Como higienizar utensílios de limpeza


Todas nós gostamos de deixar nossas casas limpas e perfumadas não apenas para nós, mas para toda nossa família. O que muitas de nós esquecemos ao executarmos nossas missões de limpeza é que nossos "ajudantes de limpeza" também precisam ser corretamente higienizados.

Os utensílios de limpeza quando não são cuidados devidamente podem deixar de cumprir seu papel com eficiência e ainda se tornarem grandes vilões da saúde da nossa família. Por essa razão venho dividir com você minha amiga algumas dicas de limpeza dos nossos utensílios para deixar nossa casa limpa e livre de doenças.

Escovas de limpeza - Sempre que terminar de usá-las enxague-as bem para remover qualquer resíduo de sujeira que possa ter ficado grudado nas cerdas. Não force as cerdas durante a lavagem e seque-as com as cerdas para cima ou penduradas em um ganchinho para evitar que as mesmas deformem. Lembre-se escovas molhadas são excelente ambiente para proliferação de mofo e bactérias.

Vale lembrar: Não utilize uma escova de limpeza para vários ambientes. Tenha uma para cada função.

Vassoura de pelos - muita gente ignora o fato de que as vassouras de pelos também precisam ser higienizadas, se elas forem usadas sem a correta higienização estaremos apenas espalhando poeira e germes cada vez que a utilizarmos.  A cada quinze dias mergulhe suas vassouras com cerdas de nylon em uma solução de água quente (que ajuda a soltar gordura) e um produto desinfetante.

Vale lembrar: Nunca deixe suas vassouras guardadas apoiadas contra as cerdas, sempre guarde-as penduradas.

Esponja para lavar louças - essa está no topo da nossa lista de preocupação (ou deveria) mas ainda existe muita gente fazendo da forma errada. Não é preciso muito para higienizar sua esponja, ao finalizar a lavagem das louças, lave-a bem para remover qualquer resíduo de detergente ou alimentos que porventura estejam presos nela. Depois é só espremer bem deixando-a com a menor quantidade de água possível e mantê-la em local seco e arejado. Ao final do dia coloque água suficiente para cobrir sua esponja para ferver, assim que levantar fervura desligue o fogo e coloque a esponja dentro por 5 minutos, depois é só torcer e guardar.

Vale lembrar: Sua esponja precisa ser trocada a cada 7 dias de uso.

Toalhas de limpeza - devem ser lavadas após cada uso de acordo com o tecido.

Vale lembrar: toalhas de microfibra são as melhores pois não espalham o pó e ainda seu tecido não prolifera bactérias.

Mop - Sabe aquele cheiro desagradável de pano mal cheiroso após passar o mop em sua casa? Você fica frustrada pois teve tanto trabalho e terá que refazê-lo. Isso acontece se o seu mop for guardado sem a devida higienização. Após cada uso lave suas cerdas (que normalmente são de algodão) com água quente, não fervendo, e coloque para secar.

Vale lembrar: o super rodo - utensílio que usa uma esponja como base de limpeza, deve ser bem lavado após o uso com água corrente até que não saia sujeira ou produtos de limpeza e ser guardado pendurado com a esponja para baixo.

Aspirador de pó - Nosso maior aliado na hora da limpeza também deve ser higienizado adequadamente ou não desempenhará bem suas funções. Se o seu aspirador tiver filtro hepa, retire o filtro e higienize de acordo com o manual. Esse procedimento pode ser feito uma vez por mês ou sempre que você verificar que ele precisa ser limpo. Lave ou troque o saco coletor de pó a cada duas semanas ou sempre que necessário.

Vale lembrar: Após cada uso, limpe os acessórios que foram utilizados com cuidado antes de guardar.

Essas são apenas algumas dicas amiga, que andei pesquisando para minha casa e vim dividir com você. Eu esqueci algum item importante? Deixe aqui nos comentários para que juntas possamos cuidar cada vez melhor do nosso lar.

Em Cristo,
Susi

Comentários

Postagens relacionadas