Apenas 24 horas!


Não adianta querer mais, não adianta querer menos(apesar de achar que poucos gostariam de diminuí-lo). Todos nós possuímos 24 horas em um dia e acredite, elas são suficientes.

Deus planejou o dia com 24 horas pois Ele em sua infinita sabedoria conhecia que estas seriam ideais para que nós produzíssemos aquilo que precisamos. Assim sendo cada 24 horas que temos é um presente cheio de oportunidades.

Mas então, por que para muitas de nós existe sempre uma constante sensação de que necessitamos de mais algumas horas no dia e que mesmo assim talvez elas não fossem suficientes para darmos conta de tudo?

A resposta provavelmente é a que todas nós já conhecemos mas muitas vezes ainda não aprendemos a colocar em prática efetivamente: o planejamento.

Já compartilhei várias vezes aqui com você minha amiga, as minhas venturas e desventuras em planejar meus dias, sim o sistema Flylady ajuda muito, mas ele seria apenas uma ferramenta que vem em nosso auxílio e que se não planejarmos não alcançaremos nossas metas. E como sempre estou lendo, assistindo e buscando saber e conhecer mais acerca de uma boa administração semana passada aprendi um pouco mais sobre um bom planejamento no canal My interior inspiration com base nas iniciais da palavra PLAN (planejar em inglês) e claro minha amiga vou dividir aqui com você.

P - put on paper (coloque no papel)

A primeira coisa para auxiliar nossas 24 horas a serem mais produtivas e acredite, trazer um alívio mental, é colocar tudo que precisamos fazer em uma semana no papel. E quando digo tudo é tudo mesmo. Um bom dia para fazermos isso é aos Domingos mas nada impede que você faça isso hoje o importante é começar. Quando colocamos todas as nossas atividades, sejam administração da casa, atividades com os filhos, na igreja, consultas médicas e etc, não apenas teremos uma visão geral de tudo que precisaremos fazer durante a semana mas principalmente estaremos trazendo um alívio a nossa mente que não precisará acumular informações na memória deixando assim sua mente mais leve.

L - List it by days (liste-os/separe por dias)

Agora que conseguiu colocar em um papel todas as atividades de sua semana (talvez depois de escrever tudo você possa estar achando que definitivamente 24 horas não serão suficientes - calma) use um planner semanal para separa essas atividades por dia. Por exemplo: segunda: levar as crianças para natação, fazer compras da semana, limpar janelas da casa etc. Terça: Consulta médica, arrumação do balcão da cozinha, estudo bíblico com mulheres na igreja etc.

A - Assign it a time (defina um tempo)

Agora com suas atividades distribuídas ao longo dos dias da semana estabeleça um tempo para realização de cada atividade isso dará uma visão mais clara ainda se você realmente conseguirá realizar as atividades que você colocou por dia. Dessa maneira você conseguirá rearranjar as atividades podendo trocá-las de dia ou até mesmo retirar algumas. Veja bem, se na segunda você precisa levar as crianças para aula de natação e fazer o supermercado você deve levar em conta não apenas a duração da aula e das compras mas o trajeto de ida e volta para sua casa, todavia perceba que estará economizando tempo se puder deixar as crianças na aula e seguir para o supermercado enquanto elas estão na aula.

N - Needs (necessidades)

Com todo planejamento em mãos agora é hora de listar o que você vai precisar para cada uma de suas atividades. Para fazer as compras de supermercado você precisará da lista, para pagar as contas precisará de uma pasta com todas elas organizadas por data de pagamento, para o estudo bíblico se você for ministrá-lo precisara preparar o estudo, se for assistir precisará separar Bíblia, caderno de notas etc. Isso evitará que seu tempo seja perdido pelo simples fato de chegar ao banco e perceber que esqueceu algum documento e precisar voltar em casa para buscá-lo e depois retornar para terminar a tarefa ou chegar ao supermercado sem lista e comprar o que não precisa e esquecer de comprar o que precisa.

Espero com essas dicas amada ter de alguma forma ajudado sua vida a fluir de maneira que ao final de cada dia você não tenha a sensação de precisar de mais horas e sim a maravilhosa sensação de dever cumprido. Vamos tentando sempre e juntas nos tornarmos mulheres segundo o coração de Deus.
Com carinho,
Susi      

Comentários

Postagens relacionadas