Acabando com as brigas no casamento


Você já ouviu um ditado popular que diz: "Quando um não quer dois não brigam"? Esse ditado popular tem muita verdade em si, mas a grande questão é: difícil mesmo é não querer brigar.

No casamento muitas vezes as brigas e discussões acontecem porque os cônjuges não buscam tranquilidade para resolver as questões e problemas que aparecem ao longo do caminho. É inevitável que divergências aconteçam no casamento mas o segredo é saber lidar com elas com tranquilidade.

"[...]a tranqüilidade evita grandes erros." Eclesiastes 10:4 (NVI)

Esse versículo extraído do livro de Eclesiastes ilustra bem o que a falta de tranquilidade pode causar. Normalmente quando nos falta a calma necessária para resolvermos uma questão vamos acabar cometendo grandes erros. Observe o que diz Provérbios 14.29:

"A pessoa que se mantém calma dá prova de grande sabedoria, mas o precipitado revela publicamente sua falta de juízo." (KJA)

Nenhum casal gosta de brigar, ou pior, viver brigando. As brigas constantes roubam a paz e a alegria que devem existir no casamento. Torna-se muito difícil quando o casal briga e não consegue resolver a questão de forma calma e tranquila mas optam pela "lei do silêncio" ou resolvem "dar um o gelo" no outro como forma de lição ou ainda ignorar o problema e esperar que ele se resolva sozinho.
Nenhuma dessas alternativas será benéfica para o seu casamento.

Se o seu cônjuge tem dificuldade para conversar, ouvir opiniões divergentes da dele/dela ou dificuldade em expressar os sentimentos, assuma você com tranquilidade a necessária postura de resolver a questão.

Quando agimos realmente focados em resolver o problema, com o espírito tranquilo e sem tornar o cônjuge um inimigo certamente a maior parte das brigas será solucionada antes mesmo que se tornem brigas.

Para que as brigas não ganhem força no seu casamento é necessário que pelo menos um de vocês esteja disposto a ceder na hora certa, evitar levar a questão adiante quando os ânimos estão para se exaltar e saber retomar a questão para resolvê--la em momento oportuno.
E para concluirmos eu quero que você leia com atenção Provérbios 19.11 (KJA):

"Sábio é o homem que consegue controlar seu gênio, e sua grandeza está em ser generoso e perdoador com quem o ofende!"

Percebeu os segredos para acabar com as brigas no seu casamento?

Controle seu gênio (tenha paciência), seja generoso(a) tentando sempre colocar-se no lugar do outro e o mais importante: perdoe. O perdão é a chave para um casamento onde as brigas jamais irão prevalecer.

Em Cristo,Susi

Comentários

Postagens relacionadas