4 maneiras de construir a unidade no casamento


Manter a unidade no casamento não é tão simples como muitos imaginam. Ela não acontece por acaso é necessário se trabalhar para que ela aconteça.

A primeira parte da questão é que duas pessoas podem estar unidas mas não viverem em unidade. Perceba a diferença:


  • Unir - ligado, preso.
  • Unidade - harmonização de esforços entre duas ou mais pessoas; aliança, coesão.

O pastor Gary Chapman ilustra muito bem esta situação da seguinte forma:

"É claro que só o fato de casar não garante a unidade do casal. Há uma diferença entre "os dois serem unidos" e "os dois serem um". Um velho pregador costumava dizer: "Quando você amarra dois gatos pelo rabo e os pendura na cerca, conseguiu uni-los, mas a unidade é uma coisa bem diferente".¹

Percebeu a dierença. Muitos casais acabam se acomodando por estarem unidos pelo matrimônio mas não investem em uma vida de unidade.
A Palavra de Deus está repleta de conselhos práticos para que o casal aprenda a desenvolver uma vida de unidade e hoje vou mostrar a você quatro caminhos para fortalecer seu casamento cultivando a unidade e isto em um único versículo. Veja:

"Sejam completamente humildes e dóceis, e sejam pacientes, suportando uns aos outros com amor" Efésios 4:2²

1. Seja humilde.  A humildade é uma característica importante no casamento. Reconhecer que não está sempre com a verdade, saber reconhecer as próprias falhas são fatores fundamentais para construção da unidade.

2. Seja dócil. A qualidade de quem é dócil é a gentileza, o temperamento brando, manso. E certamente estas são qualidades que necessitam ser exercitadas ao longo da vida a dois, em muitas situações o casamento testa o temperamento e docilidade ao extremo. Nestas horas é importante lembrar que se quer construir a unidade a longo prazo e assim agir pela fé no que a Palavra diz e escolher ser dócil. Não confunda docilidade com fraqueza, é preciso muito mais força para ser manso do que agressivo.

3. Seja paciente. Certamente a maior parte dos conflitos no casamento poderiam ser evitados se os casais aprendessem a fazer melhor uso da paciência. É exatamente pela falta dela que respostas são dadas de maneira ríspida, perguntas são feitas em momentos inapropriados e assim por diante. A paciência não é algo fácil de ser desenvolvida mas é fundamental para construir a unidade em seu casamento.

4. Suporte em amor. Se esta parte do versículo trouxesse apenas o fator suportar seria bem difícil, mas a questão é suportar em amor. Mas o que isso significa?
Significa saber respeitar as diferenças. É saber que as diferenças entre você e seu cônjuge não precisam virar o motivo das discórdias frequentes e sim uma maneira de aperfeiçoar um ao outro nas áreas em que pensam de maneira diferente. Ninguém amais será perfeito, por isso precisamos aprender a aceitar o outro assim como ele é entregando a Deus tudo que pode estar causando aborrecimento e assim em amor resolver as questões.

Espero que a partir de hoje você comece a construir um casamento forte através do exercício constante da unidade.

Notas:
¹O casamento que você sempre quis - Gary Chapman - pág 15 - Editora Mundo Cristão
² Versão da Bíblia utilizada neste post - NVI

Comentários

Postagens relacionadas