu a mente como colocou o versículo... o entendimento... obrigada e que Deus te use muito senpre!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico muito feliz em saber que ajudei de alguma forma. Persevere deus está no controle 💖 Deus abençoe 🌷

      Excluir
  17. Seu texto é uma resposta de Deus as minhas orações e petições. Que Ele me ajude a ter domínio próprio e mansidão para deixá-lo agir na vida do meu esposo. Obrigada 😘

    ResponderExcluir
  18. Deus me guiou até este pum... Deus abençoe sua vida...

    ResponderExcluir
  19. Hoje acordei ainda entristecida por uma discussão com meu esposo ontem,e ao acordar com o barulho do meu esposo chegando lá fora completamente embriagado as 7:00 da manhã,Deus falou ao meu coração, através dessa mensagem que chegou até mim através das suas sábias palavras,muito obg por ser esse canal de benção pro meu casamento.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico muito feliz em saber que Deus usou nosso Blog para falar ao seu coração. Que você seja cheia da sabedoria do alto para lidar com seu casamento a maneira de Deus. 💖 Deus abençoe 🌷

      Excluir
  20. Eu estou nessa situação oração acalma os dois lados...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza a oração é a arma mais poderosa. 💖 Deus abençoe 🌷

      Excluir
    2. Lindo testemunho.Enfrento a mesma situação mas Deus está cuidando de tudo.

      Excluir
  21. Meu namorado era cristão qdo nos conhecemos, alguns fatos na igreja o afastaram e hoje ele é mto resistente. Mas eu creio no agir de Deus, e creio que esse testemunho veio pra acrescer minha fé. Deus abençoe grandemente sua vida

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém, para Deus todas as coisas são possíveis 💖 Deus abençoe 🌷

      Excluir
  22. Me identifiquei muito com sua história. Mas posso garantir o quanto é gratificante se submeter Deus. Hoje somos um casal muito abençoado!

    ResponderExcluir
  23. Que Deus te use muito com o seu testemunho eu vi o próprio Deus falando comigo ,me ajudou e muito ,eu vi eu na hora que estava lendo Deus seja louvado 🙏🙌

    ResponderExcluir
  24. Hoje mesmo acordei muito pensativa, em desistir do casamento justamente pelo fato de meu esposo não estar caminhando comigo, sem vontade de continuar a orar. Mas Deus é tão bom que me levou a este artigo. Gratidão por compartilhar sua experiência.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Glória a Deus, mantenha a fé e deixe Deus agir 💖 Deus abençoe 🌷

      Excluir
  25. Muito edificante seu testemunho. Calar, às vezes, é muito difícil. Somente o Espírito Santo pode nos moldar.

    ResponderExcluir
  26. Meu Deus do céu, quanto eu precisava desse conselho. Vou começar a praticar desde já. Sou exatamente assim e um pouco mais . . Deus abençoe esse ministério.

    ResponderExcluir
  27. Amém glórias a Deus precisava demais dessa palavra dessa direção do espírito santo Pois Deus sabe do que tenho vivido mas creio que o senhor mim ajudará colocar em prática e ser a esposa que o senhor deseja que seja! Deus abençoe sua vida e de sua família em nome de Jesus!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

O que você pensa é importante para nós. Deixe aqui seu comentário.

Postagens relacionadas