10 dicas para lidar com os conflitos


Eu já disse isso por aqui mas nunca é demais repetir: "os conflitos no casamento são inevitáveis o que precisamos é saber lidar com eles para ficarmos ainda mais fortes."
Os conflitos podem surgir pelos mais diferentes fatores desde poder e controle até necessidades não atendidas. saber conduzir as questões quando elas aparecem é que faz a diferença entre permanecer casado e o divórcio.

Normalmente em um conflito os casais ficam presos a opiniões e não param para discutir sobre os sentimentos que causaram o conflito em questão. A falta de comunicação eficaz entre o casal pode dificultar muito  a resolução de conflitos e fazê-la de forma eficaz também é outro desafio. Usar "clichês" do tipo Você nunca... pode não provocar a resposta adequada a resolução da questão, principalmente considerando que homens e mulheres veem as coisas de forma bem diferentes.

Tentar resolver um conflito oferecendo "opiniões" com base nos clichês utilizados pelo outro só irá tornar o conflito ainda maior.
Vou usar uma ilustração clássica para você entender melhor:

A esposa diz: - Você nunca me leva para sair! - clichê

O marido por sua vez que não compreende o real sentido da afirmação responde:
- Eu te levei para passar a tarde com sua mãe e no domingo fomos almoçar com meus pais, e você diz que nunca te levo para sair?! - opinião

Esse tipo de situação vai tornar o conflito ainda maior e ele não será solucionado.
Então como resolver um conflito para que gere fortalecimento ao casamento e não ao divórcio?

Observe a seguir 10 dicas para resolução de conflitos no casamento e comece a experimentar a satisfação em saber comunicar os sentimentos e resolver as questões.

1. Evite o uso de clichês principalmente acompanhados da palavra VOCÊ. Essas frases soam acusatórias e não expressam de forma clara o que realmente se está querendo comunicar.

2. Comunique com clareza para expressar o que está incomodando. Evite ser "genérico" no falar (ninguém nunca... Você nunca.... etc).

3. Certifique-se de que entendeu o que seu cônjuge está tentando comunicar. Ouvir é vital! E se o seu cônjuge estiver sendo genérico pergunte: "Não consegui entender bem o que você quis dizer, poderia me explicar melhor"

4. Não desenterre o passado. Mantenha o foco na questão atual sem mencionar questões antigas.

5. Evite o sarcasmo.

6. Não use de gritaria ou expressões exageradas ("Você nunca vai entender!")

7. Não recorra a xingamentos. se perceber que seu ânimo está se exaltando saiba pedir para continuar a conversa mais tarde.

8. Não use o tratamento do silêncio.

9. Resolva qualquer ressentimento antes de continuar a resolver o problema (Você me perdoa Eu não deveria ter dito ou feito isto)

10. Esforce-se para manter o respeito em todas as palavras e atitudes.

Que você possa guardar bem todas essas dicas em seu coração e fazer uso delas sempre que um conflito surgir em seu casamento. E não custa lembrar um conflito bem resolvido gera uma intimidade muito maior e mais forte entre o casal.

Fique com Deus e até a próxima!

Comentários

Postagens relacionadas